Título do Trabalho
A VIVÊNCIA ACADÊMICA RURALINA: PERCEPÇÕES DOS UNIVERSITÁRIOS SOBRE A UFRRJ
Autores
  • Julia Dias Magalhães Gomes
  • Fernanda Gonçalves Bibalskid
  • Gabriela da Cruz Rodrigues
  • Lívia Amaral de Oliveira
  • Lívia Salomão Pereira
  • Pedro Júdice Monteiro de Barros
  • Adriana Oliveira Andrade
Modalidade
Resumo
Área temática
Ciências Humanas - Psicologia
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/932681-a-vivencia-academica-ruralina--percepcoes-dos-universitarios-sobre-a-ufrrj
ISBN
978-65-272-1295-9
Palavras-Chave
Representações sociais, vivências, universitários, percepções, análise de evocações.
Resumo
A universidade é um ambiente de formação e troca de saberes, onde as vivências dos estudantes moldam suas trajetórias, enriquecidas por interações sociais de natureza diversas que contribuem para a construção de suas identidades e para o sucesso acadêmico. Nesse sentido, torna-se relevante conhecer os elementos que constituem a percepção estudantil sobre sua própria instituição. Em um contexto mais amplo, essa compreensão pode ajudar instituições como a UFRRJ, que, após mais de 110 anos de sua criação, enfrenta desafios significativos, especialmente para os estudantes que utilizam o espaço. Este trabalho, desenvolvido entre as atividades do Grupo de Pesquisa Estatística, Modelagem e Mineração de Textos, tem como objetivo investigar as percepções da UFRRJ compartilhadas pela comunidade estudantil, a fim de compreender os significados relacionados com a imagem da instituição. Desse modo, pretende-se caracterizar as vivências acadêmicas e os desafios presentes na trajetória universitária. Este recorte faz parte de uma pesquisa mais ampla realizada sob a abordagem das representações sociais (Moscovici, 1981; Jodelet, 1989) que encontra-se em andamento. O entendimento das representações sociais se apresenta como elemento norteador da elaboração de ações, pautadas na realidade estudantil, que visam proporcionar uma vivência acadêmica de qualidade (Alves-Mazzotti, 2008). Participaram voluntariamente da pesquisa um total de 214 alunos de turmas de estatística, no ano de 2023. As informações foram levantadas por meio de questionário autoaplicado com a técnica de evocação livre. A pergunta de estímulo foi “Escreva as cinco primeiras palavras ou expressões que lhe vem à cabeça ao pensar na UFRRJ”. A análise dos resultados foi realizada no software R com técnicas de mineração de texto, como pré-processamento, nuvem de palavras e análise de co-ocorrência. Identificou-se uma ampla variedade de termos nas evocações estudantis sobre a percepção da UFRRJ, porém, há um conjunto de palavras que se destacou pela intensidade do seu uso. Constatou-se a prevalência de termos relacionados ao ambiente natural da Universidade e uma escassez de termos referentes ao ensino. A palavra mais citada foi “beleza” (45), seguida por “capivara” (42), em contraste à termos como “estudo” (16) e “conhecimento” (7). Também houve uma recorrência de termos relacionados a condições físicas, como “calor” (31) e “distância” (27). O termo “beleza” apareceu mencionado mais frequentemente com “natureza” e “capivara”, contudo, também foi citado junto à dificuldade. Observou-se que as associações dos alunos com a UFRRJ revelam uma dualidade significativa. Por um lado, a valorização do ambiente natural da universidade é evidente; por outro, desafios relacionados à localização e às exigências acadêmicas também são notados. Essa dualidade destaca que, enquanto o ambiente é apreciado, os aspectos logísticos e acadêmicos impactam a experiência dos estudantes. Além disso, a pouca frequência de termos diretamente relacionados ao ensino sugere que a vivência acadêmica é mais complexa e abrangente do que apenas o ato de aprender. Portanto, em decorrência dos dados coletados e analisados até o momento, a vivência acadêmica mostrou-se multifacetada por existir uma percepção caracterizada pela beleza natural do campus e pelas dificuldades relacionadas com a experiência nesse espaço. Essa pesquisa ainda se apresenta em estágio de desenvolvimento, apesar disso, seus resultados já podem contribuir para compreensão das vivências universitárias ao analisar como essas percepções moldam a satisfação e o engajamento dos alunos com a UFRRJ, refletindo a diversidade das experiências acadêmicas além do conteúdo educacional.
Título do Evento
XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC 2024) & V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2024)
Cidade do Evento
Seropédica
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, Julia Dias Magalhães et al.. A VIVÊNCIA ACADÊMICA RURALINA: PERCEPÇÕES DOS UNIVERSITÁRIOS SOBRE A UFRRJ.. In: Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais. Anais...Seropédica(RJ) UFRRJ, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/932681-A-VIVENCIA-ACADEMICA-RURALINA--PERCEPCOES-DOS-UNIVERSITARIOS-SOBRE-A-UFRRJ. Acesso em: 10/07/2025

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