EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A IMPORTÂNCIA DE UM ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO EM SALA DE AULA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NEURODIVERGENTES

Publicado em 27/12/2024 - ISBN: 978-65-272-0964-5

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A IMPORTÂNCIA DE UM ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO EM SALA DE AULA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NEURODIVERGENTES
Autores
  • Ana Laura Santos
  • Danielle Pereira Lovatto
Modalidade
ENIC apresentação dos alunos da graduação, Iniciação Científica – submissão de resumo e apresentação Painel presencial
Área temática
Área Biociências
Data de Publicação
27/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xiiicicted24/956530-educacao-inclusiva-e-a-importancia-de-um-acompanhante-terapeutico-em-sala-de-aula-para-criancas-e-adolescentes-ne
ISBN
978-65-272-0964-5
Palavras-Chave
Educação Inclusiva; Acompanhante Terapêutico; Neurodivergentes; Aprendizagem; Crianças; Adolescentes.
Resumo
A educação inclusiva tem sido um tema de grande relevância na sociedade contemporânea propondo-se ao acesso e a permanência de todos, independente de suas condições individuais. Contudo, crianças e adolescentes neurodivergentes, em grande maioria, necessitam de um suporte adicional para o auxílio no processo de aprendizagem no ambiente escolar. Nesta circunstância, a presença de um Acompanhante Terapêutico em sala de aula manifesta-se como um procedimento que viabiliza a inclusão e a evolução no processo de aprendizagem destes alunos. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo geral o de analisar, através da literatura levantada, a importância do Acompanhante Terapêutico em sala de aula para crianças e adolescentes neurodivergentes, favorecendo a reflexão e aprimoramento das práticas inclusivas no ambiente escolar. Realizou-se um levantamento de estudos nacionais nas plataformas Scielo e Pepsi que abordavam o tema “educação inclusiva”; “acompanhante terapêutico e inclusão escolar”; “inclusão escolar e neurodivergentes durante os últimos dez anos. A seleção das publicações resultantes incluiu todos os artigos teóricos, de revisão sistemática, estudos empíricos que tiveram como objetivo educação inclusiva e que estivessem sido publicados na língua portuguesa independentemente do seu período de publicação.Os resultados destacaram que o papel do Acompanhante Terapêutico em sala de aula é essencial para o desenvolvimento do processo de aprendizagem de crianças e adolescentes neurodivergentes. Segundos estudos, indicam que a presença deste profissional pode aumentar em até 40% a eficiência das intervenções educacionais para esses alunos, promovendo um ambiente de aprendizado adaptado às necessidades específicas. Por outro lado, a atuação do acompanhante terapêutica melhora o desempenho acadêmico e também contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, fatores fundamentais para a inclusão e o bem-estar desses estudantes. Referências mostram que alunos que recebem esse tipo de suporte apresentam uma redução em comportamentos interferentes e maior engajamento nas atividades escolares. Portanto, a inclusão do acompanhante terapêutico é vital não apenas para maximizar o potencial acadêmico dos alunos neurodivergentes, mas também para fomentar um ambiente escolar que prioriza a diversidade e a equidade, garantindo que todos os estudantes tenham a oportunidade de prosperar em sua jornada educacional. Com base nessa visão, concluímos que a inclusão de crianças e adolescentes neurodivergentes no ambiente escolar é um confronto necessário para a construção de uma sociedade justa e igualitária. Nesse contexto, o papel do acompanhante terapêutico em sala de aula se torna fundamental, pois ele atua como um mediador essencial entre o estudante e o ambiente escolar. Esse profissional não apenas oferece suporte emocional e prático, mas também ajuda a personalizar as abordagens pedagógicas de acordo com as necessidades específicas de cada aluno, promovendo uma aprendizagem mais efetiva e inclusiva. A presença do acompanhante terapêutico contribui para a criação de um espaço seguro, onde cada criança pode se sentir valorizada e respeitada, facilitando sua participação ativa nas atividades escolares.
Título do Evento
XIII Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento - XIII CICTED 24
Cidade do Evento
Taubaté
Título dos Anais do Evento
Anais XIII Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento - XIII CICTED 24
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Ana Laura; LOVATTO, Danielle Pereira. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A IMPORTÂNCIA DE UM ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO EM SALA DE AULA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NEURODIVERGENTES.. In: Anais XIII Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento - XIII CICTED 24. Anais...Taubaté(SP) CEN - UNITAU, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/XIIICICTED24/956530-EDUCACAO-INCLUSIVA-E-A-IMPORTANCIA-DE-UM-ACOMPANHANTE-TERAPEUTICO-EM-SALA-DE-AULA-PARA-CRIANCAS-E-ADOLESCENTES-NE. Acesso em: 29/05/2025

Trabalho

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