AÇÃO EXTENSIONISTA COMO FERRAMENTA PARA PROMOVER A SAÚDE MENTAL DOS ADOLESCENTES DA ESCOLA PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Publicado em 24/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1307-9

Título do Trabalho
AÇÃO EXTENSIONISTA COMO FERRAMENTA PARA PROMOVER A SAÚDE MENTAL DOS ADOLESCENTES DA ESCOLA PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autores
  • Luiza De Deus Holanda Vasconcelos
  • ana isabely cunha apoliano gomes
  • Bianca Alves Pereira Bastos
  • Ana caroline vieira De Abreu Duarte
  • Isabella de Sousa Almeida
  • Mariana Barreira Aragão
  • Nathércia Frota Vasconcelos
  • Antonia Moemia Lúcia Rodrigues Portela
Modalidade
Resumo
Área temática
Extensão
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/694802-acao-extensionista-como-ferramenta-para-promover-a-saude-mental-dos-adolescentes-da-escola-publica--um-relato-de-
ISBN
978-65-272-1307-9
Palavras-Chave
Extensão, Saúde mental, Ambiente escolar.
Resumo
Introdução: A institucionalização da extensão foi de grande relevância para a existência de práticas voltadas para a comunidade, como ação acadêmica e garantia para a própria Universidade, que necessita demonstrar o que é produzido para a comunidade, atendendo o objetivo principal da extensão universitária. A transição da adolescência é assimilado como um momento de suscetibilidade aos problemas relacionados à saúde mental, visto que segundo a Organização Pan-americana da saúde em todo o mundo, a depressão é uma das principais causas de doença em incapacidade entre adolescentes. Desta forma, a extensão universitária fundada nos princípios de uma educação transformadora, além de contribuir para a formação profissional e um conhecimento científico mais competente, potencializa a democratização do saber e gera um processo sistematizado de troca de saberes entre sociedade e universidade. Portanto, este relato de experiência tem como objetivo descrever uma ação extensionista realizada por acadêmicas do 2º semestre do curso de Medicina UNINTA abordando o tema saúde mental com os estudantes da escola pública Mosenhor José Gerardo da cidade de Sobral-Ceará. Objetivo: Promover a conscientização e o conhecimento sobre saúde mental entre os adolescentes. Relato: O estudo realizado na Escola Pública Monsenhor José Gerardo foi de natureza qualitativa com uma abordagem educacional. A metodologia empregada envolveu o uso de slides claros e didáticos para apresentar conceitos como ansiedade, depressão e distorção de imagem. Posteriormente, cartilhas elaboradas pelas estudantes de Medicina foram distribuídas, abordando tópicos importantes para promover a saúde mental, incluindo dicas para buscar apoio e opções de autocuidado. Além disso, para fortalecer a conscientização sobre a saúde mental, foram apresentados aplicativos úteis e serviços de terapia gratuita, incentivando os adolescentes a procurar ajuda profissional quando necessário. Uma dinâmica chamada "Teias de Qualidades" foi realizada, onde os adolescentes formaram um círculo e compartilharam suas qualidades pessoais, passando um rolo de barbante para simbolizar a conexão entre eles. Essa abordagem inovadora trouxe diversos benefícios, como o aumento da autoestima ao identificar pontos fortes, o estabelecimento de conexões emocionais entre os participantes e a promoção da colaboração e pertencimento no grupo. Ademais, a ação na Escola Pública Monsenhor José Gerardo demonstrou como uma abordagem educacional focada na saúde mental pode ser eficaz ao utilizar recursos visuais, interatividade e estratégias participativas para envolver os adolescentes de maneira significativa e positiva. Discussão: A saúde mental, constitui-se como uma política de saúde no Brasil a partir de 2001 com a promulgação da Lei 10.2016, fruto do movimento de Reforma Psiquiátrica, buscando consolidar um campo de atenção psicossocial aberto, de base territorial. As atividades desenvolvidas propuseram criar um ambiente mais aberto a discussões acerca da saúde mental, visto que, durante a oficina, os adolescentes participaram ativamente, interagiram e se engajaram nas atividades propostas. As informações sobre estratégias de autocuidado, identificação de emoções e busca de apoio foram assimiladas pelos participantes, que demonstraram interesse em aprender mais sobre o assunto. Conclusão: Dessa forma, a realização da ação extensionista sobre saúde mental e hábitos saudáveis realizada na Escola Monsenhor José Gerardo, proporcionou uma experiência enriquecedora tanto para os adolescentes participantes quanto para as acadêmicas, tendo em vista que foi possível observar a importância da extensão universitária como ferramenta para estreitar laços com a comunidade e promover a troca de experiências entre os jovens, contribuindo para a formação de adolescentes mais conscientes, informados e preparados para lidar com os desafios emocionais da vida.
Título do Evento
X JORNADA OUTUBRO ACADÊMICO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VASCONCELOS, Luiza De Deus Holanda et al.. AÇÃO EXTENSIONISTA COMO FERRAMENTA PARA PROMOVER A SAÚDE MENTAL DOS ADOLESCENTES DA ESCOLA PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA... In: Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/694802-ACAO-EXTENSIONISTA-COMO-FERRAMENTA-PARA-PROMOVER-A-SAUDE-MENTAL-DOS-ADOLESCENTES-DA-ESCOLA-PUBLICA--UM-RELATO-DE-. Acesso em: 02/10/2025

Trabalho

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