NOVOS MÉTODOS DE ENSINO: O PÓS PANDÊMICO PARA PESSOAS NEURO DIVERGENTES

Publicado em 16/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0778-8

Título do Trabalho
NOVOS MÉTODOS DE ENSINO: O PÓS PANDÊMICO PARA PESSOAS NEURO DIVERGENTES
Autores
  • Enzo Francescolli Soares Da Mata Lira
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Narrativas Docente: Práticas Educativas inclusivas, sensíveis e multicultural (Presencial)
Data de Publicação
16/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xiv-forum-internacional-de-pedagogia-xiv-fiped-408898/791259-novos-metodos-de-ensino--o-pos-pandemico-para-pessoas-neuro-divergentes
ISBN
978-65-272-0778-8
Palavras-Chave
Palavras-chave: Jogos, TDAH, Ensino e Aprendizagem.
Resumo
Esse trabalho pretende pensar sobre o uso dos jogos digitais e não digitais como aliados na prática da educação e também, como esses recursos podem promover uma melhor inserção de alunos, que muitas vezes não conseguem se adequar ao ritmo dos demais colegas, devido a alguma condição divergente. A mudança trazida pela internet, computadores e celulares pode ser relacionada ao impacto de seus usos para a prática docente em um mundo pós pandemia que possui como sua principal característica estar sempre conectado. Esse trabalho se baseia nas obras de: Marcio Ramos (2012); Priscila Almeida Lopes e Cintia Cerqueira Cunha Pimenta (2017); Estéfano Vizconde Veraszto (2009); Kaellen Costa, Maria Eduarda Dias, Poliana Santos (2022) e Wenderson Costa (2021). Percebe-se que a tecnologia se tornou mais presente na área da educação com a pandemia; as aulas online (EAD) se tornaram o “novo normal”, com a pandemia houve um notório aumento no número de crianças diagnosticadas com TDAH e se tornou uma nova demanda para os docentes a criação de novas formas de conseguir realizar a prática docente. É notável que o uso de aplicativos, como o Kahoot e o uso de jogos similares pode proporcionar uma melhor aprendizagem por parte dos alunos, além de contornar um problema já antigo e presente nas salas de aula. É importante observar que o uso de celulares em sala de aula é um problema antigo, desde sua dinamização entre as pessoas é constante o número de reclamações por parte dos professores que alegam um uso excessivo dos alunos dos smartphones. Conforme apresentado, o uso da tecnologia é sim positivo, quando focalizado, visto o fato que essas tecnologias podem contribuir para um maior desenvolvimento dos conteúdos de uma forma menos engessada e mais criativa. Neste trabalho é importante pensar nas diferentes realidades dos alunos em sala de aula, por isso é necessário observar o número crescente de alunos com TDAH em sala de aula com o advento da pandemia. DA COSTA, Kaellem Gomes; DIAS, Maria Eduarda Carreiro; SANTOS, Poliana Bonfim. Tecnologias e ferramentas educacionais: uso de jogos digitais com alunos diagnosticados com TDAH–revisão de literatura.
Título do Evento
XIV Fórum Internacional de Pedagogia - XIV FIPED
Cidade do Evento
Crato
Título dos Anais do Evento
Anais do XIV Fórum Internacional de Pedagogia (2024)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIRA, Enzo Francescolli Soares Da Mata. NOVOS MÉTODOS DE ENSINO: O PÓS PANDÊMICO PARA PESSOAS NEURO DIVERGENTES.. In: Anais do XIV Fórum Internacional de Pedagogia (2024). Anais...Crato(CE) Universidade Regional do Cariri (URCA), 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xiv-forum-internacional-de-pedagogia-xiv-fiped-408898/791259-NOVOS-METODOS-DE-ENSINO--O-POS-PANDEMICO-PARA-PESSOAS-NEURO-DIVERGENTES. Acesso em: 04/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes