O PAPEL DO MONITOR DE INGLÊS MÉDICO IV NA FINALIZAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO DO MÓDULO NO ÚLTIMO SEMESTRE DA GRADUAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA – UNINTA

Publicado em 24/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1307-9

Título do Trabalho
O PAPEL DO MONITOR DE INGLÊS MÉDICO IV NA FINALIZAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO DO MÓDULO NO ÚLTIMO SEMESTRE DA GRADUAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA – UNINTA
Autores
  • Lara da Costa Gomes
  • Peter Richard Hall
Modalidade
Resumo
Área temática
Monitoria
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/692143-o-papel-do-monitor-de-ingles-medico-iv-na-finalizacao-do-artigo-cientifico-do-modulo-no-ultimo-semestre-da-gradua
ISBN
978-65-272-1307-9
Palavras-Chave
Monitor, artigo científico, medicina.
Resumo
Introdução: O Inglês Médico IV é uma disciplina que aborda, no 8o semestre, a finalização do artigo científico que vem sendo desenvolvido desde o 5o semestre, quando se inicia o módulo de Inglês Médico I. Sob essa perspectiva, o papel do monitor de Inglês Médico IV se intensifica, haja visto que o 8o semestre é um período rodeado de inseguranças e receios para os acadêmicos. A entrada iminente no Internato de Medicina e os sentimentos acerca do último período da graduação do curso fazem com que o monitor tenha que estar cada vez mais presente e envolto, com os alunos, na sala de aula. Objetivos: Relatar a experiência de uma monitora de Inglês Médico IV que vivenciou, por um ano, as dificuldades e as conquistas dentro de sala de aula – e fora dela – dos acadêmicos na reta final da graduação, no 8o período do Curso de Medicina. Relato: No início do 8o período do Curso de Medicina e, consequentemente, no início do módulo de Inglês Médico IV, os alunos se mostraram bastante receosos e inseguros com a finalização da sua produção cientifica, que perdura desde o 5o semestre. Acredita-se que isso tenha ocorrido devido o longo período em que todos os universitários vêm sendo testados a otimizar sua expertise dentro da Iniciação Científica e, também, porque esse período do Curso, o último semestre da Graduação, é uma transição emotiva e muito aguardada. Sob essa perspectiva, o papel da monitoria foi crucial para tranquilizar os acadêmicos e mostrar a eles que era possível vencer aquele último desafio e isso tudo foi possível devido a monitoria ser composta apenas por discentes, então os alunos acabavam se reconhecendo na monitora, como iguais ou semelhantes, e notando que aquele momento poderia ser algo positivo, edificante e transformador. Através de incessantes monitorias presenciais semanais, a monitora de Inglês Médico IV conseguiu estreitar, ainda mais, os laços com os seus alunos, oferecendo todo o suporte necessário e compartilhando todo o conhecimento possível, fazendo com que eles acreditassem que eram capazes de realizar o que lhes vinha sendo cobrado. Discussão: Em muitas aulas de monitoria, vários alunos mostravam-se inquietos com alguns passos das atividades, já outros demonstravam-se chateados ou impacientes por não conseguirem resolver algum desafio imposto. Quanto a tudo isso, a monitora sempre se articulou muito bem com o Professor-Orientador, sempre dividindo as funções e o controle sobre turma. Ademais, o Orientador sempre incentivou toda e qualquer atividade e decisão por parte da monitora, se estas tivessem o intuito de ajudar os alunos a prosperarem e a evoluírem, individualmente ou em grupo. Por fim, é importante salientar que a disciplina permaneceu bem dinâmica e interativa, com atividades sempre grupais, a fim de trazer a atenção e o foco dos alunos em um contexto que poderia ser de insegurança ou de receio para o acadêmico. Conclusão: As aulas de monitoria no módulo de Inglês Médico IV permitiram aos alunos a oportunidade de finalizar o projeto que já vinha sendo trabalhado, cultivado e desenvolvido há 2 anos, desde o 5o semestre, quando se inicia o módulo de Inglês Médico I. Ademais, pode-se dizer que a monitoria nesta disciplina alcançou seu objetivo que era: manter os alunos interessados e focados, ainda que ansiosos ou inseguros com o rito de passagem para o Internato de Medicina. Portanto, acredita-se que a vivência dessa monitoria foi mais do que uma obrigação ou um afazer, foi, na verdade, um privilégio poder acompanhar a evolução e a superação de tantos alunos, mesmo em tempos de mudanças e de transições.
Título do Evento
X JORNADA OUTUBRO ACADÊMICO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, Lara da Costa; HALL, Peter Richard. O PAPEL DO MONITOR DE INGLÊS MÉDICO IV NA FINALIZAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO DO MÓDULO NO ÚLTIMO SEMESTRE DA GRADUAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA – UNINTA.. In: Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/692143-O-PAPEL-DO-MONITOR-DE-INGLES-MEDICO-IV-NA-FINALIZACAO-DO-ARTIGO-CIENTIFICO-DO-MODULO-NO-ULTIMO-SEMESTRE-DA-GRADUA. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes