A MODELAGEM 3D COMO AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DOS SÓLIDOS PLATÔNICOS

Publicado em 22/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-767-5

DOI
10.29327/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677.604071  
Título do Trabalho
A MODELAGEM 3D COMO AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DOS SÓLIDOS PLATÔNICOS
Autores
  • Maria Eduarda Pinheiro Siqueira
  • Railane Caroline da Silva
  • Edilson dos Passos Neri Júnior
Modalidade
Comunicação Oral - com envio de resumo (conforme Modelo Anexo I) e do artigo completo (conforme modelo Anexo II) para ser publicado no e-book do evento nos eixos temáticos.
Área temática
04. Tecnologias e experiências inovadoras de ensino.
Data de Publicação
22/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677/604071-a-modelagem-3d-como-auxiliar-na-aprendizagem-dos--solidos-platonicos
ISBN
978-85-5722-767-5
Palavras-Chave
Geometria, Potencialidades, Sala de aula, Software, Tecnologia.
Resumo
O cenário da educação atual está imersa em um contexto social onde a tecnologia já domina grande parte dos ambientes, com implicação direta na vida das crianças desde seus primeiros anos de vida. Com base nisso e no surgimento de novas necessidades, na busca por novas metodologias, surgem também grandes dificuldades, uma delas refere-se a dificuldade de manter os alunos interessados e motivados. Logo, foi estudado formas de aliar o uso da tecnologia em sala de aula para suprir essas novas necessidades e desafios. Desse modo, o uso da tecnologia na educação é defendido por inúmeros autores como D’Ambrosio e Barros (1988) que apontam o uso do computador como enorme facilitador para o professor em sala de aula e enfatizam a necessidade da formulação de métodos pedagógicos para suprir novos desafios encontrados nos dias atuais. No presente trabalho, buscamos trazer a relevância da utilização da modelagem 3D para o ensino da matemática, tendo como objetivo geral, apresentar uma nova abordagem ao ensino dos Sólidos Platônicos, com o apoio da modelagem 3D através do Software OpenSCAD, explorando como uma estratégia prática pedagógica que auxilia na fixação de conceitos e visualização de objetos matemáticos. Assim, são apresentadas algumas das atividades realizadas pelos integrantes do Projeto Laboratório de Ensino de Matemática - PGRAD/LABINFRA desenvolvido na Escola de Aplicação da UFPA, utilizando a modelagem 3D em benefício da educação. Tendo como ponto de partida o processo pedagógico, temos, a definição de escolha do tema que iríamos abordar com o auxílio do software OpenSCAD, nesta seleção verificou-se a grande relevância dos Sólidos Platônicos, por se apresentar como um tema emergente dentro do ensino da área de Geometria, que é uma área que precisa de ferramentas que auxiliem na visualização de alguns conceitos, assim, após esta etapa, realizamos um vasto estudo bibliográfico do assunto proposto. Para o estudo dos sólidos platônicos, houve a necessidade de uma abordagem precisa sobre poliedros, visando pelo menos uma breve base para adentrar nos critérios dos Sólidos de Platão. A abordagem adotada, incluiu a exploração dos objetos através do software OpenSCAD, já apresentado ao longo do texto, escolhido pelos autores por representar um ótimo custo-benefício para a modelagem 3D visando a acessibilidade ao nosso público-alvo, Schneider (2020) nos diz que a modelagem 3D nos permite avançar em questão de tempo e precisão. Com materialidade e espacialidade que nenhum desenho bidimensional permitiria. O resultado final, pode-se observar a confecção dos cinco referidos sólidos de Platão dentro da janela de visualização do OpenSCAD, após a busca de ambas as integrantes por aprendizado, estes foram obtidos com a utilização de comandos de linguagem própria do OpenSCAD com auxílio da guia OpenSCAD CheatSheet que apresenta uma visão geral dos módulos e funções, em uma folha de dicas que ajuda no manuseio de cada um de seus comandos disponíveis. Acredita-se que, a proposta de utilização da modelagem 3D ao estudo de Geometria, em especial, com a construção dos sólidos platônicos através do software OpenSCAD, mostra o impacto motivador do modelo computacional para as aulas de Matemática e as consequentes potencialidades deste na prática docente, além de promover novas soluções inovadoras na interação entre o usuário e a tecnologia em conjunto com um planejamento adequado do professor, pois, para Sampaio e Martins (2013) o planejamento é essencial para o sucesso da inserção da tecnologia proposta, do contrário a compreensão efetiva do que está sendo estudado fica comprometida. Assim, por meio da modelagem 3D e na utilização do software escolhido, emerge um leque de possibilidades, onde alguns problemas como a desmotivação e o desinteresse pelo conteúdo ministrado em sala de aula podem ser minimizados ou até mesmo solucionados.
Título do Evento
XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da UFPA
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SIQUEIRA, Maria Eduarda Pinheiro; SILVA, Railane Caroline da; JÚNIOR, Edilson dos Passos Neri. A MODELAGEM 3D COMO AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DOS SÓLIDOS PLATÔNICOS.. In: Anais do XIV Fórum de Pesquisa e Extensão da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Anais...Belém(PA) EA-UFPA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xiv-forum-de-pesquisa-e-extensao-da-escola-de-aplicacao-da-ufpa-295677/604071-A-MODELAGEM-3D-COMO-AUXILIAR-NA-APRENDIZAGEM-DOS--SOLIDOS-PLATONICOS. Acesso em: 06/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes