POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIA COM PROGRAMAÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 27/12/2024 - ISBN: 978-65-272-0964-5

Título do Trabalho
POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIA COM PROGRAMAÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • HELOIZA APARECIDA DA SILVA DE OLIVEIRA
  • LETICIA GABRIELLI COSTA DA SILVA
  • Samyra Faria Fontes Aljbaae
Modalidade
ENICTEENS apresentação de alunos do ensino fundamental anos finais - submissão de resumo e apresentação Painel presencial
Área temática
Área Exatas
Data de Publicação
27/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xiiicicted24/918894-potencializando-a-aprendizagem--experiencia-com-programacao-nos-anos-finais-do-ensino-fundamental
ISBN
978-65-272-0964-5
Palavras-Chave
Alura Start; Educação Básica; Empoderamento feminino; Programação; Scratch.
Resumo
A implementação de cursos na plataforma Alura Start e a utilização do Scratch na disciplina de Tecnologia e Inovação, no 7º ano do ensino fundamental da rede estadual de São Paulo, trouxeram benefícios para a aprendizagem dos estudantes. Este relato tem como objetivo compartilhar as experiências de duas estudantes dos anos finais do ensino fundamental que participaram desses cursos no decorrer do ano letivo, destacando os aspectos positivos no desenvolvimento de suas habilidades acadêmicas e pessoais. Por meio de uma abordagem interativa e prática, as estudantes criaram projetos de animações e jogos utilizando uma linguagem de programação em blocos. A metodologia adotada consistiu em uma rotina escolar de duas aulas semanais, cada uma com duração de 45 minutos. Durante essas aulas, as estudantes, com a mediação da professora de Tecnologia e Inovação, realizaram cursos online na plataforma Alura. Esses cursos incluíam vídeos explicativos, exercícios práticos e a criação de projetos interativos que estimularam a criatividade e o pensamento lógico, além de proporcionar interações com outros jovens programadores. Nos componentes curriculares de Matemática, a programação auxiliou na compreensão de conceitos relacionados à lógica, resolução de problemas e raciocínio dedutivo. As atividades realizadas com o Scratch fortaleceram a compreensão de operações matemáticas e raciocínio algorítmico, além de introduzirem conceitos básicos de ciências computacionais. Os resultados foram observados no aumento da motivação das estudantes para aprender, estendendo suas atividades para fora do horário escolar e desenvolvendo jogos interativos de forma autônoma. Além disso, a experiência com a programação na educação básica ampliou o conhecimento das estudantes sobre o desenvolvimento e uso das tecnologias em diversos contextos e áreas de atuação. Esse contato com a programação, em um ambiente educativo, também oportunizou às meninas a entrada em uma área de predomínio masculino, tornando os conhecimentos mais acessíveis para estudantes de escolas públicas. Concluímos que a integração de cursos de tecnologia e programação no ensino fundamental é uma estratégia eficaz para promover um aprendizado mais engajado e criativo, desenvolvendo competências essenciais para enfrentar as mudanças tecnológicas no mercado de trabalho atual e os novos desafios do século XXI.
Título do Evento
XIII Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento - XIII CICTED 24
Cidade do Evento
Taubaté
Título dos Anais do Evento
Anais XIII Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento - XIII CICTED 24
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, HELOIZA APARECIDA DA SILVA DE; SILVA, LETICIA GABRIELLI COSTA DA; ALJBAAE, Samyra Faria Fontes. POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIA COM PROGRAMAÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: Anais XIII Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento - XIII CICTED 24. Anais...Taubaté(SP) CEN - UNITAU, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/XIIICICTED24/918894-POTENCIALIZANDO-A-APRENDIZAGEM--EXPERIENCIA-COM-PROGRAMACAO-NOS-ANOS-FINAIS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL. Acesso em: 01/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes