RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS GINCANAS SIMULADAS NA MONITORIA INDIRETA DE ANATOMIA PARA O MELHOR DESEMPENHO DOS ALUNOS.

Publicado em 24/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1307-9

Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS GINCANAS SIMULADAS NA MONITORIA INDIRETA DE ANATOMIA PARA O MELHOR DESEMPENHO DOS ALUNOS.
Autores
  • ANNA Beatriz Alcântara Ferreira
  • Lia Magalhães de Almeida
  • Miqueias Marques Braga
  • Esther Moreira Lindoso
  • Francisco Fidel Menezes Cavalcante
  • Lucas Aragão Vieira
  • Isaac De Vasconcelos Ponte
  • Pedro Lucas Uchoa De Oliveira
  • Gabriel Quadros Ximenes
  • André Montezuma
Modalidade
Resumo
Área temática
Monitoria
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/692664-relato-de-experiencia-sobre-a-importancia-das-gincanas-simuladas-na-monitoria-indireta-de-anatomia-para-o-melhor-
ISBN
978-65-272-1307-9
Palavras-Chave
Gincana simulada, monitoria indireta de anatomia, melhor desempenho dos alunos.
Resumo
Introdução - Na disciplina de anatomia humana, as monitorias indiretas são um momento não só do aluno revisar o que foi dado na aula prática, mas também de praticar e enriquecer o conhecimento. Com isso, esse trabalho constitui um relato de experiência sobre a importância das gincanas simuladas que foram realizadas nas monitorias indiretas, que serviram como uma experiência de como os alunos seriam cobrados nas provas práticas e de como as mesmas auxiliaram nos estudos e corroboram com o melhor desempenho dos estudantes. Objetivos- Descrever como as gincanas simuladas eram realizadas; Mostrar a importâncias das gincanas simuladas para o conhecimento e melhor desempenho dos alunos. Relato-A disciplina de anatomia é dotada de uma certa complexidade, uma vez que é constituída de conteúdos extensos e que requer do aluno um esforço maior para poder compreender e assimilar todos os assuntos, por isso que qualquer ajuda para auxiliar no conhecimento e aprendizado das estruturas é bem-vinda por parte dos estudantes. Dessa forma, as gincanas simuladas constituem momentos realizados pelos monitores de anatomia, no final de algumas monitorias indiretas, onde os mesmos reservavam um laboratório morfofuncional e escolhiam estruturas que estavam sendo estudadas pelos alunos e que poderiam ser cobradas na prova prática de anatomia. As peças eram distribuídas nas mesas e os alunos anotavam nos seus respectivos celulares o que estava sendo apontado com um alfinete. Após algumas horas de estudos, os estudantes eram convidados e divididos em grupos, onde a quantidade de equipes era de acordo com a demanda de alunos do dia, e cada estudante entrava na sala e ficava distribuído nas mesas com as peças, tendo o tempo de 40 segundos para responder, tempo esse igual ao que é disponibilizado na hora da prova. Ao final, depois de todos os grupos terem participados, o gabarito era fornecido no grupo dos monitores com os estudantes. Discussão - As gincanas simuladas é uma maneira de submeter o aluno ao mesmo ambiente da prova prática, mostrar como ele vai ser cobrado, sendo uma oportunidade para o estudante treinar o seu tempo, analisar como está o seu conhecimento, saber como controlar o nervosismo e verificar o que está errando para melhorar, além de ser um momento de tirar dúvidas com os monitores sobre algo que estava estudando errado. Com isso, muitos alunos compartilharam como a gincana simulada auxiliou a obter um melhor desempenho na prova prática, melhorando o rendimento e ajudando a alcançar melhores notas, como também ser um momento de maior interação dos monitores com os alunos. Conclusão - Portanto, a gincana simulada constitui uma ferramenta importante para o estudo de anatomia dos estudantes do ciclo básico, principalmente para os estudantes do primeiro semestre que demoram a se acostumar com o ritmo das provas práticas, sendo a prática das gincanas simuladas algo que deve ser aprimorado e realizado cada vez com mais frequência durante as monitorias indiretas, com o intuito de ajudar os alunos a obterem um desempenho melhorado.
Título do Evento
X JORNADA OUTUBRO ACADÊMICO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, ANNA Beatriz Alcântara et al.. RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS GINCANAS SIMULADAS NA MONITORIA INDIRETA DE ANATOMIA PARA O MELHOR DESEMPENHO DOS ALUNOS... In: Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/692664-RELATO-DE-EXPERIENCIA-SOBRE-A-IMPORTANCIA-DAS-GINCANAS-SIMULADAS-NA-MONITORIA-INDIRETA-DE-ANATOMIA-PARA-O-MELHOR-. Acesso em: 25/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes