HISTÓRIA FLUMINENSE E LABORATÓRIO DE ENSINO DE HISTÓRIA DIGITAL: UM CAMINHO PARA UMA OUTRA HISTÓRIA.

Publicado em 16/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0778-8

Título do Trabalho
HISTÓRIA FLUMINENSE E LABORATÓRIO DE ENSINO DE HISTÓRIA DIGITAL: UM CAMINHO PARA UMA OUTRA HISTÓRIA.
Autores
  • Wellington Rodrigues Silva
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Formação, Ensino e Memória (presencial)
Data de Publicação
16/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xiv-forum-internacional-de-pedagogia-xiv-fiped-408898/786294-historia-fluminense-e-laboratorio-de-ensino-de-historia-digital--um-caminho-para-uma-outra-historia
ISBN
978-65-272-0778-8
Palavras-Chave
História Pública Digital; História Fluminense; (Multi) Letramento; Niterói.
Resumo
O presente trabalho está situado no campo da História Fluminense e busca promover uma ação/reflexão a partir da prática pedagógica reconhecida como decolonial. Articulando esses dois saberes, historiográfico e pedagógico, busca-se responder ao desafio do (multi) letramento sobre o passado e estimular a produção docente/discente autoral em diversos gêneros digitais. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver o (multi) letramento digital sobre o passado, tendo como tema a História Fluminense, com destaque a questão da identidade de Niterói. A metodologia tem como base as demandas da História Pública e será produzido material docente/discente autoral. O primeiro contato do pesquisador com o passado niteroiense foi realizado com visita à Biblioteca Parque de Niterói, localizada na Praça da República. Observou-se que o prédio da década de 30 que foi construído para abrigar uma Biblioteca Universitária. Ao analisar os prédios ao seu entorno: o Colégio Liceu Nilo Peçanha, o Palácio da Justiça, a Câmara Municipal e a Delegacia, esse conjunto de edifícios fica sugerido a construção de uma identidade niteroiense ligada às instituições republicanas e modernas. Pretende-se levantar dados históricos com mídias digitais, desenvolver canais nas variadas plataformas com conteúdo relevantes e baseados em pesquisas, seguindo todos os requisitos dos padrões de exigências, para que sirva de progressão das ideias históricas. A história fluminense sublinha com frequência as dificuldades de Niterói para o firmamento de uma identidade local. Esse limite está geralmente relacionado ao fato das constantes interferências do governo federal e da cidade do Rio de Janeiro nos negócios fluminenses, e em Niterói em particular. Entende-se que o problema em pauta está relacionado ao processo histórico particular da região em foco, mas também dialoga com o presente e é igualmente passível de análise histórica no tempo presente. Desse modo, entende-se ser possível recontar a história da cidade de Niterói ao usar todas as fontes históricas disponíveis, comprovando os possíveis diálogos entre a história pública e meios digitais, como fontes históricas e fontes de ensino.
Título do Evento
XIV Fórum Internacional de Pedagogia - XIV FIPED
Cidade do Evento
Crato
Título dos Anais do Evento
Anais do XIV Fórum Internacional de Pedagogia (2024)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Wellington Rodrigues. HISTÓRIA FLUMINENSE E LABORATÓRIO DE ENSINO DE HISTÓRIA DIGITAL: UM CAMINHO PARA UMA OUTRA HISTÓRIA... In: Anais do XIV Fórum Internacional de Pedagogia (2024). Anais...Crato(CE) Universidade Regional do Cariri (URCA), 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xiv-forum-internacional-de-pedagogia-xiv-fiped-408898/786294-HISTORIA-FLUMINENSE-E-LABORATORIO-DE-ENSINO-DE-HISTORIA-DIGITAL--UM-CAMINHO-PARA-UMA-OUTRA-HISTORIA. Acesso em: 31/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes