PROTOCOLO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL PRECOCE PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE WILLIAMS-BEUREN NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM BASE NA CIF-CJ

Publicado em 24/03/2025 - ISBN: 978-65-272-1259-1

Título do Trabalho
PROTOCOLO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL PRECOCE PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE WILLIAMS-BEUREN NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM BASE NA CIF-CJ
Autores
  • Maria de Fátima de Oliveira Freitas Barbosa
  • Sandra Regina Barbosa
Modalidade
COMUNICAÇÃO ORAL - RESUMO EXPANDIDO
Área temática
GT 09 - ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL PARA UM MUNDO EM CONFLITO: DESENVOLVIMENTOS, MITOS, IDEIAS E PROJETO
Data de Publicação
24/03/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xiiiconinter/875849-protocolo-de-atendimento-educacional-precoce-para-criancas-com-sindrome-de-williams-beuren-na-educacao-infantil-c
ISBN
978-65-272-1259-1
Palavras-Chave
Síndrome de Williams-Beuren; Protocolo de Atendimento Educacional Precoce; CIF-CJ.
Resumo
A Síndrome de Williams-Beuren (SWB) é um distúrbio genético caracterizado por um conjunto de atributos físicos e comportamentais distintos, além de deficiências intelectuais de graus variados. O Atendimento Educacional Precoce (AEP) desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças com essa síndrome, buscando promover sua inclusão e potencializar suas habilidades. Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo exploratório voltado à elaboração de um Protocolo de Atendimento Educacional Precoce fundamentado na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - Crianças e Jovens (CIF-CJ). O protocolo proposto foca em crianças com SWB, oferecendo diretrizes práticas para apoiar a atuação dos professores da Educação Infantil no ambiente da creche, favorecendo o desenvolvimento integral desse público. A partir da pesquisa bibliográfica sistemática, foi possível aprofundar estudos e, com base nesses levantamentos, compor o protocolo. No entanto, sua implementação ainda representa um desafio que demanda conscientização e orientação adequadas para os profissionais da educação, especificamente aqueles da Educação Infantil.
Título do Evento
XIII CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades
Cidade do Evento
Montes Claros
Título dos Anais do Evento
Anais do XIII Coninter - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades: Desenvolvimentos, mitos, ideias e projetos para um mundo em conflito
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARBOSA, Maria de Fátima de Oliveira Freitas; BARBOSA, Sandra Regina. PROTOCOLO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL PRECOCE PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE WILLIAMS-BEUREN NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM BASE NA CIF-CJ.. In: Anais do XIII Coninter - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades: Desenvolvimentos, mitos, ideias e projetos para um mundo em conflito. Anais...Montes Claros(MG) UNIMONTES, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xiiiconinter/875849-PROTOCOLO-DE-ATENDIMENTO-EDUCACIONAL-PRECOCE-PARA-CRIANCAS-COM-SINDROME-DE-WILLIAMS-BEUREN-NA-EDUCACAO-INFANTIL-C. Acesso em: 03/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes