Título do Trabalho
ERRO OU DESVIO: ABORDAGENS TEÓRICAS SOBRE O ESTUDO DE ORTOGRAFIA
Autores
  • Lucas Escobar De Oliveira
  • Tania Mikaela Garcia Roberto
Modalidade
Resumo
Área temática
Linguística, Letras e Artes - Letras
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/943604-erro-ou-desvio--abordagens-teoricas-sobre-o-estudo-de-ortografia
ISBN
978-65-272-1295-9
Palavras-Chave
Erro. Desvio. Ortografia.
Resumo
Esta proposta de comunicação oral se relaciona às reflexões teóricas acerca da linha de pesquisa sobre ensino de ortografia do Núcleo de Estudos sobre Prosódia e Ensino de Línguas (NEPEL) vinculado aos cursos de Letras da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Os estudos associados à referida linha de pesquisa vêm se desdobrando em diferentes projetos de Iniciação Científica e dissertações de Mestrado (Profletras), do qual pude fazer parte como bolsista PIBIC no ano de 2021. Com o propósito de repensar o ensino da ortografia, surgiu a necessidade de organizar uma categorização dos erros ortográficos presentes na escrita de alunos da Educação Básica, já que diferentes estudos apresentavam propostas com sobreposições de categorias ou limitações que prejudicavam o intento do projeto do NEPEL. E ao pesquisar diferentes trabalhos das áreas de Educação – com enfoque mais direcionado ao processo de alfabetização – , da Fonoaudiologia – com enfoque direcionado à clínica e aos transtornos relacionados ao tema – e da Linguística – com enfoque na norma ortográfica, sua relação com o princípio alfabético e à consolidação desse saber posteriormente à alfabetização, era comum identificar certo melindre com a expressão “erro” de ortografia em alguns estudos. Nessa revisão da literatura, ficou claro, portanto, que as noções de erro e desvio nem sempre são interpretadas como sinônimas por estudos referentes ao tema. Se numa perspectiva mais linguística, o erro é um termo que acaba por ser evitado, dada sua associação ao preconceito linguístico e à estigmatização do seu vínculo à oralidade, uma vez que não se cabe falar em erro; a noção de desvio, por sua vez, acaba por associar-se ao patológico, considerando-se o prisma de estudos mais voltados à área da fonoaudiologia. Numa perspectiva mais educacional, por outro lado, é possível a associação de erro ao construto de hipótese, totalmente embasado no processo natural de ensino e aprendizagem, de modo que a noção acaba por ganhar uma conotação positiva. Assim, dadas as variadas percepções dos termos, busca-se, no presente trabalho, propor uma reflexão sobre esses conceitos a partir das diferentes abordagens teóricas em que se pautam os estudos ortográficos, a fim de contribuir com pesquisas voltadas ao tema. Como egresso que inicia sua experiência em nível de mestrado, espero, como resultado dessa reflexão, um aprofundamento teórico que consolida a experiência iniciada na graduação, a fim de alicerçar as bases da continuidade do estudo sobre a ortografia como objeto de ensino e aprendizagem e seus inúmeros desafios aos professores das etapas posteriores ao processo de alfabetização, já que tão poucas diretrizes existem mesmo nos documentos norteadores a esse respeito. Referências bibliográficas ELLIS, A. W. Leitura, escrita e dislexia: uma análise cognitiva. 2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. MOYSÉS, M. A. A.; COLLARES, C. A. L. A história não contada dos distúrbios de aprendizagem. Caderno Cedes: O sucesso escolar: um desafio pedagógico, n. 28, Cedes/Papirus, 1992. YAVAS, M.; HERNANDORENA, C. L. M.; LAMPRECHT, R. R. Avaliação fonológica da criança. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
Título do Evento
XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC 2024) & V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2024)
Cidade do Evento
Seropédica
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Lucas Escobar De; ROBERTO, Tania Mikaela Garcia. ERRO OU DESVIO: ABORDAGENS TEÓRICAS SOBRE O ESTUDO DE ORTOGRAFIA.. In: Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais. Anais...Seropédica(RJ) UFRRJ, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/943604-ERRO-OU-DESVIO--ABORDAGENS-TEORICAS-SOBRE-O-ESTUDO-DE-ORTOGRAFIA. Acesso em: 30/06/2025

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