UTILIZAÇÃO DE MAQUETES COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANATOMIA VETERINÁRIA

Publicado em 20/12/2019 - ISBN: 978-85-5722-366-0

Título do Trabalho
UTILIZAÇÃO DE MAQUETES COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANATOMIA VETERINÁRIA
Autores
  • NAILDE DE PAULA SILVA
  • Maria da Conceição Santos
  • Arielly vaz cavalcante
  • Gabrielly Amorim
  • Ellen Gabrielle da Conceição Cruz
  • Josyellen de Souza Silva
Modalidade
Resumo
Área temática
TRILHA ESTRATÉGIAS E TECNOLOGIA
Data de Publicação
20/12/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xieicea/219959-utilizacao-de-maquetes-como-ferramenta-de-ensino-aprendizagem-de-anatomia-veterinaria
ISBN
978-85-5722-366-0
Palavras-Chave
anatomia veterinária; maquete; modelo didático
Resumo
A anatomia é considerada por muitos alunos a disciplina “terror” do início do curso, devido a quantidade de estruturas estudadas. Ainda, o uso de cadáveres formolizados vem sendo repensado nos últimos anos por recomendação de comissões de ética e órgãos de saúde. Assim, introduzir técnicas no processo ensino-aprendizagem que não se limitem a demonstração de um ponto de vista fixo do corpo animal mantendo a qualidade do aprendizado, é um desafio pedagógico. Objetivou-se propor o emprego de maquetes no estudo da anatomia veterinária, aproveitando o conhecimento acadêmico dos alunos nas aulas teóricas de osteologia e angiologia. Divididos em grupos, alunos de diferentes períodos confeccionaram modelos anatômicos, utilizando três abordagens: a) topografia vascular através da simulação dos vasos sanguíneos com o uso fio de lã (vermelha para artérias e azul para veias) colada sobre a superfície óssea esquerda de crânio e membros anterior e posterior de equino, canino e bovino; b) pintura utilizada na face direita dos mesmos ossos, com tinta guache de cores variadas e pincel; c) para orientação dos arranjos anatômicos utilizou-se o software 3D Biosphera versão 1.55 para desktop que serviu de estímulo visual para os alunos, projetado para cada espécie. Concluímos que a utilização das metodologias apresentou-se viável e mais atrativas para os alunos, considerando o seu baixo custo e facilidade de realização do procedimento. Os modelos possibilitaram a exposição de vasos, distribuição nos forames, acompanhamento de origens e segmentação nas espécies estudadas. A percepção através do tato possibilitou um aprendizado dinâmico, quebrando conceitos abstratos da disciplina.
Título do Evento
EICEA 2019 - XI Encontro de Iniciação Científica da Estácio Amazônia
Cidade do Evento
Boa Vista
Título dos Anais do Evento
Anais do EICEA 2019 - XI Encontro de Iniciação Científica da Estácio Amazônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, NAILDE DE PAULA et al.. UTILIZAÇÃO DE MAQUETES COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANATOMIA VETERINÁRIA.. In: Anais do EICEA 2019 - XI Encontro de Iniciação Científica da Estácio Amazônia. Anais...Boa Vista(RR) Estácio da Amazônia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xieicea/219959-UTILIZACAO-DE-MAQUETES-COMO-FERRAMENTA-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-DE-ANATOMIA-VETERINARIA. Acesso em: 19/07/2025

Trabalho

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