O USO DE JOGOS (NO ENSINO DE MATEMÁTICA) EM CONCORDÂNCIA COM A TEORIA PRAGMATISTA DEWEYANA

Publicado em 09/12/2022 - ISBN: 978-85-5722-441-4

Título do Trabalho
O USO DE JOGOS (NO ENSINO DE MATEMÁTICA) EM CONCORDÂNCIA COM A TEORIA PRAGMATISTA DEWEYANA
Autores
  • LENIO FERNANDES LEVY
Modalidade
Comunicação Científica
Área temática
Eixo 13 - Dimensões filosóficas, sociológicas, culturais e políticas na Educação Matemática
Data de Publicação
09/12/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xivenem2022/462393-o-uso-de-jogos-(no-ensino-de-matematica)-em-concordancia-com-a-teoria-pragmatista-deweyana
ISBN
978-85-5722-441-4
Palavras-Chave
jogos, ensino, matemática, pragmatismo, John Dewey.
Resumo
O presente artigo é a descrição de uma pesquisa de cariz teórico-bibliográfico, mediante a qual se buscou mostrar os requisitos basilares para que se usem jogos (nas aulas de matemática) em concatenação com o sistema filosófico pragmatista, especialmente em consonância com as ideias de John Dewey, que foi um dos representantes mais insignes do pragmatismo1 . A ordem da abordagem de conceitos, de propriedades, de pensamentos e/ou de pontos de vista, nesta comunicação científica, é a seguinte: (i) exposição voltada para o que se compreende por jogos em aulas matemática; (ii) explanação acerca de aspectos relevantes da teoria pragmatista deweyana (ressaltando-se os seus vínculos com a esfera didático-pedagógica); e (iii) engenho de associação entre a referida tendência metodológica de ensino (ou seja: o uso de jogos em aulas de matemática) e a escola/pedagogia ativa, anunciada e advogada por Dewey. As contribuições desta investigação não se limitam a argumentos em favor da citada associação (jogos-pragmatismo); procura-se também deixar perceptível ao leitor das próximas laudas que a possibilidade de não acontecer tal associação é (lamentavelmente) algo que, ao fim e ao cabo, costuma prevalecer no universo educacional.
Título do Evento
XIV Encontro Nacional de Educação Matemática
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LEVY, LENIO FERNANDES. O USO DE JOGOS (NO ENSINO DE MATEMÁTICA) EM CONCORDÂNCIA COM A TEORIA PRAGMATISTA DEWEYANA.. In: Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais...Brasília(DF) On-line, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xivenem2022/462393-O-USO-DE-JOGOS-(NO-ENSINO-DE-MATEMATICA)-EM-CONCORDANCIA-COM-A-TEORIA-PRAGMATISTA-DEWEYANA. Acesso em: 02/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes