COMUNICAÇÃO PÚBLICA INOVADORA: A EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS (LAB.MG) NO USO DAS REDES SOCIAIS E DA LINGUAGEM SIMPLES

Publicado em - ISBN: 978-65-272-0021-5

Título do Trabalho
COMUNICAÇÃO PÚBLICA INOVADORA: A EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS (LAB.MG) NO USO DAS REDES SOCIAIS E DA LINGUAGEM SIMPLES
Autores
  • Rayanne Coelho
  • Ana Beatriz de Oliveira Vellozo
  • Grécia Mara Borges da Silva
  • Giselle Camargos Volponi da Rocha
Modalidade
Resumo
Área temática
COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xii-congresso-consad-de-gestao-publica-312346/632354-comunicacao-publica-inovadora--a-experiencia-do-laboratorio-de-inovacao-em-governo-do-estado-de-minas-gerais-(lab
ISBN
978-65-272-0021-5
Palavras-Chave
comunicação, redes sociais, inovação, linguagem simples
Resumo
A comunicação pública é importante para promover iniciativas governamentais, fortalecer a imagem institucional e engajar a população em torno de temas de interesse público. No entanto, a linguagem e os meios de comunicação escolhidos pelos governos são muitas vezes inadequados para a mensagem transmitida e para o público que se pretende atingir. Uma linguagem muito técnica dificulta o entendimento sobre as informações e serviços prestados pelo Estado, enquanto a veiculação somente em sites e jornais, por exemplo, diminui o alcance das mesmas informações. Nesse sentido, tem-se percebido que a adoção da Linguagem Simples e o uso das redes sociais são aliadas importantes para tornar as comunicações de governo mais acessíveis e inclusivas. Em 2020, o Laboratório de Inovação em Governo do Estado de Minas Gerais - LAB.mg - percebeu a necessidade de criar suas próprias redes sociais para se comunicar de forma inovadora, simples e divertida e, ao mesmo tempo, se posicionar no ecossistema de inovação pública do Brasil. O LAB.mg atua em dois eixos principais: a execução de projetos para resolução de desafios públicos e a disseminação da cultura da inovação. Nesse segundo eixo, para além de oficinas, aulas, livros e artigos, também é explorado o potencial das redes sociais. Estas permitem uma comunicação mais direta, personalizada e interativa, além de possibilitar o alcance de um público maior. Ao explorar as potencialidades das redes sociais os governos podem aumentar a transparência, se aproximar do cidadão e aumentar o acesso à informação. Nesse sentido, a proposta do artigo é analisar a construção, crescimento e relevância da comunicação do LAB.mg, que tem como foco aproximar o cidadão da cultura de inovação, ensinar metodologias de projetos, compartilhar a rotina de trabalho do laboratório e, ao mesmo tempo, divulgar os resultados alcançados. A interdisciplinaridade, a linguagem simples, a colaboração, a interação e a criatividade são pilares dessa comunicação, que se mostra como uma alternativa potencial às comunicações tradicionais do setor público, mas que mantém os requisitos de uma boa comunicação institucional.
Título do Evento
XII CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA
Cidade do Evento
Brasília
Título dos Anais do Evento
Congresso Consad de Gestão Pública
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COELHO, Rayanne et al.. COMUNICAÇÃO PÚBLICA INOVADORA: A EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS (LAB.MG) NO USO DAS REDES SOCIAIS E DA LINGUAGEM SIMPLES.. In: Congresso Consad de Gestão Pública. Anais...Brasília(DF) Centro de Convenções Ulysses Guimarães, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xii-congresso-consad-de-gestao-publica-312346/632354-COMUNICACAO-PUBLICA-INOVADORA--A-EXPERIENCIA-DO-LABORATORIO-DE-INOVACAO-EM-GOVERNO-DO-ESTADO-DE-MINAS-GERAIS-(LAB. Acesso em: 17/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes