O IMPACTO POSITIVO DAS SIMULAÇÕES SEMIOLÓGICAS NO APRENDIZADO MÉDICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Publicado em 24/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1307-9

Título do Trabalho
O IMPACTO POSITIVO DAS SIMULAÇÕES SEMIOLÓGICAS NO APRENDIZADO MÉDICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autores
  • João Antônio Fernandes Coelho
  • Thomas Henrique Macedo Cavalcante
  • Thyago Pessoa Oliveira
  • Gelton Fonteles
Modalidade
Resumo
Área temática
Monitoria
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/691735-o-impacto-positivo-das-simulacoes-semiologicas-no-aprendizado-medico--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-1307-9
Palavras-Chave
Monitoria, Semiologia, Medicina, Alunos.
Resumo
Introdução: A monitoria de semiologia no curso de medicina é de suma importância, pois contribui de forma teórica e prática para o aprendizado dos discentes na realização do exame físico e reconhecimento de sinais semiológicos na prática médica. Além disso, a semiologia desempenha um papel fundamental na relação médico-paciente. Uma avaliação cuidadosa e sensível não apenas ajuda a construir confiança entre o médico e o paciente, mas também pode levar a uma compreensão mais profunda da experiência do paciente, resultando em um cuidado mais personalizado e eficaz. Em resumo, a semiologia é a base da prática médica, permitindo aos profissionais de saúde interpretar sinais, sintomas e históricos médicos para chegar a diagnósticos precisos. Ela ajuda a tomar decisões informadas sobre exames e tratamentos, aprofundar a relação médico-paciente e fornecer um atendimento abrangente e de alta qualidade. Diante disso, a monitoria de semiologia do curso de medicina tem como objetivo auxiliar os docentes da disciplina de Propedêutica do 4° semestre do Centro Universitário UNINTA por meio de simulações do OSCE ( Exame Clínico Objetivo Estruturado ), que é um método de avaliação de habilidades clínicas, onde o estudante percorre um circuito de estações, nas quais é apresentado a diferentes situações específicas em que deve realizar uma tarefa clínica previamente solicitada, com uma duração limitada de tempo, sendo observado por avaliador treinado, a fim de preparar para prática clínica e reforçar os ensinamentos dos professores aos acadêmicos. Objetivo: Relatar a experiência da aplicação do OSCE simulado como ferramenta auxiliar no processo de ensino aprendizagem na monitoria de acadêmica de semiologia. Relato: No início do primeiro semestre de 2023, a partir do dia 1° de fevereiro, os alunos das turmas de Medicina T31 e T32 deram início às suas primeiras aulas de semiologia. Durante as atividades da monitoria, foi preparado a realização do 1° OSCE simulado que ocorreu nos dias 03 e 04 de abril de 2023 nos laboratórios do Centro Universitário UNINTA. Nessa atividade presencial, foram explorados temas como Somatoscopia, aferição de Pressão Arterial, Antropometria, exame físico do pescoço e exame físico do aparelho respiratório, onde os alunos podiam participar das simulações e entender como funcionava a aplicação do OSCE de semiologia médica. Nesta atividade, estiveram presentes cerca de 47 alunos da turma T31 no dia 03 e 61 alunos da turma T32 no dia 04, permitindo a avaliação dos alunos pelos monitores, além da oportunidade dos discentes de tirar dúvidas com os monitores acerca da aplicação da avaliação e das manobras semiológicas a serem realizadas. Discussão: Diante disso, percebe-se que a utilização de simulações na prática da semiologia médica revelou-se um componente crucial no processo de formação dos estudantes de medicina. Durante as sessões de treinamento, observamos que as simulações proporcionaram um ambiente seguro para os alunos aplicarem seus conhecimentos teóricos em situações clínicas realistas e que isso permitiu a identificação de lacunas no aprendizado e a oportunidade de correção antes de interagirem com pacientes reais. Além disso, as simulações proporcionaram uma experiência imersiva, aproximando os estudantes das complexidades do diagnóstico médico. Através da prática repetida, eles desenvolveram habilidades de observação, escuta ativa e comunicação eficaz com os pacientes simulados. Essas competências são essenciais para uma avaliação precisa dos sintomas e a construção de um histórico clínico detalhado. Conclusão: Por fim, é notório que as simulações desempenham um papel crucial no aprimoramento das habilidades de semiologia médica dos estudantes. Essas experiências simuladas oferecem um ambiente seguro e controlado para a prática, permitindo que os alunos desenvolvam confiança, habilidades de comunicação e capacidade de avaliação diagnóstica. Através da compreensão em uma variedade de cenários clínicos, os estudantes podem enfrentar desafios diversos e adquirir uma compreensão mais profunda das complexidades da medicina. No entanto, é fundamental considerar que as simulações não substituem a interação com pacientes reais, e seu papel deve ser visto como um complemento à experiência clínica autêntica. O uso inteligente e equilibrado de simulações, integrado às oportunidades clínicas reais, oferece aos estudantes uma base sólida para se tornarem médicos competentes.
Título do Evento
X JORNADA OUTUBRO ACADÊMICO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COELHO, João Antônio Fernandes et al.. O IMPACTO POSITIVO DAS SIMULAÇÕES SEMIOLÓGICAS NO APRENDIZADO MÉDICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA... In: Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/691735-O-IMPACTO-POSITIVO-DAS-SIMULACOES-SEMIOLOGICAS-NO-APRENDIZADO-MEDICO--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes