A DESMOTIVAÇÃO NO DESEMPENHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR: A SUPRESSÃO DO SEU LUGAR DE FALA COMO ASPECTO DETERMINANTE

Publicado em 24/03/2025 - ISBN: 978-65-272-1259-1

Título do Trabalho
A DESMOTIVAÇÃO NO DESEMPENHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR: A SUPRESSÃO DO SEU LUGAR DE FALA COMO ASPECTO DETERMINANTE
Autores
  • Bárbara Maria Lemos Ferreira
  • Mysllene Gomes do Nascimento
  • DANIELLE BARBOSA DE SOUZA LAURINDO
  • Crisóstomo Lima do Nascimento
Modalidade
COMUNICAÇÃO ORAL - RESUMO EXPANDIDO
Área temática
GT 24 - SENTIDO E EXPERIÊNCIA: DESAFIOS PARA INTERDIÇÕES NECESSÁRIAS NAS RELAÇÕES HEDONISTAS DAS SOCIEDADES DO DESEMPENHO
Data de Publicação
24/03/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xiiiconinter/866591-a-desmotivacao-no-desempenho-pedagogico-do-professor--a-supressao-do-seu-lugar-de-fala-como-aspecto-determinante
ISBN
978-65-272-1259-1
Palavras-Chave
desmotivação docente, autonomia pedagógica, vozes silenciadas.
Resumo
O artigo A Desmotivação no Desempenho Pedagógico dos Professores: A Supressão do Seu Lugar de Fala como Aspecto Determinante analisa como a desvalorização social, a ausência de reconhecimento e a falta de autonomia impactam negativamente a motivação docente. Com base em Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, destaca-se que a prática pedagógica só é transformadora quando o professor é respeitado e tem espaço para exercer sua autonomia, sendo essencial o diálogo e o respeito às suas experiências. Isrván Mészáros, em A Educação para Além do Capital, reforça que o sistema capitalista instrumentaliza a educação, desconsiderando as demandas reais dos educadores e intensificando o desgaste profissional, o que contribui para um ciclo de desmotivação. Djamila Ribeiro, em Lugar de Fala: Feminismos plurais, destaca que a negação dos professores agrava desigualdades e enfraquece sua atuação. Byung Chul-Han, em Sociedade Paliativa: A Dor Hoje, observa que a sociedade contemporânea evita lidar com dores e angústias, silenciando os professores e reduzindo-os a executores de políticas impostas.
Título do Evento
XIII CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades
Cidade do Evento
Montes Claros
Título dos Anais do Evento
Anais do XIII Coninter - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades: Desenvolvimentos, mitos, ideias e projetos para um mundo em conflito
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, Bárbara Maria Lemos et al.. A DESMOTIVAÇÃO NO DESEMPENHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR: A SUPRESSÃO DO SEU LUGAR DE FALA COMO ASPECTO DETERMINANTE.. In: Anais do XIII Coninter - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades: Desenvolvimentos, mitos, ideias e projetos para um mundo em conflito. Anais...Montes Claros(MG) UNIMONTES, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xiiiconinter/866591-A-DESMOTIVACAO-NO-DESEMPENHO-PEDAGOGICO-DO-PROFESSOR--A-SUPRESSAO-DO-SEU-LUGAR-DE-FALA-COMO-ASPECTO-DETERMINANTE. Acesso em: 30/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes