O USO DA GESTÃO DE DADOS DENTRO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. O CASO DO CADERNO ESTRATÉGICO 2022-2026 SEEDUC-RJ

Publicado em - ISBN: 978-65-272-0021-5

Título do Trabalho
O USO DA GESTÃO DE DADOS DENTRO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. O CASO DO CADERNO ESTRATÉGICO 2022-2026 SEEDUC-RJ
Autores
  • Raphael Moraes da Rosa
  • Davi Vasconcelos Rodrigues
Modalidade
Resumo
Área temática
CIÊNCIA DE DADOS
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xii-congresso-consad-de-gestao-publica-312346/631953-o-uso-da-gestao-de-dados-dentro-do-planejamento-estrategico-o-caso-do-caderno-estrategico-2022-2026-seeduc-rj
ISBN
978-65-272-0021-5
Palavras-Chave
Vetor Brasil, Seeduc-RJ, Planejamento Estratégico, Educação, Rio de Janeiro
Resumo
A Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) possui mais de 62 mil servidores, atuando na garantia dos direitos educacionais de 718 mil estudantes, divididos em 1233 unidades escolares nos 92 municípios do Estado, atendendo ao dever constitucional de fornecer acesso à educação de qualidade a todos e prover os meios e recursos para tal atendimento. A educação pública do Rio passou por muitos desafios na última década, dentre os quais se destacam a crise financeira vivenciada pelo Estado, a crise sanitária gerada pela pandemia de COVID-19 e a implementação da Base Nacional Curricular Comum junto à proposta do Novo Ensino Médio. Esses desafios ensejaram um realinhamento das ações e a busca por novas soluções para que o Estado garanta, a todos, o direito à educação. O planejamento estratégico por evidências é cada vez mais utilizado dentro da administração pública. A ciência de dados apoia a tomada de decisão, já que garante um cenário mais fidedigno da realidade, além de mais transparência na gestão pública e subsidiar o controle social. Em 2022 a Seeduc-RJ, atualizou todo o seu planejamento estratégico e, para tal, criou o Caderno Estratégico 2022-2026. O Caderno tem como objetivo elaborar e atualizar os instrumentos de planejamento estratégico: filosofia institucional, análise SWOT (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças em português) e TOWS, Mapa Estratégico e OKR (Objetivos e Resultados-Chave em português); revisar os processos estratégicos; organizar os dados do censo escolar e sistema interno de informações dos últimos 10 anos, consolidando diagnóstico do atual momento. A publicação ajudou a responder perguntas como: “Onde é prioritário agir para atingir os melhores resultados educacionais?”; “Como apoiar a melhora da aprendizagem dos estudantes?” e “Que caminhos devem ser traçados para a melhoria do fluxo escolar?”. O presente trabalho tem como objetivo relatar o uso da ciência de dados (quanti e quali) no planejamento estratégico voltado ao setor público. Para isso utiliza um relato de caso, destacando os desafios e limites enfrentados, buscando dessa forma ajudar a edificar caminhos e apoiar iniciativas parecidas em todo o território nacional. A divulgação de documentos nesse sentido apoiam a governança e integração de dados em organismos públicos e mobilizam equipes para o seu uso mais contínuo.
Título do Evento
XII CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA
Cidade do Evento
Brasília
Título dos Anais do Evento
Congresso Consad de Gestão Pública
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROSA, Raphael Moraes da; RODRIGUES, Davi Vasconcelos. O USO DA GESTÃO DE DADOS DENTRO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. O CASO DO CADERNO ESTRATÉGICO 2022-2026 SEEDUC-RJ.. In: Congresso Consad de Gestão Pública. Anais...Brasília(DF) Centro de Convenções Ulysses Guimarães, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xii-congresso-consad-de-gestao-publica-312346/631953-O-USO-DA-GESTAO-DE-DADOS-DENTRO-DO-PLANEJAMENTO-ESTRATEGICO-O-CASO-DO-CADERNO-ESTRATEGICO-2022-2026-SEEDUC-RJ. Acesso em: 16/12/2025

Trabalho

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