A PEDAGOGIA DA MEDIDA: EM BUSCA DA EQUIDADE NA INCLUSÃO ESCOLAR

Publicado em 24/03/2025 - ISBN: 978-65-272-1259-1

Título do Trabalho
A PEDAGOGIA DA MEDIDA: EM BUSCA DA EQUIDADE NA INCLUSÃO ESCOLAR
Autores
  • Sandra Regina Barbosa
  • Ediclea Mascarenhas Fernandes
  • Helio Ferreira Orrico
Modalidade
COMUNICAÇÃO ORAL - RESUMO EXPANDIDO
Área temática
GT 09 - ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL PARA UM MUNDO EM CONFLITO: DESENVOLVIMENTOS, MITOS, IDEIAS E PROJETO
Data de Publicação
24/03/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xiiiconinter/866386-a-pedagogia-da-medida---em-busca-da-equidade-na-inclusao-escolar
ISBN
978-65-272-1259-1
Palavras-Chave
Educação Inclusiva; Pedagogia da Medida; Funcionalidade.
Resumo
Este estudo tem como foco a análise da "pedagogia da medida" e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem, especialmente em relação à inclusão de alunos com deficiências no sistema educacional brasileiro. A "pedagogia da medida" destaca a centralidade da avaliação quantitativa no monitoramento do desempenho escolar, com forte ênfase nas avaliações padronizadas e na responsabilização de professores e escolas com base nos resultados. Apesar dos benefícios, como o feedback sistematizado, críticas apontam riscos e seus potenciais efeitos negativos. Entre essas críticas, estão o risco de restringir o currículo a conteúdos que aparecem nos testes e o impacto emocional em alunos e professores, como estresse e ansiedade. Além disso, pode acentuar desigualdades educacionais, afetando alunos desfavorecidos ou com deficiências. A pesquisa dialoga com Paulo Freire, que critica a padronização, e Howard Gardner, que sugere que testes padronizados não capturam todas as habilidades. Usando Foucault explora a evolução do conceito de deficiência, de uma visão médica para uma compreensão mais social e inclusiva. O estudo visa, ainda, investigar os desafios da inclusão escolar, com uma revisão bibliográfica multidimensional para fornecer um panorama abrangente sobre o tema.
Título do Evento
XIII CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades
Cidade do Evento
Montes Claros
Título dos Anais do Evento
Anais do XIII Coninter - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades: Desenvolvimentos, mitos, ideias e projetos para um mundo em conflito
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARBOSA, Sandra Regina; FERNANDES, Ediclea Mascarenhas; ORRICO, Helio Ferreira. A PEDAGOGIA DA MEDIDA: EM BUSCA DA EQUIDADE NA INCLUSÃO ESCOLAR.. In: Anais do XIII Coninter - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades: Desenvolvimentos, mitos, ideias e projetos para um mundo em conflito. Anais...Montes Claros(MG) UNIMONTES, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xiiiconinter/866386-A-PEDAGOGIA-DA-MEDIDA---EM-BUSCA-DA-EQUIDADE-NA-INCLUSAO-ESCOLAR. Acesso em: 03/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes