EDUCAÇÃO PARA PAZ: CULTURA INDÍGENA, ARTE, BRINCADEIRAS E HISTÓRIA

Publicado em 16/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0778-8

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO PARA PAZ: CULTURA INDÍGENA, ARTE, BRINCADEIRAS E HISTÓRIA
Autores
  • Anna Tamirys Pereira
  • Ana Jéssica do Nascimento Sousa
  • ELIACY DOS SANTOS SABOYA NOBRE
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
As culturas afro-brasileiras e indígenas e a educação para promoção da igualdade racial e inclusão (online)
Data de Publicação
16/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xiv-forum-internacional-de-pedagogia-xiv-fiped-408898/811524-educacao-para-paz--cultura-indigena-arte-brincadeiras-e-historia
ISBN
978-65-272-0778-8
Palavras-Chave
Palavras-chaves: Educação decolonial, Jogos indígenas, Educação para paz
Resumo
A construção de uma sociedade menos discriminatória, segregatícia e mais equitativa começa na educação de nossas crianças, com isso, os professores desempenham um papel fundamental. O projeto em questão foi realizado em uma escola da zona rural de Crato, através do Pibid/Capes Pedagogia da Urca, e justifica-se pela importância de produzir e socializar conhecimento acerca dos povos originários, atuando contra o esquecimento coletivo dos povos indígenas. A proximidade de seus costumes, estilos de vida, tradições e práticas religiosas, por parte das crianças, faz com que essas, desde cedo, se reconheçam como parte, no espaço e no tempo, do importante processo que nos fez chegar até aqui, possibilitando assim o respeito às características e ao território destinado aos indígenas de nosso país. O projeto foi realizado em dois dias numa turma do 3º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais) e usamos como metodologia, no primeiro dia, a exibição do vídeo: “Os indígenas- Raízes do Brasil”, logo após, fizemos a leitura do livro “Sou indígena e sou criança”, de César Obeid. Realizamos também uma oficina de argila na qual os alunos produziram panelas de barro e, por fim, foi solicitada uma pesquisa sobre etnias da região onde moram. No segundo dia, realizamos uma roda de conversa para tratar da pesquisa realizada pelos alunos(as). Posteriormente, exibimos o vídeo “Jogos e brincadeiras indígenas”, e lemos o livro “O tupi que você fala”, de Cláudio Fragata. Discutimos sobre as palavras indígenas que estão em nosso vocabulário, no nosso dia a dia, e logo depois realizamos uma oficina de construção de peteca que é um brinquedo indígena. Além disso, trabalhamos o livro “Coisa de índio”, de Daniel Munduruku, onde exploramos as etnias e línguas indígenas que existem no Brasil. Concluímos que o projeto foi extremamente rico em trocas, aprendizagem e interesse mútuo, alcançando o objetivo de apresentar esses povos que vivem e resistem até os dias atuais, trabalhando de modo decolonial apresentando um pouco da riqueza cultural desses povos tão importantes para construção do nosso país.
Título do Evento
XIV Fórum Internacional de Pedagogia - XIV FIPED
Cidade do Evento
Crato
Título dos Anais do Evento
Anais do XIV Fórum Internacional de Pedagogia (2024)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Anna Tamirys; SOUSA, Ana Jéssica do Nascimento; NOBRE, ELIACY DOS SANTOS SABOYA. EDUCAÇÃO PARA PAZ: CULTURA INDÍGENA, ARTE, BRINCADEIRAS E HISTÓRIA.. In: Anais do XIV Fórum Internacional de Pedagogia (2024). Anais...Crato(CE) Universidade Regional do Cariri (URCA), 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xiv-forum-internacional-de-pedagogia-xiv-fiped-408898/811524-EDUCACAO-PARA-PAZ--CULTURA-INDIGENA-ARTE-BRINCADEIRAS-E-HISTORIA. Acesso em: 12/05/2025

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