O PAPEL DAS FAMÍLIAS NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): IMPACTOS NA LEGISLAÇÃO E PRÁTICAS EDUCACIONAIS

Publicado em 24/03/2025 - ISBN: 978-65-272-1259-1

Título do Trabalho
O PAPEL DAS FAMÍLIAS NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): IMPACTOS NA LEGISLAÇÃO E PRÁTICAS EDUCACIONAIS
Autores
  • BEATRIZ ESTEVAN PEREIRA
  • Nubia Rangel Mayworm
  • Cláudio Adão Pereira da Silva
Modalidade
COMUNICAÇÃO ORAL - RESUMO EXPANDIDO
Área temática
GT 09 - ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL PARA UM MUNDO EM CONFLITO: DESENVOLVIMENTOS, MITOS, IDEIAS E PROJETO
Data de Publicação
24/03/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xiiiconinter/871207-o-papel-das-familias-na-inclusao-escolar-de-criancas-com-transtorno-do-espectro-autista-(tea)--impactos-na-legisl
ISBN
978-65-272-1259-1
Palavras-Chave
: Inclusão Escolar. Legislação educacional. Transtorno do Espectro Autista.
Resumo
Este artigo busca discutir a importância das famílias na promoção da inclusão escolar de crianças com TEA. Para tanto, destaca-se nesta discussão como as mobilizações familiares influenciaram diretamente a legislação, com destaque para a Lei Berenice Piana (Lei nº 12.764/2012), que assegura direitos fundamentais aos autistas, como acesso à educação e atendimento especializado. Nesse panorama, a atuação das famílias é vista como crucial não apenas na luta por direitos, mas também no monitoramento da implementação das políticas inclusivas. Além disso, esse artigo discute as diferentes percepções teóricas sobre a inclusão, variando de acordo com suas experiências pessoais e o nível de acesso a recursos e práticas inclusivas nas escolas. Assim, viu-se que as famílias que enfrentam barreiras muitas vezes se tornam especialistas em direitos e pedagogias, atuando na linha de frente contra práticas discriminatórias. Conclui-se com a edificação deste artigo que a educação inclusiva depende da colaboração entre escolas, famílias e profissionais e que as mobilizações familiares, como no caso da Lei Berenice Piana, são essenciais para moldar práticas educacionais mais inclusivas e justas.
Título do Evento
XIII CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades
Cidade do Evento
Montes Claros
Título dos Anais do Evento
Anais do XIII Coninter - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades: Desenvolvimentos, mitos, ideias e projetos para um mundo em conflito
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, BEATRIZ ESTEVAN; MAYWORM, Nubia Rangel; SILVA, Cláudio Adão Pereira da. O PAPEL DAS FAMÍLIAS NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): IMPACTOS NA LEGISLAÇÃO E PRÁTICAS EDUCACIONAIS.. In: Anais do XIII Coninter - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades: Desenvolvimentos, mitos, ideias e projetos para um mundo em conflito. Anais...Montes Claros(MG) UNIMONTES, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xiiiconinter/871207-O-PAPEL-DAS-FAMILIAS-NA-INCLUSAO-ESCOLAR-DE-CRIANCAS-COM-TRANSTORNO-DO-ESPECTRO-AUTISTA-(TEA)--IMPACTOS-NA-LEGISL. Acesso em: 03/09/2025

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