O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ACADÊMICOS NAS SIMULAÇÕES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Publicado em 24/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1307-9

Título do Trabalho
O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ACADÊMICOS NAS SIMULAÇÕES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autores
  • Mirian Carolina Da Silva Cavalcante
  • Rafael Nobre Lopes
Modalidade
Resumo
Área temática
Monitoria
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/692603-o-processo-ensino-aprendizagem-dos-academicos-nas-simulacoes--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-1307-9
Palavras-Chave
Monitoria, Aprendizagem, Avaliação
Resumo
Introdução: O módulo de Habilidades e Atitudes Profissionais – HAP V, cursado no 5º semestre do Curso de Medicina do Centro Universitário INTA, tem como objetivo auxiliar o médico, no âmbito moral e ético, a lidar com situações dilemáticas no campo da saúde, garantindo a preservação da dignidade e humanidade dos pacientes. Assim sendo, as discussões sobre os limites e as finalidades da intervenção do homem sobre a vida são de suma importância na preparação do futuro profissional médico. Diante disso, a proposta do monitor em analisar as metodologias ativas exercidas no módulo - simulações e dramatizações - é fundamental para a apreensão dos conteúdos tanto de quem está analisando (monitor) como de quem é analisado (aluno), uma vez que os acadêmicos estão praticando casos clínicos de situações complexas em ambiente de simulação. Objetivo: Reconhecer a atividade da monitoria na forma de avaliação das simulações como estratégia de consolidação do conhecimento do módulo de HAP-V. Relato: As simulações foram feitas no laboratório de Habilidades e duas turmas foram avaliadas. A equipe médica foi simulada pelos alunos e eles deveriam conduzir uma consulta, na Unidade Básica de Saúde (UBS), de um paciente transgênero que teria optado pela cirurgia de redesignação sexual. Contudo, o agente de saúde, ao entrar no consultório, agiria de maneira antiética, abordando o paciente de forma preconceituosa. Os alunos, como médicos da UBS, deveriam conduzir esse conflito, sempre atentando-se para uma comunicação eficaz com o paciente. O monitor do módulo avaliaria a conduta de cada aluno e procederia com o feedback, comunicando pontos positivos e negativos da abordagem, além de orientar as melhores maneiras de conduzir tal situação. Discussão: A temática da prática foi bastante discutida entre os acadêmicos, monitor e professor, aumentando ainda mais o envolvimento com o assunto em questão. Conclusão: A atividade de monitoria, ao analisar os acadêmicos em simulações, evidenciou proporcionar uma melhor aquisição de conteúdos e desenvolvimento de habilidades e atitudes, além de possibilitar a iniciação dos alunos monitores à docência, à medida em que os delegou responsabilidades. Por fim, as simulações permitiram aos alunos o desenvolvimento de habilidades de comunicação e condução dos casos-dilema.
Título do Evento
X JORNADA OUTUBRO ACADÊMICO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CAVALCANTE, Mirian Carolina Da Silva; LOPES, Rafael Nobre. O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ACADÊMICOS NAS SIMULAÇÕES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA... In: Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/692603-O-PROCESSO-ENSINO-APRENDIZAGEM-DOS-ACADEMICOS-NAS-SIMULACOES--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 30/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes