A RELEVÂNCIA DO MÓDULO E DA MONITORIA DE INGLÊS MÉDICO II NA FORMAÇÃO DO MÉDICO GENERALISTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Publicado em 24/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1307-9

Título do Trabalho
A RELEVÂNCIA DO MÓDULO E DA MONITORIA DE INGLÊS MÉDICO II NA FORMAÇÃO DO MÉDICO GENERALISTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autores
  • Brenda Reinaldo
  • Peter Richard Hall
Modalidade
Resumo
Área temática
Monitoria
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/691988-a-relevancia-do-modulo-e-da-monitoria-de-ingles-medico-ii-na-formacao-do-medico-generalista--um-relato-de-experie
ISBN
978-65-272-1307-9
Palavras-Chave
Monitoria. Medicina. Formação acadêmica.
Resumo
INTRODUÇÃO: No cenário médico atual, onde a globalização é uma realidade incontestável, o módulo de inglês médico desempenha um papel de extrema importância na formação dos médicos. Além de fornecer as habilidades linguísticas necessárias para uma comunicação eficaz em um contexto internacional, o conhecimento adquirido nesse módulo é essencial para a interpretação precisa de artigos científicos, pesquisa clínica e literatura médica que frequentemente são publicados em inglês. Assim o módulo de inglês médico, que tem início no quinto semestre do curso de medicina e, ao final de quatro módulos, o aluno são capazes de entender os detalhes complexos das pesquisas, metodologias, resultados e conclusões apresentados nos artigos. Isso os ajuda a tomar decisões informadas e a implementar as melhores práticas em seu trabalho. OBJETIVOS: O propósito deste trabalho é narrar a experiência de ingresso na docência no contexto do Módulo de Inglês Médico II, destinado aos alunos do sexto semestre do curso de Medicina do UNINTA. Este relato visa evidenciar a significância da inclusão desse módulo na grade curricular obrigatória do curso, destacando sua relevância para os alunos. RELATO: Durante o ano de 2022, a monitoria teve como objetivo primordial orientar os alunos no processo de aprendizado, visando aprimorar a absorção da teoria apresentada em sala de aula. Essa abordagem visava a desenvolver diversas técnicas para a compreensão de textos médicos, aprofundando as habilidades de leitura e enriquecendo o vocabulário essencial no contexto médico. Isso, por sua vez, facilitou a interpretação de artigos científicos, um elemento crucial na formação médica. Os monitores assumiram um papel central no módulo, direcionando seus esforços para auxiliar os estudantes no desenvolvimento de um projeto de pesquisa a ser conduzido no ano seguinte. Além disso, ofereceram esclarecimentos sobre eventuais dúvidas relacionadas ao projeto. Para atingir esses objetivos, foram organizados encontros coletivos por meio de sessões presenciais de perguntas e respostas, previamente agendadas pelos monitores. Adicionalmente, o grupo de monitoria de Inglês Médico II se envolveu ativamente ao compartilhar informações relevantes, recursos didáticos e respondendo às dúvidas apresentadas pelos alunos participantes. Vale destacar também a colaboração direta com o docente responsável pela disciplina. Os monitores prestaram auxílio no desenvolvimento das atividades durante as conferências que integravam a carga horária curricular. Toda essa iniciativa de monitoria teve como meta central proporcionar um ambiente de aprendizado mais eficaz e enriquecedor, no qual os alunos puderam não somente consolidar seu entendimento dos conteúdos, mas também se preparar de forma sólida para os desafios que surgiriam no decorrer do curso. DISCUSSÃO: Ao longo do período de monitoria, foi possível abordar e atender às demandas dos alunos em relação ao módulo, proporcionando a expansão de seus conhecimentos e guiando-os na compreensão da relevância da disciplina. Apesar dos desafios enfrentados, especialmente devido à abordagem significativa da disciplina em inglês, alguns estudantes enfrentaram dificuldades por não possuírem proficiência no idioma, o que resultou em inquietação e obstáculos para eles. A medicina é uma área em constante evolução, e muitas pesquisas e avanços médicos são publicados em inglês. Um médico que domina o inglês médico tem acesso direto a uma vasta gama de recursos médicos, incluindo artigos científicos, estudos clínicos e diretrizes de prática, permitindo que eles estejam atualizados com as últimas informações e inovações. CONCLUSÃO: Por fim, fica evidente que tanto o módulo quanto a monitoria de inglês médico desempenham papéis cruciais na moldagem do perfil do médico generalista. Para além de vencer barreiras linguísticas, esses elementos do currículo habilitam os profissionais da medicina a atuarem como agentes globais, com aptidão para oferecer cuidados de excelência, colaborar eficazmente e manter-se atualizados em um ambiente médico em constante evolução.
Título do Evento
X JORNADA OUTUBRO ACADÊMICO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

REINALDO, Brenda; HALL, Peter Richard. A RELEVÂNCIA DO MÓDULO E DA MONITORIA DE INGLÊS MÉDICO II NA FORMAÇÃO DO MÉDICO GENERALISTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA... In: Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/691988-A-RELEVANCIA-DO-MODULO-E-DA-MONITORIA-DE-INGLES-MEDICO-II-NA-FORMACAO-DO-MEDICO-GENERALISTA--UM-RELATO-DE-EXPERIE. Acesso em: 06/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes