RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA DA DISCIPLINA HABILIDADES E ATITUDES PROFISSIONAIS III: OFICINA SOBRE PLATAFORMA LATTES E REGISTRO ORCID

Publicado em 24/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1307-9

Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA DA DISCIPLINA HABILIDADES E ATITUDES PROFISSIONAIS III: OFICINA SOBRE PLATAFORMA LATTES E REGISTRO ORCID
Autores
  • Vitória Cledna Ferreira de Melo
  • Valdeci De Sousa Silveira Júnior
  • Clarice Terranova Agostinho
  • Maria Gleiciane de Queiroz Martins
Modalidade
Resumo
Área temática
Monitoria
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/691987-relato-de-experiencia-da-monitoria-da-disciplina-habilidades-e-atitudes-profissionais-iii--oficina-sobre-platafor
ISBN
978-65-272-1307-9
Palavras-Chave
Mentores, Educação de graduação em Medicina, Ensino.
Resumo
Introdução: A atividade de monitoria é um momento da graduação no qual o monitor discente tem oportunidade para ampliar seus conhecimentos acerca de uma determinada disciplina e colaborar nos processos de ensino e aprendizagem dos discentes-monitorados. O monitor, unindo os eixos teóricos e práticos, tem a chance de forma-se enquanto indivíduo autocrítico, avaliar o desempenho de sua prática docente, assumir demandas que surjam em sua área de atuação, além de melhor compreender, não apenas suas habilidades, como também suas limitações, podendo assim aperfeiçoar-se. Uma das possibilidades de exercício da atividade de monitoria se dá por meio da realização de oficina pedagógica que, por sua vez, torna o ensino mais dinâmico e incentiva a participação e autonomia dos discentes-monitorados, configurando importante ferramenta no processo de construção do conhecimento e troca de experiências. Objetivos: Neste contexto, o presente trabalho visa relatar a experiência do monitor na disciplina de Habilidades e Atitudes Profissionais III na mediação de uma oficina sobre a plataforma Lattes e registro ORCiD [Open Researcher and Contributor ID (ID Aberto de Pesquisador e Colaborador)] para os alunos do terceiro período do curso de Medicina do Centro Universitário INTA – UNINTA. Relato: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência discente na monitoria do módulo de Habilidades e Atitudes profissionais III quanto à realização de oficina sobre a plataforma Lattes e registro ORCiD, sob a orientação do professor responsável pelo módulo, ofertada aos discentes do III semestre do curso de graduação de Medicina. A oficina aconteceu na cidade de Sobral/CE, durante o primeiro semestre de 2023, em ambiente virtual (Google Meet) e em um único momento com duração de quatro horas, de forma que cada participante realizava o processo de acesso e cadastro nas plataformas de acordo com o andamento da oficina. O momento possibilitou aos discentes tirarem suas dúvidas, uma vez que a maioria estava tendo seu primeiro contato com aquelas bases de dados e, quase a totalidade destes não sabia sobre a existência e função do registro ORCiD, o que gerou boa adesão e participação dos mesmos. Para tanto, foi usado como ferramenta metodológica, tanto slides com informações prévias, como a apresentação das plataformas através do espelhamento da tela do computador dos monitores. Discussão: Visando desenvolver a atividade de monitoria proposta neste relato de experiência, a aplicação da didática (docente e monitor) foi pensada para refletir de maneira significativa na formação acadêmica, incentivando o discente ao exercício da ciência e implementação de seus currículos Lattes; abrindo caminho para que estes possam se tornar competitivos nos processos seletivos que virão a participar e competentes em sua atuação profissional. Desta forma, o exercício da monitoria deve ser visto como uma forma de intervir e apoiar os discentes, unindo as atividades dos discentes-monitores com a dos professores, traçando um novo sentido à perspectiva individualista comumente observada no trabalho educativo da academia brasileira. A partir da oficina, resultados positivos já puderam ser percebidos, como o interesse dos discentes pela produção científica e a melhora na capacidade dos mesmos em manusear os meios pelos quais estes trabalhos podem ser apresentados à comunidade científica. Ao todo, participaram da atividade 18 discentes. Conclusão: As Habilidades e Atitudes Profissionais III agregam conhecimentos essenciais para o aproveitamento integral da graduação, constituindo um módulo no qual os alunos usam não apenas durante o curso de Medicina, mas que também pode ser aplicado após a formação. Haja vista a grande extensibilidade e complexidade de conteúdo, a aplicação de oficinas atua interferindo diretamente na melhora da fixação do aprendizado durante a realização das atividades práticas dos monitores com o auxílio do professor, promovendo maior compreensão sobre o mundo científico e, com isso, trazendo novas perspectivas e possibilidades para os discentes.
Título do Evento
X JORNADA OUTUBRO ACADÊMICO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MELO, Vitória Cledna Ferreira de et al.. RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA DA DISCIPLINA HABILIDADES E ATITUDES PROFISSIONAIS III: OFICINA SOBRE PLATAFORMA LATTES E REGISTRO ORCID.. In: Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/691987-RELATO-DE-EXPERIENCIA-DA-MONITORIA-DA-DISCIPLINA-HABILIDADES-E-ATITUDES-PROFISSIONAIS-III--OFICINA-SOBRE-PLATAFOR. Acesso em: 18/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes