Título do Trabalho
A INFLUÊNCIA DO MARKETING DIGITAL NOS HOTEIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Autores
  • Beatriz Almeida Rodrigues
  • Mariana Vidal Lopez
  • Marina Hastenreiter Silva
Modalidade
Resumo
Área temática
Ciências Sociais Aplicadas - Turismo
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/931616-a-influencia-do-marketing-digital-nos-hoteis-da-cidade-do-rio-de-janeiro
ISBN
978-65-272-1295-9
Palavras-Chave
Hotelaria; Marketing Digital; Hospitalidade Virtual.
Resumo
Introdução e objetivos O presente estudo tem como objetivo analisar as estratégias de marketing digital utilizadas pelo setor hoteleiro na cidade do Rio de Janeiro. Discutindo as ações referentes ao uso de novas tecnologias e inovações no referido setor a fim de avaliar como a hospitalidade virtual está sendo inserida. Entende-se que adotar ações e políticas de marketing para implementação de estratégias de marketing digital, alinhando-as à adaptação do produto e à reinvenção da organização. Isso ajuda a tornar os serviços hoteleiros o mais tangíveis possível para os hóspedes por meio das redes sociais. Portanto, a utilização dessas ferramentas ressignificou a comunicação dos hotéis com os clientes, transformando as redes sociais em uma das principais ferramentas de estratégia. Ao ter uma estratégia de acordo com o segmento que estão inseridas, é possível construir uma ligação com os consumidores com o objetivo de, futuramente, fidelizar clientes potenciais. Referente à fundamentação teórica, teve como base os estudos sobre marketing digital na hotelaria, redes sociais da hotelaria e hospitalidade virtual, por meio da pesquisa bibliográfica de forma a estruturar a fundamentação teórica, adotando-se artigos nacionais e internacionais, pesquisados em bases de dados. Metodologia A presente pesquisa teve abordagem quantitativa e realizou-se: a) um levantamento bibliográfico utilizando as plataformas de pesquisa “Scopus” e “Web of science”; b) após esse processo foi construído um questionário baseado nos estudos de Gallouj (2002) e Jimenez-Jimenez & Sanz-Vale (2011). Vale ressaltar que esta pesquisa foi submetida a avaliação ética a partir da Plataforma Brasil, tendo sido aprovada sua aplicação. O questionário contém 20 perguntas fechadas e 1 pergunta aberta; c) O levantamento do número de hotéis foi realizado através da ferramenta Google Maps. A análise dos dados foi realizada utilizando a estatística descritiva. Por meio dos questionários respondidos iniciou-se o tratamento e análise dos dados, utilizando-se planilhas eletrônicas para organizar os dados coletados, permitindo calcular a média e o desvio padrão das variáveis. Resultados A pesquisa revelou que 45% dos hotéis estão na Zona Sul, 35% na Zona Oeste e 20% no Centro. A maioria é de grande porte (45%) e pertencente a redes hoteleiras (70%). Sobre o uso do marketing digital, 90% dos hotéis o utilizam, e 85% já o faziam antes da pandemia. A pandemia impulsionou essa prática, com 90% relatando eficácia na implementação. Quanto ao treinamento de colaboradores para uso de ferramentas digitais, as respostas foram divididas, mas 95% concordaram que o marketing digital influencia a decisão de compra dos clientes. Em termos de competitividade, posicionamento e participação de mercado, os resultados foram majoritariamente positivos. A possibilidade de interação somada a necessidade que o marketing traz de ser expositivo, podem ser a influência da rede social instagram ser a mais citada quando perguntados sobre as redes utilizadas pelo meio de hospedagem. Os recursos disponíveis possibilitam os hotéis a transmitirem a hospitalidade virtual de forma eficaz. Recursos com a exposição de imagens, informações, comentários e mensagens a serem respondidas diretamente pelo perfil do meio de hospedagem, possibilitam a transmissão de uma identidade visual relacionada a marca. Esses fatores relacionam o marketing digital à hospitalidade virtual. Conclusões e discussões Os resultados demonstram que a maioria dos hotéis pesquisados já utilizavam o marketing digital mesmo antes da pandemia da COVID-19. Isso demonstra, que já havia motivações para a migração desses empreendimentos hoteleiros antes da pandemia da COVID-19, podendo atribuir aos avanços tecnológicos e a forte presença das pessoas nas redes sociais, mas atribui sim um impulso gerado pelo contexto pandêmico, para a utilização do marketing digital.
Título do Evento
XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC 2024) & V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2024)
Cidade do Evento
Seropédica
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RODRIGUES, Beatriz Almeida; LOPEZ, Mariana Vidal; SILVA, Marina Hastenreiter. A INFLUÊNCIA DO MARKETING DIGITAL NOS HOTEIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.. In: Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais. Anais...Seropédica(RJ) UFRRJ, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/931616-A-INFLUENCIA-DO-MARKETING-DIGITAL-NOS-HOTEIS-DA-CIDADE-DO-RIO-DE-JANEIRO. Acesso em: 24/08/2025

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