REFLEXÕES SOBRE A REPRESENTATIVIDADE CULTURAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA: ENTRE A LEGISLAÇÃO E A PRÁTICA

Publicado em 23/06/2023 - ISBN: 978-85-5722-695-1

Título do Trabalho
REFLEXÕES SOBRE A REPRESENTATIVIDADE CULTURAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA: ENTRE A LEGISLAÇÃO E A PRÁTICA
Autores
  • VITORIA MARINHO WERMELINGER
  • Luiza Barboza Pereira
Modalidade
Resumos Expandidos
Área temática
GT 15 - DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA ERA DAS CRISES SISTÊMICAS
Data de Publicação
23/06/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xi_coninter/568481-reflexoes-sobre-a-representatividade-cultural-nos-livros-didaticos-de-sociologia--entre-a-legislacao-e-a-pratica
ISBN
978-85-5722-695-1
Palavras-Chave
Livros didáticos de sociologia; Programa Nacional do Livro Didático; decolonialidade; lei 10.639/03; lei 11.645/08.
Resumo
O tema da presente pesquisa é a presença de conteúdos que promovam a representatividade étnica, racial e cultural dos negros e indígenas nos Livros Didáticos de Sociologia disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2018. Essa temática torna-se obrigatória no currículo escolar a partir das leis 10.639/03 e 11.645/08, que garantem a inclusão da temática História e Culturas Afro-Brasileira, Africanas e Indígenas no currículo. Os objetivos da pesquisa consistem em analisar como as culturas afro-brasileiras, africanas e indígenas se fazem presentes nestes materiais didáticos, buscando entender se essas culturas aparecem de acordo com o proposto pelas leis citadas anteriormente, de modo a contribuir para a promoção de uma educação decolonial. A metodologia utilizada no trabalho é pesquisa bibliográfica e documental, uma vez que sua construção se deu por meio da pesquisa bibliográfica em obras que tratam sobre o tema e da análise de documentos, como as leis já citadas e os Livros Didáticos de Sociologia do PNLD de 2018. Os livros trazem uma abordagem que dialoga com as leis 10.639/03 e 11.645/08, incorporando assuntos e temáticas que se aproximam dos seus objetivos, contudo, foi possível observar que a história dos movimentos negros e indígenas brasileiros não se fazem presentes em todas as obras, assim como estas populações são citadas principalmente nos tópicos em que a desigualdade social é trabalhada.
Título do Evento
XI CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades
Título dos Anais do Evento
Anais do XI Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades: Diversidade e Resistência na Ciência: diálogos e desafios interdisciplinares sobre crises sistêmicas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

WERMELINGER, VITORIA MARINHO; PEREIRA, Luiza Barboza. REFLEXÕES SOBRE A REPRESENTATIVIDADE CULTURAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA: ENTRE A LEGISLAÇÃO E A PRÁTICA.. In: Anais do XI Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades: Diversidade e Resistência na Ciência: diálogos e desafios interdisciplinares sobre crises sistêmicas. Anais...Marabá(PA) Unifesspa, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/XI_Coninter/568481-REFLEXOES-SOBRE-A-REPRESENTATIVIDADE-CULTURAL-NOS-LIVROS-DIDATICOS-DE-SOCIOLOGIA--ENTRE-A-LEGISLACAO-E-A-PRATICA. Acesso em: 27/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes