DOCENTES DOS CURSOS DE MATEMÁTICA: QUEM SOMOS E O QUE PODEMOS SER?

Publicado em 09/12/2022 - ISBN: 978-85-5722-441-4

Título do Trabalho
DOCENTES DOS CURSOS DE MATEMÁTICA: QUEM SOMOS E O QUE PODEMOS SER?
Autores
  • Ana Paula Ximenes Flores
  • Barbara Bianchini
Modalidade
Comunicação Científica
Área temática
Eixo 18 - Formação inicial de professores que ensinam matemática
Data de Publicação
09/12/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xivenem2022/479743-docentes-dos-cursos-de-matematica--quem-somos-e-o-que-podemos-ser
ISBN
978-85-5722-441-4
Palavras-Chave
matemáticaS; caracterização; Censo do Ensino Superior; diversidade.
Resumo
O presente estudo tem por objetivo apresentar uma caracterização dos docentes dos cursos de ensino superior de matemática no Brasil, no período de 2010 a 2019, a partir de resultados do Censo da Educação Superior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Trata-se de um estudo desenvolvido com métodos mistos. Os dados, disponibilizados pelo INEP e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram, por nós, sistematizados, interpretados e expostos utilizando-se de ferramentas da Estatística Descritiva. Ao mesmo tempo que utilizamos os dados para caracterizar os professores dos cursos de matemática, estabelecemos algumas comparações com particularidades da população brasileira e levantamos questões para reflexões sobre os dados quantitativos. Fundamentamo-nos teoricamente nas matemáticaS discutidas por Miguel et al. Quanto aos resultados obtidos, no período de 2010 a 2019, a caracterização dos docentes que atuam nos cursos de matemática foi semelhante de um ano para o outro. Podemos afirmar que a maior parcela dos docentes que atuam nos cursos de matemática são doutores (em média 53,75%), dedicam-se exclusivamente às Instituições de Ensino Superior (em média 61,94%), tem entre 30 e 49 anos de idade (em média 59,53%), são brancos (em média 73,51%) e são do sexo masculino (em média 59,39%). Afirmamos, também, que a presença de pessoas com deficiências atuando nesses cursos é ínfima (em média 0,5%). Somos pouco diversos e convém, conforme nos convidam Miguel et al., priorizarmos diferentes práticas culturais, a convivência harmoniosa entre as diversas formas de vidas e o bem comum, de modo a tornarmo-nos formadores de professores de matemáticaS.
Título do Evento
XIV Encontro Nacional de Educação Matemática
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FLORES, Ana Paula Ximenes; BIANCHINI, Barbara. DOCENTES DOS CURSOS DE MATEMÁTICA: QUEM SOMOS E O QUE PODEMOS SER?.. In: Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais...Brasília(DF) On-line, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xivenem2022/479743-DOCENTES-DOS-CURSOS-DE-MATEMATICA--QUEM-SOMOS-E-O-QUE-PODEMOS-SER. Acesso em: 01/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes