A IMPORTÂNCIA DO MÓDULO DE HABILIDADES E ATITUDES PROFISSIONAIS I PARA A INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS NA FACULDADE DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Publicado em 24/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1307-9

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DO MÓDULO DE HABILIDADES E ATITUDES PROFISSIONAIS I PARA A INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS NA FACULDADE DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autores
  • Maria Victória de Sousa Oliveira
  • José Henrique Linhares
  • Igor Teles Rodrigues De Lira
  • Maria Edileuda Liberato Portella
Modalidade
Resumo
Área temática
Monitoria
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/691802-a-importancia-do-modulo-de-habilidades-e-atitudes-profissionais-i-para-a-integracao-dos-alunos-na-faculdade-de-me
ISBN
978-65-272-1307-9
Palavras-Chave
Monitoria, Integração, Ética, Acolhimento, Interpessoal.
Resumo
Introdução: A monitoria acadêmica consiste em um suporte educacional para os alunos interessados em aprofundamentos dos conteúdos trabalhados pelos professores em sala de aula, bem como na reparação de possíveis dúvidas que possam surgir. Ademais, é importante ressaltar a importância da monitoria na formação do monitor, que pode desfrutar da experiência de iniciação à docência, e também contribuir para a formação acadêmica de outros estudantes monitorados, que em sua maioria ocorre com troca de experiências que tendem a ser de grande valor para quem está ingressando em um módulo novo, propiciando mais segurança e tranquilidade aos estudantes auxiliados. À vista disso é perceptível a importância do monitor para auxiliar professores e alunos, fazendo com que essa troca de informações e conhecimentos seja mais interpessoal e com isso, consolidada e de grande aproveitamento acadêmico. O módulo de Habilidades e Atitudes Profissionais I consiste em desenvolver competências relacionadas à formação ética, trabalhos em equipe, estudos de casos, elaboração e execução de plano de intervenção em saúde. A partir desse módulo é possível proporcionar ao estudante de medicina um acolhimento nesse novo cenário até então desconhecido para o mesmo, fazendo com que a preparação ocorra desde o início da maneira mais humana e ética possível. Objetivos: Relatar a experiência e importância da monitoria de Habilidades e atitudes profissionais I para a integração dos alunos do primeiro semestre na faculdade de medicina do Centro Universitário Inta - UNINTA. Relato: Inicialmente as atividades de monitoria foram elaboradas por três monitores em conjunto com a professora e coordenadora do módulo, seguindo como base os projetos apresentados ainda durante a seleção e cronograma semestral das turmas monitoradas. Diante disso, foi programada atividades que buscassem acolher o estudante nesse universo novo da universidade, englobando temas que iam além da sala de aula. Com isso, na primeira aula do módulo do semestre foram feitas apresentações dos monitores e junto a isso uma exposição do Centro Universitário INTA-UNINTA e seu funcionamento, além de dicas de locais em Sobral-Ce para os estudantes que são novos na cidade, buscando assim criar laços desde o primeiro contato com os alunos monitorados. Ademais, foi criado também uma roda de conversa, na qual os monitores tiveram a oportunidade de falar sobre sua jornada acadêmica e reforçar o compromisso com os outros estudantes de auxiliar no que fosse necessário ao longo do módulo, e os mesmos por conseguinte, conseguiram falar um pouco sobre a própria trajetória até o curso de medicina, ouvindo assim uns aos outros e também aproximando colegas de salas que se identificavam. Ao longo do semestre foi possível auxiliar a professora pela organização das equipes, e consequentemente também aos alunos, que de forma remota e presencial tinham o auxílio dos monitores para sanar as dúvidas diante das apresentações dos trabalhos. Conclusão: Considerando-se o retorno positivo tanto do corpo docente, quanto dos estudantes monitorados, a metodologia de aproximação aluno, monitor, professor, foi de bastante aproveitamento ao longo do semestre. Os relatos foram de uma maior integração da sala após a roda de conversa na primeira aula, visto que foi possível uma abertura entre colegas de sala e com isso uma aproximação que foi benéfica e ultrapassou os limites da faculdade, além do auxílio na aprendizagem da confecção de slides e uma superação de apresentações orais em público. Com isso, a eficácia de estabelecer relações interpessoais foi comprovada pelo ótimo desempenho e agradecimento dos estudantes após as apresentações e conclusão do módulo. Portanto, é notório a importância do módulo de Habilidades e atitudes profissionais I na integração para integração dos alunos na faculdade de medicina.
Título do Evento
X JORNADA OUTUBRO ACADÊMICO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Maria Victória de Sousa et al.. A IMPORTÂNCIA DO MÓDULO DE HABILIDADES E ATITUDES PROFISSIONAIS I PARA A INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS NA FACULDADE DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA... In: Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/691802-A-IMPORTANCIA-DO-MODULO-DE-HABILIDADES-E-ATITUDES-PROFISSIONAIS-I-PARA-A-INTEGRACAO-DOS-ALUNOS-NA-FACULDADE-DE-ME. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes