HERANÇAS E INOVAÇÕES NO BUMBA MEU BOI: RECORDAÇÃO E ESQUECIMENTO NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA MEMÓRIA DE BRINCANTES EM MATINHA (MA, BRASIL)

Publicado em 23/06/2023 - ISBN: 978-85-5722-695-1

DOI
10.29327/1199745.11-18  
Título do Trabalho
HERANÇAS E INOVAÇÕES NO BUMBA MEU BOI: RECORDAÇÃO E ESQUECIMENTO NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA MEMÓRIA DE BRINCANTES EM MATINHA (MA, BRASIL)
Autores
  • Hamilton Lima Oliveira Filho
Modalidade
Resumos Expandidos
Área temática
GT 03 - MEMÓRIA, NARRATIVAS E DISCURSOS
Data de Publicação
23/06/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xi_coninter/570631-herancas-e-inovacoes-no-bumba-meu-boi--recordacao-e-esquecimento-na-construcao-social-da-memoria-de-brincantes-em
ISBN
978-85-5722-695-1
Palavras-Chave
Memória social, ritual, bumba meu boi, práticas musicais
Resumo
Investigação em andamento sobre a experiência dos brincantes do Boi Flor de Matinha ao acionarem heranças e inovações em suas práticas musicais como elementos socialmente distintivos da sua brincadeira nas lutas por seus interesses a cada conjuntura, enquanto atuam na construção social da memória do Bumba meu boi em diversas configurações sociais no Maranhão. Por meio de pesquisa etnográfica busca-se identificar e analisar os modos dos brincantes relacionarem práticas musicais à memória individual e coletiva durante seu ciclo ritual. Busca-se identificar e analisar também como possíveis heranças e inovações são manifestas como tais pelos brincantes em suas práticas, estão relacionadas a atos de recordação e esquecimento, e são acionadas nas lutas por seus interesses ao constituírem a brincadeira. Alguns resultados preliminares são explorados em análises iniciais.
Título do Evento
XI CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades
Título dos Anais do Evento
Anais do XI Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades: Diversidade e Resistência na Ciência: diálogos e desafios interdisciplinares sobre crises sistêmicas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

FILHO, Hamilton Lima Oliveira. HERANÇAS E INOVAÇÕES NO BUMBA MEU BOI: RECORDAÇÃO E ESQUECIMENTO NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA MEMÓRIA DE BRINCANTES EM MATINHA (MA, BRASIL).. In: Anais do XI Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades: Diversidade e Resistência na Ciência: diálogos e desafios interdisciplinares sobre crises sistêmicas. Anais...Marabá(PA) Unifesspa, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/XI_Coninter/570631-HERANCAS-E-INOVACOES-NO-BUMBA-MEU-BOI--RECORDACAO-E-ESQUECIMENTO-NA-CONSTRUCAO-SOCIAL-DA-MEMORIA-DE-BRINCANTES-EM. Acesso em: 10/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes