Título do Trabalho
NEUROTIPICIDADE E BILINGUISMO: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DE QUESTIONÁRIO VIRTUAL.
Autores
  • Natália Bonn
  • Adriana Tavares Mauricio Lessa
  • GABRIEL JESUS DE AGUIAR E SILVA
Modalidade
Resumo
Área temática
Linguística, Letras e Artes - Linguística
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/943349-neurotipicidade-e-bilinguismo--uma-analise-preliminar-de-questionario-virtual
ISBN
978-65-272-1295-9
Palavras-Chave
bilinguismo, teoria da mente, linguagem, metacognição
Resumo
A linguagem é uma faculdade mental imprescindível para o desenvolvimento cognitivo do ser humano e, após o fenômeno da globalização, a aprendizagem de línguas estrangeiras ganha importância nas questões que afetam o desenvolvimento social e acadêmico dos falantes. Além disso, estima-se que mais da metade da população atualmente seja bilíngue (Bialystok, 2012), o que coopera com o avanço no interesse sobre o bilinguismo. Então, desde 1970, pesquisas vêm indicando a existência de uma "vantagem bilíngue" (Bialystok, 2015), caracterizada por um melhor desempenho das funções executivas, como a memória e a atenção, e da teoria da mente, que seria a capacidade de reconhecer e avaliar estados mentais de outras pessoas. Nestes últimos anos, o norte global vem acumulando pesquisas sobre esse possível impacto positivo do bilinguismo no desenvolvimento cognitivo dos sujeitos (Bialystok, 2012). No entanto, há uma carência de investigações sobre o bilinguismo no sul global que deem conta da realidade brasileira. Sendo assim, o presente projeto de pesquisa PVHS4330-2023 - Neurodiversidade e língua estrangeira: um estudo exploratório do conhecimento, das práticas e das experiências metacognitivas relacionadas à língua inglesa por estudantes brasileiros neurodiversos, que se configura como um estudo exploratório, tem como objetivo investigar: (i) os usos pessoais e sociais da língua inglesa por sujeitos adultos neurotípicos com escolaridade superior completa ou incompleta; (ii) a percepção metacognitiva de sujeitos neurodiversos sobre o seu conhecimento e a aprendizagem da língua inglesa; (iii) a percepção metacognitiva de neurodiversos sobre o possível impacto da aprendizagem de língua estrangeira sobre o desenvolvimento de suas funções executivas. Para tanto, adota-se como metodologia a elaboração e aplicação de um questionário virtual sobre os usos pessoais e sociais da língua, percepção metacognitiva dos participantes sobre os processos de aquisição da linguagem, proficiência das quatro habilidades das línguas declaradas e impacto da aprendizagem de línguas estrangeiras na vida dos sujeitos. O questionário conta com 45 perguntas, totalizando 88 julgamentos, e foi hospedado na plataforma Jotform. O questionário contou com a participação de 405 respondentes. Desse total, 264 se autodeclaram neurotípicos. Nessa apresentação, a partir da análise preliminar dos resultados, discutimos as escolhas metodológicas deste questionário para investigar aspectos relacionados ao primeiro âmbito, ou seja, aos usos pessoais, sociais e à proficiência linguística na primeira e segunda línguas. 1. Bialystok, E. Bilingualism and the development of executive function: The role of attention. Child Development Perspectives, 2015, 9(2), 117121 2. Bialystok, E.; CRAIK, F. I. M.; LUK, G. Bilingualism: consequences for min and brain. Trends in Cognitive Sciences, v. 16, n.4, 2012, pp. 240-50. DOI: 10.1016/j.tics.2012.03.001
Título do Evento
XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC 2024) & V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2024)
Cidade do Evento
Seropédica
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BONN, Natália; LESSA, Adriana Tavares Mauricio; SILVA, GABRIEL JESUS DE AGUIAR E. NEUROTIPICIDADE E BILINGUISMO: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DE QUESTIONÁRIO VIRTUAL... In: Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais. Anais...Seropédica(RJ) UFRRJ, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/943349-NEUROTIPICIDADE-E-BILINGUISMO--UMA-ANALISE-PRELIMINAR-DE-QUESTIONARIO-VIRTUAL. Acesso em: 06/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes