Título do Trabalho
O MAPA MENTAL E O DESENHO COMO RECURSO DIDÁTICO INOVADOR NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA.
Autores
  • Marcela Cazé de Oliveira Pinheiro
  • Clézio dos Santos
Modalidade
Resumo
Área temática
Ciências Humanas - Geografia
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/929231-o-mapa-mental-e-o-desenho-como-recurso-didatico-inovador-no--ensino-de-geografia-na-escola
ISBN
978-65-272-1295-9
Palavras-Chave
Espaços geográficos, Geografia, Mapa Mental, Trajeto Escolar.
Resumo
A Geografia possui ligação com a investigação das relações entre o homem e a natureza e tem, também, por objeto de estudo os espaços geográficos. As práticas pedagógicas são fundamentais para desenvolver a construção do conhecimento. Cada indivíduo possui a sua maneira de estabelecer a construção das aprendizagens, por isso existem diversas linguagens e metodologias no ensino. Uma parte da formação dos sujeitos se desenvolve dentro do âmbito escolar e há a participação de grande valia de outros espaços sociais – como a rua, a praça, os centros religiosos e, principalmente, a casa – desenvolvendo-se, desta forma, o preparo de cada um. O objetivo deste trabalho é proporcionar maiores informações acerca da relevância dos mapas mentais no ensino de Geografia, metodologia a qual propicia o reconhecimento das transformações espaciais e como sendo uma ferramenta de simples aplicação bastante moderna. A base teórica foi pautada sob a ótica do geógrafo humanista Yi-Fu Tuan e do psicólogo suíço Jean Piaget. Os métodos aplicados foram desenvolvidos na construção de mapas mentais atrelados à inovação pedagógica, visto que realizaram a construção destes com base no trajeto individual (casa-escola). A aplicação foi desenvolvida estabelecendo através de uma explicação coletiva para os estudantes da educação básica, em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental, a perspectiva do que seria um mapa mental e demostrando a importância do reconhecimento do lugar em que se inserem. Iniciou-se com a realização da construção individual dos mapas mentais do trajeto casa-escola e a análise após a conclusão dos aspectos não observados na construção, o que fez com que os eles tivessem uma leitura cartográfica diferenciada e mais crítica da sua realidade. Os resultados gerados com o desenvolvimeto desta atividade são retratados pela observação do interesse e a participação ativa no processo estipulado durante a pesquisa. Através de um método inovador com novas perspectivas metodológicas, que possibilitam desenvolver as vivências e as experiências dos estudantes, torna-se um instrumento conciso na construção da compreensão da realidade e prontamente auxilia na edificação de um indivíduo mais crítico e ativo na sociedade. Desta forma, esse método possibilitou trazer a realidade para dentro de sala de aula e enriquecer as perspectivas dimencionais e geográficas dos estudantes. Nesta pesquisa a análise e construção dos mapas mentais e o desenho como recurso inovador no ensino de Geografia na escola básica tem-se a busca por estabelecer esse recurso como meio metodológico ativo em sala de aula no qual seja possível realizar a atividade com os materias disponíveis. Desta forma tornando-se mais acessível, e possibilita, também, o reconhecimento espacial dos estudantes diante do lugar vivido.
Título do Evento
XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC 2024) & V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2024)
Cidade do Evento
Seropédica
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PINHEIRO, Marcela Cazé de Oliveira; SANTOS, Clézio dos. O MAPA MENTAL E O DESENHO COMO RECURSO DIDÁTICO INOVADOR NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA... In: Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais. Anais...Seropédica(RJ) UFRRJ, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/929231-O-MAPA-MENTAL-E-O-DESENHO-COMO-RECURSO-DIDATICO-INOVADOR-NO--ENSINO-DE-GEOGRAFIA-NA-ESCOLA. Acesso em: 29/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes