ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE UMA METODOLOGIA ATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNA INICIANTE À DOCÊNCIA

Publicado em 24/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1307-9

Título do Trabalho
ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE UMA METODOLOGIA ATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNA INICIANTE À DOCÊNCIA
Autores
  • Vanessa De Arêa Leão Ramos Oliveira
  • Maria Auxiliadora Silva Oliveira
Modalidade
Resumo
Área temática
Monitoria
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/690083-analise-da-aplicacao-de-uma-metodologia-ativa---relato-de-experiencia-de-aluna-iniciante-a-docencia
ISBN
978-65-272-1307-9
Palavras-Chave
flashcards, ensino-aprendizagem, monitoria
Resumo
Introdução: O principal propósito dos estudantes ao longo da vida acadêmica é aprender as informações presentes nas disciplinas ministradas. Entretanto, torna-se indispensável que os discentes revisem os conteúdos para que eles não caiam em esquecimento. Nesse sentido, técnicas de estudo ativo como os flashcards mostram-se eficazes em sanar tal perda de informações. Os flashcards são cartões de memorização cujo mecanismo de estudo-aprendizagem e revisão consiste na confecção de cartões os quais a frente contém uma pergunta e o verso possui sua resposta. Se o estudante acertar a resposta, ele pode seguir com seus estudos, caso contrário o conteúdo referente ao cartão deverá ser revisado. O curso de graduação em Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA possui um projeto de monitoria e iniciação à docência que visa detalhar o estudo de Histologia, por meio da realização de diversas atividades, incluindo a formulação de materiais de estudo como flashcards, que facilitem o estudo-aprendizagem dos discentes, a fim de efetivar a assimilação dos conteúdos pelos alunos. Objetivo: Relatar a experiência de uma monitora de histologia durante a construção dos flashcards, bem como avaliar a eficácia dessa metodologia ativa para o estudo dos alunos voltado à gincana. Relato: O instrumento utilizado para a construção do relato foi um formulário com questões objetivas capazes de fornecer um feedback acerca dos flashcards aplicados ao longo do período de monitoria de histologia. O questionário, com a finalidade de avaliar o desempenho em provas e em gincanas, foi construído mediante a ferramenta Google forms e repassado para os alunos por meio do aplicativo WhatsApp. Em um primeiro momento, a discente, iniciando da docência de “Histologia”, preparou-se, mediante o estudo individualizado, para a abordagem dos flashcards acerca dos conteúdos ministrados no semestre. A proposta da discente monitora foi adquirir conhecimentos para poder auxiliar os demais estudantes que teriam acesso aos flashcards, além de garantir um apoio didático com relação a qualquer dúvida que possa surgir referente a esse mecanismo de estudo-aprendizagem, bem como à matéria de histologia no geral. Nesse sentido, após ter a aprovação da professora orientadora, o material foi encaminhado para os alunos por meio do grupo, feito no aplicativo WhatsApp. Desse modo, tal metodologia ativa possibilitou que houvesse uma troca muito boa entre a monitora e os alunos durante todo o semestre, dúvidas foram tiradas no grupo e no chat individual e os flashcards tiveram uma boa recepção pelos alunos. Tal resultado positivo pode ser observado por meio das notas nas gincanas e nas provas que mostraram uma evolução gradativa ao longo do semestre. Com isso, o exercício da monitoria proporciona ao monitor uma imersão maior nos assuntos da matéria para estar capaz de tirar qualquer dúvida sobre o tema e ajudar os demais alunos. Tal iniciação à docência é de extrema importância para o desenvolvimento social do futuro médico e garante que ele aquira habilidades sociais e de comunicação. Assim, houve uma real experiência de iniciação à docência, que trouxe pontos muito positivos tanto para a monitora quanto para os discentes. Discussão: Como afirma Botelho, a prática da monitoria é essencial para o desenvolvimento de capacidades intrínsecas à docência dos monitores, o que corrobora uma melhoria na atuação profissional desses acadêmicos, bem como para aprofundar conhecimentos específicos da disciplina. Os acadêmicos monitores, com o suporte do professor orientador, proporcionam um canal dialógico entre discentes e docentes, a fim de favorecer o processo de ensino-aprendizagem dos alunos por meio de métodos de estudo ativo. Nesse sentido, o programa de monitoria envolve a realização de diversas atividades, incluindo a formulação de materiais de estudo como flashcards, que facilitem o estudo-aprendizagem dos discentes, a fim de efetivar a assimilação dos conteúdos pelos alunos. Ademais, fornece ao monitor mecanismos para a prática da futura docência, além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades importantes para a prática médica, como a comunicação e sociabilidade. Conclusão: Os estudantes de medicina desta instituição obtiveram uma grande evolução no tangente à aprendizado, à fixação, a um melhor desempenho nas provas e gincanas ao longo do período e à sua formação acadêmica, o que evidencia a eficácia dos flashcards como um método de ensino-aprendizagem e a importância desse método de estudo para a efetividade da monitoria de histologia. Ademais, pode-se constatar que o programa de monitoria garante ao aluno iniciante à docência uma experiência que o possibilite adquirir novos conhecimentos relacionados à didática e prática de ensino, assim como para a fixação de conhecimentos prévios. Desse modo, é notório que a vivência da monitoria fornece mecanismos para o desenvolvimento pessoal e profissional do discente.
Título do Evento
X JORNADA OUTUBRO ACADÊMICO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Vanessa De Arêa Leão Ramos; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Silva. ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE UMA METODOLOGIA ATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNA INICIANTE À DOCÊNCIA.. In: Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/690083-ANALISE-DA-APLICACAO-DE-UMA-METODOLOGIA-ATIVA---RELATO-DE-EXPERIENCIA-DE-ALUNA-INICIANTE-A-DOCENCIA. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes