INTEROPERABILIDADE DA PLATAFORMA DE SERVIÇOS DIGITAIS (SAC DIGITAL) COM O SEI

Publicado em - ISBN: 978-65-272-0021-5

Título do Trabalho
INTEROPERABILIDADE DA PLATAFORMA DE SERVIÇOS DIGITAIS (SAC DIGITAL) COM O SEI
Autores
  • Igor Takenami
  • Anderson Vasconcelos Prazeres
  • Marcio Oliveira de Souza
  • Thairone Simões Loureiro
Modalidade
Resumo
Área temática
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xii-congresso-consad-de-gestao-publica-312346/632274-interoperabilidade-da-plataforma-de-servicos-digitais-(sac-digital)-com-o-sei
ISBN
978-65-272-0021-5
Palavras-Chave
SEI, TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, PLATAFORMA, GOVERNO DIGITAL, INTEROPERABILIDADE
Resumo
A Transformação Digital vem impactando a forma como o Governo entrega serviço ao cidadão, neste sentido, o SAC Digital é a plataforma do Estado e acumula numeros significativos como 4,7 milhões de cidadão cadastrados, 450 serviços digitais e 10 milhões de atendimentos realizados. Porém não podemos esquecer que este movimento, ao qual chamamos de Governo Digital, não se limita aos serviços públicos e também traz transformações na gestão, introduzindo novas tecnologias e ferramentas, que chegaram para acabar com o uso do papel, quebrando barreiras físicas e simplificando os processos administrativos. O SEI é uma destas soluções que trouxeram disrrupção e foi fundamental para manter o Estado em pleno funcionamento durante a pandemia. O acesso e uso do SEI como principal ferramenta de trabalho na Bahia é comum e está popularização fez que vários processos de interesse do cidadão fossem tramitados através do SEI, por exemplo Isenção de IPVA e ICMS, solicitação de diploma e colação de grau, além de outros. Muitas vezes estes processos são iniciados internamente, por um servidor, que a partir de email enviado pelo cidadão, faz a abertura do processo no SEI. Neste caso, apesar dos tramites acontecerem em ambiente digital, existe o trabalho manual, sendo muitas vezes necessário trocar e-mails para atualização ou ajustes na documentação e o cidadão não consegue acompanhar a tramitação do processo. Outra forma de fazer isso é através do modulo de peticionamento eletrônico, que disponibiliza acesso direto ao cidadão para peticionar um processo, porém o acesso ao modulo necessita de cadastro externo e seu uso não é simples. Como estratégia para ampliar a oferta de serviços digitais no SAC Digital, disponibilizando de forma simples e transparente ao cidadão a abertura de processos no SEI, foi construindo uma solução integradora, permitindo a interoperabilidade entre estas 2 soluções (SEI e SAC Digital). Isso permitiu que 4,7 milhões de cidadãos cadastrados no SAC Digital pudessem abrir processos SEI como se fosse um serviço digital, usando uma interface simplificada e já conhecida. Além da abertura de processo é possível atualizar e enviar novos documentos necessários, bem como acompanhar o processo e ser notificado quando ele é tramitado ou quando algum evento importante acontece. A solução pode ser utilizada em outros cenários e é facilmente replicável p/ outros Estados
Título do Evento
XII CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA
Cidade do Evento
Brasília
Título dos Anais do Evento
Congresso Consad de Gestão Pública
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TAKENAMI, Igor et al.. INTEROPERABILIDADE DA PLATAFORMA DE SERVIÇOS DIGITAIS (SAC DIGITAL) COM O SEI.. In: Congresso Consad de Gestão Pública. Anais...Brasília(DF) Centro de Convenções Ulysses Guimarães, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xii-congresso-consad-de-gestao-publica-312346/632274-INTEROPERABILIDADE-DA-PLATAFORMA-DE-SERVICOS-DIGITAIS-(SAC-DIGITAL)-COM-O-SEI. Acesso em: 21/05/2025

Trabalho

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