AS DIFICULDADES DO ENSINO DE ESTUDANTES DE MEDICINA PARA LIDAR COM PACIENTES DIFÍCEIS NA MONITORIA DE HABILIDADES E ATITUDES PROFISSIONAIS IV: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 24/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1307-9

Título do Trabalho
AS DIFICULDADES DO ENSINO DE ESTUDANTES DE MEDICINA PARA LIDAR COM PACIENTES DIFÍCEIS NA MONITORIA DE HABILIDADES E ATITUDES PROFISSIONAIS IV: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Petrônio Pinto Dias
  • Laura Maria Rodolfo Castro Moura
  • Gabryela Brandão
  • Laura Gurgel Moura
  • fernanda oliveira alves
  • Hilario Oliveira Mororó Filho
  • Maria da Conceição Azevedo Frota Mont Alverne
  • Lívia Maria Martins Nobre
  • Lorrana Tíssia Araújo Sampaio
  • Niedja Maruccy Gurgel da Cruz Grangeiro
Modalidade
Resumo
Área temática
Monitoria
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/689315-as-dificuldades-do-ensino-de-estudantes-de-medicina-para-lidar-com-pacientes-dificeis-na-monitoria-de-habilidades
ISBN
978-65-272-1307-9
Palavras-Chave
Monitoria, Habilidades, Medicina
Resumo
Introdução: O ensino de estudantes de medicina em relação à comunicação e interação com pacientes difíceis é uma faceta crucial da formação médica. Lidar com pacientes que apresentam comportamentos desafiadores, emoções intensas ou resistência às orientações médicas requer competências interpessoais que vão além do conhecimento científico. Este relato é sobre as dificuldades enfrentadas pelos estudantes de medicina na abordagem de pacientes difíceis, analisando suas causas e implicações na prática clínica. Objetivo: Relatar as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes de medicina na interação com pacientes difíceis, analisar os fatores que contribuem para essas dificuldades e discutir abordagens pedagógicas que podem auxiliar na preparação dos estudantes para lidar com situações desafiadoras. Relato: Durante a monitoria de Habilidades e Atitudes Profissionais IV (HAP IV), os monitores simulam diversas situações, interpretando pacientes difíceis com o objetivo de instigar as atitudes e reações dos alunos a lidarem com os mais variados tipos de pacientes. Por meio disso, é possível construir e instruir os alunos sobre como agir diante de pacientes pouco colaborativos e até mesmo em situações que afetem o emocional do próprio estudante. Além disso, a monitoria é uma oportunidade enriquecedora para ambos, tanto para o monitor, como para o aluno que está sendo ensinado. Na monitoria de HAP IV, aprende-se sobre um dos aspectos profissionais pouco abordados e trabalhados durante a graduação: a empatia. As simulações duram em média 5 minutos, com 2 etapas, sendo a primeira uma consulta médica, a qual o monitor interpreta o paciente e o aluno simula um atendimento. A segunda parte é um feedback do monitor, o qual preenche um check-list de acordo com os objetivos alcançados pelo aluno, sendo uma oportunidade de instruir, ensinar e aprender. Discussão: As dificuldades enfrentadas pelos estudantes de medicina ao lidar com pacientes difíceis estão enraizadas na complexidade das relações interpessoais na prática médica. A falta de treinamento específico em comunicação e habilidades interpessoais pode agravar essas dificuldades. A relação entre médico e paciente é fundamental para um tratamento eficaz e bem-sucedido. No entanto, lidar com pacientes difíceis, como aqueles que são resistentes a tratamentos, agressivos ou excessivamente demandantes, requer empatia, compreensão e paciência por parte dos estudantes. A dificuldade em manter essa atitude pode surgir de preconceitos inconscientes, despersonalização dos pacientes devido a uma carga de trabalho excessiva e falta de modelos de comportamento positivo. Os pacientes também podem ser afetados negativamente quando os estudantes não conseguem lidar adequadamente com suas dificuldades emocionais ou comportamentais. A má comunicação e a falta de empatia podem levar a uma diminuição na adesão ao tratamento, aumentando o risco de resultados desfavoráveis. Além disso, a frustração e o estresse decorrentes de interações negativas podem prejudicar a satisfação do estudante com a carreira médica. Conclusão: A preparação dos estudantes de medicina para lidar com pacientes difíceis é um componente vital da formação médica. Portanto, a monitoria de HAP 4 é fundamental para a formação pessoal do profissional médico.
Título do Evento
X JORNADA OUTUBRO ACADÊMICO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DIAS, Petrônio Pinto et al.. AS DIFICULDADES DO ENSINO DE ESTUDANTES DE MEDICINA PARA LIDAR COM PACIENTES DIFÍCEIS NA MONITORIA DE HABILIDADES E ATITUDES PROFISSIONAIS IV: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/689315-AS-DIFICULDADES-DO-ENSINO-DE-ESTUDANTES-DE-MEDICINA-PARA-LIDAR-COM-PACIENTES-DIFICEIS-NA-MONITORIA-DE-HABILIDADES. Acesso em: 30/07/2025

Trabalho

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