AS FIGURAS DE LINGUAGEM E O ENCANTAMENTO DO PÚBLICO INFANTIL NAS PROPAGANDAS

Publicado em 02/02/2022 - ISSN: 2675-5734

Título do Trabalho
AS FIGURAS DE LINGUAGEM E O ENCANTAMENTO DO PÚBLICO INFANTIL NAS PROPAGANDAS
Autores
  • Ana Beatriz Massarente Felix
  • Fernanda Oliveira Zandoná
  • Gabriel Teixeira de Paula Pinto
  • Gerson Teobaldo Da Silva
  • Karen Camilly Da Silva Rodrigues
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Publicidade e Propaganda
Data de Publicação
02/02/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xivconince/417844-as-figuras-de-linguagem-e-o-encantamento-do-publico-infantil-nas-propagandas
ISSN
2675-5734
Palavras-Chave
Figuras de Linguagem; Propagandas; Influência
Resumo
Este resumo objetiva analisar a importância da inserção de algumas figuras de linguagem nas propagandas para influenciar o público infantil – alvo desses anúncios; porém, mantendo a opinião paterna ainda fica em primeiro plano, em outras palavras, esse recurso estilístico conquista não apenas esse grupo pueril, mas adultos também. As figuras de linguagem têm, como função, redefinir um campo de informação, isto é, criar efeitos capazes de atrair a atenção do receptor, com base em três principais níveis os quais definem e configuram suas características (nível fônico, gramatical e semântico). Quando introduzido no âmbito comunicativo, as figuras de linguagem possuem uma grande importância na atração e influência do público, sendo infantil ou não. Entretanto, quando se trata de crianças, grande parte das propagandas se utiliza dessas técnicas para envolver esse público; assim, são empregadas, em específico, a hipérbole e a metáfora. A hipérbole configura-se através de imagens, na exagerada coloração do anúncio, além do uso de expressões ampliadas (como “grandíssimo”); e a metáfora consiste na alteração de sentido de uma palavra (ou imagem). Ambas com o intuito de persuadir o público pueril através do campo visual. A partir dos resultados, é possível afirmar que é de suma importância abordar, com criticidade, essa temática, a fim de entender a aplicação positiva e negativa dessas figuras de linguagem nas propagandas infantis.
Título do Evento
XIV Conince
Título dos Anais do Evento
Anais do Conince: Construindo novos tempos
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FELIX, Ana Beatriz Massarente et al.. AS FIGURAS DE LINGUAGEM E O ENCANTAMENTO DO PÚBLICO INFANTIL NAS PROPAGANDAS.. In: Anais do Conince: Construindo novos tempos. Anais...Avaré(SP) Faculdade Eduvale de Avaré, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/XIVCONINCE/417844-AS-FIGURAS-DE-LINGUAGEM-E-O-ENCANTAMENTO-DO-PUBLICO-INFANTIL-NAS-PROPAGANDAS. Acesso em: 16/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes