O PAPEL DAS FACULDADES DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (FAETERJS) NA POLÍTICA DE AMPLIAÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO DA OFERTA DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Publicado em 22/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1295-9

Título do Trabalho
O PAPEL DAS FACULDADES DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (FAETERJS) NA POLÍTICA DE AMPLIAÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO DA OFERTA DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Autores
  • Izabela Rodrigues da Costa
  • José dos Santos Souza
Modalidade
Resumo
Área temática
Ciências Humanas - Educação
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/943513-o-papel-das-faculdades-de-educacao-tecnologica-do-estado-do-rio-de-janeiro-(faeterjs)-na-politica-de-ampliacao-e-
ISBN
978-65-272-1295-9
Palavras-Chave
Trabalho e Educação; Educação Profissional e Tecnológica; Curso Superior de Tecnologia; Política da Educação Superior.
Resumo
O cenário atual é marcado pela recomposição burguesa frente a crise orgânica do capital, desencadeada pelo esgotamento do modelo de desenvolvimento taylorista-fordista. Essa ofensiva do capital em busca de resgate de regularidade de suas bases de acumulação tem se dado pela reestruturação do trabalho e da produção e pela regulação social de perspectiva neoliberal. No campo educacional, essa recomposição burguesa tem desencadeado ampla reforma gerencial nos sistemas públicos de ensino, abrangendo desde a Educação Básica, a Educação Profissional e Tecnológica e a Educação Superior. Nesse contexto, os Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) foram consolidados, materializando a perspectiva pragmática, imediatista e interessada de formação humana na Educação Superior, com vistas na formação de trabalhadores de novo tipo, mais afinados com as demandas do mercado. Esse fenômeno tem se materializado no estado do Rio de Janeiro pela criação das Faculdades de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJs), como ação governamental para ampliar e diversificar a oferta de Educação Profissional Tecnológica, especialmente no interior do estado. O objetivo desta pesquisa é explicar como as FAETERJs se inserem na política estadual de educação profissional e tecnológica, analisando suas origens, missão, objetivos e concepção educacional dessas instituições. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise referenciada no materialismo histórico-dialético, de abordagem explicativa, baseado-se em dados coletados em documentos regulatórios dos CSTs, planos governamentais e documentos institucionais das FAETERJs, o que lhe confere características de uma pesquisa documental. A investigação evidenciou falta de transparência e organização na divulgação dos documentos regulatórios das unidades, apontando para uma prática opaca na ocultação desses materiais. A falta de clareza e inconsistência na divulgação de informações levantam preocupações sobre a real intencionalidade dessas instituições. Conclui-se, preliminarmente, que essas unidades afirmam pretender formar profissionais qualificados, capazes de desenvolver aplicações de média e alta complexidade em suas áreas de atuação, exigindo constante atualização para ingressar e se manter no mercado de trabalho. No entanto, essas afirmações não parecem refletir a realidade concreta do trabalho realizado. É necessário aprofundar as análises com dados mais precisos. Referências: BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Brasília, DF, 2006. FACULDADE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (FAETERJ), Plano de Desenvolvimento Institucional, (PDI 2012-2016), Paracambi-RJ, p.1-76. FACULDADE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (FAETERJ), Plano de Desenvolvimento Institucional, (PDI 2022-2025), Petrópoles-RJ, p.1-49. Disponível em:https://www.faeterj-petropolis.edu.br/acesso-%C3%A0-informa%C3%A7%C3%A3o . Acessado em: 03/10/2023. GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 8ª edição. Rio de Janeiro-RJ: Civilização Brasileira, 1991. MÉSZÁROS, Ístvan. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Trad. de Paulo César Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo: Campinas: Edunicamp, 2002. RIO DE JANEIRO. Lei nº 5597, de 18 Dezembro de 2009. Institui o Plano Estadual de Educação – PEE/RJ, e dá outras providências. RJ, 2009. SOUZA, José dos Santos. Fundamentos sócio-históricos da recomposição burguesa diante da crise-orgânica do capital. p. 19-38, 2021. In: SOUZA, José dos Santos; MACEDO, Jussara Marques de (Orgs.). Crise do capital, recomposição burguesa e sua ofensiva no campo educacional. Curitiba: CRV, 2021. SOUZA, José dos Santos. A Formação do Trabalhador no Contexto da Reconfiguração do Trabalho, da Produção e dos Mecanismos de Mediação do Conflito de Classe. Revista Contemporânea de Educação, v. 10, p. 50-66, 2015. SCHULTZ, Theodore W. O Capital Humano: Investimentos em Educação e Pesquisa. Tradução de Marco Aurélio de Moura Matos. Rio de Janeiro: Zahar, 1973. 250 p. SOUZA, José dos Santos. Cursos superiores de tecnologia: a materialidade da formação enxuta e flexível para o precariado no Brasil. Revista Trabalho Necessário, v. 18, n. 36, p. 320-342, 22 maio 2020.
Título do Evento
XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC 2024) & V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2024)
Cidade do Evento
Seropédica
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COSTA, Izabela Rodrigues da; SOUZA, José dos Santos. O PAPEL DAS FACULDADES DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (FAETERJS) NA POLÍTICA DE AMPLIAÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO DA OFERTA DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.. In: Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais. Anais...Seropédica(RJ) UFRRJ, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/943513-O-PAPEL-DAS-FACULDADES-DE-EDUCACAO-TECNOLOGICA-DO-ESTADO-DO-RIO-DE-JANEIRO-(FAETERJS)-NA-POLITICA-DE-AMPLIACAO-E-. Acesso em: 26/06/2025

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