APLICABILIDADE DA MATRIZ SWOT COMO FERRAMENTA DE GESTÃO ESTRATÉGICA EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET): UM ESTUDO DE CASO NO PET CONEXÕES DE SABERES DO ITR/UFRRJ

Publicado em 22/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1295-9

Título do Trabalho
APLICABILIDADE DA MATRIZ SWOT COMO FERRAMENTA DE GESTÃO ESTRATÉGICA EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET): UM ESTUDO DE CASO NO PET CONEXÕES DE SABERES DO ITR/UFRRJ
Autores
  • Lucas Alves de Oliveira Lima
  • Olga Venimar de Oliveira Gomes
Modalidade
Resumo
Área temática
Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/942595-aplicabilidade-da-matriz-swot-como-ferramenta-de-gestao-estrategica-em-programas-de-educacao-tutorial-(pet)--um-e
ISBN
978-65-272-1295-9
Palavras-Chave
Palavras-chaves: Educação; Gestão Estratégica; Matriz SWOT; Programa de Educação Tutorial (PET); Administração.
Resumo
Introdução: O cenário educacional contemporâneo exige cada vez mais uma gestão estratégica para garantir o alcance dos objetivos institucionais. Dentro desse contexto, programas de apoio e extensão universitária, como o Programa de Educação Tutorial (PET), desempenham um papel crucial ao promover o desenvolvimento acadêmico, cultural e social dos estudantes, além de contribuir para a integração da universidade com a comunidade em que está inserida. O PET Conexões de Saberes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) se destaca como um desses programas, visando não apenas o desenvolvimento acadêmico dos discentes, mas também o fortalecimento dos laços entre a universidade e a sociedade. No entanto, para alcançar esses objetivos de forma eficaz, é essencial compreender e analisar tanto os fatores internos quanto externos que influenciam o programa. Objetivo: Diante deste contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar a aplicabilidade da matriz SWOT como ferramenta de gestão estratégica para a análise ambiental dos fatores internos e externos do PET Conexões do ITR/UFRRJ. Metodologia: Quanto ao método, a presente pesquisa caracterizou-se como exploratória de abordagem qualitativa, a qual foi realizada sob a orientação da técnica do estudo de caso. Para a coleta de dados, foram aplicadas entrevistas com oito discentes que atuam no programa. As entrevistas foram conduzidas seguindo um roteiro semi estruturado, fundamentado na matriz SWOT, que abordava os principais pontos fortes e fracos do programa, assim como as oportunidades e ameaças identificadas no ambiente externo. Após a coleta de dados, os dados foram analisados através da técnica da análise do discurso. Resultados e análise dos dados: No que diz respeito aos fatores internos, observou-se a existência de forças como o apoio consistente da tutora, a motivação dos discentes e o bom relacionamento interpessoal entre os membros do grupo. Além disso, a diversidade de áreas de atuação dos membros e a disponibilidade de um local físico adequado para as atividades do PET foram identificados como aspectos positivos. Entretanto, as fraquezas internas incluíram a escassez de recursos tecnológicos, como a disponibilidade limitada de computadores, e o fraco engajamento nas mídias sociais, afetando a visibilidade e comunicação do grupo. Além disso, a falta de flexibilidade na carga horária e a desatualização do site do PET foram apontadas como áreas de melhoria necessárias. No contexto externo, foram identificadas as oportunidades, como a crescente demanda por programas de apoio acadêmico e parcerias potenciais com empresas e organizações externas. O fato de ser a única universidade federal no município também oferece uma oportunidade para o PET estabelecer-se como um agente de transformação na comunidade local. No entanto, ameaças externas, como greves de professores e servidores, atrasos no pagamento das bolsas e instabilidade econômica, podem impactar negativamente as atividades do grupo. Além disso, a baixa participação da comunidade local e acadêmica nos eventos de extensão representa um desafio para a integração e impacto do PET na sociedade. Conclusão: Os resultados desta pesquisa ressaltam a importância da matriz SWOT como uma ferramenta para a análise ambiental e formulação de estratégias no contexto do PET Conexões de Saberes. Ao compreender os fatores internos e externos que influenciam o programa, evidencia-se a necessidade de adotar medidas estratégicas para otimizar o desempenho e o impacto do programa. É crucial investir na modernização dos recursos tecnológicos e aprimorar a comunicação e visibilidade do PET, além de buscar parcerias que possam fortalecer a estrutura e ampliar as oportunidades oferecidas. Paralelamente, é fundamental engajar a comunidade local e acadêmica para aumentar a participação e o impacto das atividades realizadas pelo grupo.
Título do Evento
XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC 2024) & V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2024)
Cidade do Evento
Seropédica
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Lucas Alves de Oliveira; GOMES, Olga Venimar de Oliveira. APLICABILIDADE DA MATRIZ SWOT COMO FERRAMENTA DE GESTÃO ESTRATÉGICA EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET): UM ESTUDO DE CASO NO PET CONEXÕES DE SABERES DO ITR/UFRRJ.. In: Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais. Anais...Seropédica(RJ) UFRRJ, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/942595-APLICABILIDADE-DA-MATRIZ-SWOT-COMO-FERRAMENTA-DE-GESTAO-ESTRATEGICA-EM-PROGRAMAS-DE-EDUCACAO-TUTORIAL-(PET)--UM-E. Acesso em: 16/07/2025

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