PRODUÇÃO DE PEÇAS ANATÔMICAS ALTERNATIVAS NA MONITORIA DE ANATOMIA HUMANA DO CURSO DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 24/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1307-9

Título do Trabalho
PRODUÇÃO DE PEÇAS ANATÔMICAS ALTERNATIVAS NA MONITORIA DE ANATOMIA HUMANA DO CURSO DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Lucas Aragão Vieira
  • Jonnes Libni Arcanjo Lima
  • Gabriel Quadros Ximenes
  • Isaac De Vasconcelos Ponte
  • Pedro Lucas Uchoa De Oliveira
  • Lia Magalhães de Almeida
  • Esther Moreira Lindoso
  • ANNA Beatriz Alcântara Ferreira
  • Miqueias Marques Braga
  • André Montezuma
Modalidade
Resumo
Área temática
Monitoria
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/692146-producao-de-pecas-anatomicas-alternativas-na-monitoria-de-anatomia-humana-do-curso-de-medicina--um-relato-de-expe
ISBN
978-65-272-1307-9
Palavras-Chave
Anatomia Humana, Monitoria de Anatomia, Peças anatômicas
Resumo
Introdução: É inegável a importância da anatomia humana para a prática médica. À vista disso, a anatomia lança os fundamentos sólidos da Medicina, pois, assim como não há como consertar uma máquina sem saber a sua composição, não há como curar as doenças, sem conhecer as estruturas corporais afetadas (Leite, 1797). Ademais, a importância a que lhe é atribuída dentro da área de saúde é exatamente ter a capacidade de solucionar problemas a partir de exames físicos pontuais ao conhecer a estrutura localizada em seu interior. No entanto, o estudo dessa disciplina ainda é visto como um obstáculo para muitos estudantes, que ficam assustados com tantos termos, nomenclaturas e estruturas para aprender, fato que acaba por atrapalhar seu desempenho no curso, por isso a necessidade da aplicação de novos métodos de ensino e estudo, buscando uma melhor formação profissional. Sendo assim, a monitoria se mostra como uma ferramenta excelente para o aprendizado e traz vantagens para os alunos, professores e para o próprio monitor. Objetivos: Relatar a experiência de 5 monitores de anatomia na construção de peças anatômicas, visando o estudo da vascularização do corpo humano e da aplicação dessas peças para que os alunos do primeiro ano do curso de medicina do Centro Universitário INTA - UNINTA as utilizassem nas aulas e estudos práticos de anatomia do módulo de Sistema Cardiovascular . Relato: Para iniciar, os alunos-monitores reassistiram as aulas de anatomia vascular, que estavam sendo ministradas nas turmas de semestres anteriores, para revisar o conteúdo e reforçar o conhecimento adquirido previamente por eles acerca desse assunto. Então, foi criado um grupo no whatsapp, com os alunos e o professor responsável pela monitoria de anatomia humana do curso de medicina do Centro Universitário INTA – UNINTA. Foi marcada uma reunião, que ocorreu num dos laboratórios morfofuncionais da instituição, onde ocorrem a maioria das aulas de anatomia do curso de medicina. Durante esse encontro, aconteceu um debate sobre o que seria feito, a decisão pela produção de novos modelos anatômicos inovadores, produzidos de maneira artesanal pelos monitores, com a supervisão do professor-orientador, além do início da confecção das peças. Os materiais utilizados foram peças sintéticas do esqueleto do membro superior e crânio humanos, fita adesiva dupla-face, abraçadeira de plástico e lã colorida, nas cores vermelho e azul. Com o auxílio de um atlas de anatomia e do professor, foram colocados pedaços de fita-adesiva, seguindo o trajeto dos vasos, e separados pedaços de lã colorida, para serem colados nos devidos locais. Com a preparação dos materiais, os pedaços de lã foram colados no braço e unidos uns aos outros, quando necessário, com as abraçadeiras. No total, foram feitas 4 peças: 2 representando a anatomia arterial do membro superior, 1 representando a anatomia venosa do membro superior e a quarta peça, representando a anatomia arterial da face. Após a confecção, as peças foram entregues aos alunos durantes os momentos de estudo supervisionado pelos monitores e houve uma boa aprovação por parte dos alunos do 2º semestre. Discussão: A confecção dos modelos foi muito proveitosa para os alunos-monitores, pois além de possibilitar um melhor entendimento das ciências morfológicas de forma prática e interessante, foi um estímulo à criatividade e ao raciocínio lógico. Os alunos do primeiro ano, que estavam cursando o módulo de sistema cardiovascular, gostaram muito de utilizar as peças durantes seu estudo, pois elas são mais objetivas e sem elementos de outros sistemas, possibilitando um melhor entendimento inicial da anatomia sistêmica. Conclusão: A realização desse tipo de trabalho contribui para uma melhor formação profissional, formando um médico mais humano, com disposição para ajudar, criativo, resolutivo, e capaz de ensinar, pois a monitoria é uma excelente ferramenta de iniciação à docência, tendo assim grande relevância social .
Título do Evento
X JORNADA OUTUBRO ACADÊMICO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VIEIRA, Lucas Aragão et al.. PRODUÇÃO DE PEÇAS ANATÔMICAS ALTERNATIVAS NA MONITORIA DE ANATOMIA HUMANA DO CURSO DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/692146-PRODUCAO-DE-PECAS-ANATOMICAS-ALTERNATIVAS-NA-MONITORIA-DE-ANATOMIA-HUMANA-DO-CURSO-DE-MEDICINA--UM-RELATO-DE-EXPE. Acesso em: 13/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes