PRÁTICAS DE CONSUMO DE ROUPAS ENTRE IDOSOS FREQUENTADORES DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA TERCEIRA IDADE DO MUNICÍPIO DE ITAGUAÍ (RJ)

Publicado em 22/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1295-9

Título do Trabalho
PRÁTICAS DE CONSUMO DE ROUPAS ENTRE IDOSOS FREQUENTADORES DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA TERCEIRA IDADE DO MUNICÍPIO DE ITAGUAÍ (RJ)
Autores
  • Rebecca Gerth Chagas
  • Débora Pires Teixeira
Modalidade
Resumo
Área temática
Ciências Sociais Aplicadas - Economia Doméstica
Data de Publicação
22/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/927137-praticas-de-consumo-de-roupas-entre-idosos-frequentadores-do-centro-de--convivencia-da-terceira-idade-do-municipi
ISBN
978-65-272-1295-9
Palavras-Chave
Consumo; Idosos; Moda; Centro de Convivência da Terceira Idade.
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo conhecer o consumo de roupas entre idosos do município de Itaguaí, RJ, frequentadores do Centro de Convivência da Terceira Idade - CCTI. Frente à Revolução da Longevidade e ao aumento do número de idosos no mundo, faz-se necessário conhecer o comportamento de compra dos idosos e suas implicações sociais e financeiras. Aliado ao crescimento dessa população, tem-se o desejo dos idosos pelo consumo de artigos do vestuário, bem como o pouco interesse do campo da moda na realização de pesquisas sobre o tema consumo de roupas entre idosos. Metodologicamente, a pesquisa assume um delineamento qualitativo, de caráter exploratório, que foi desenvolvida com entrevista pessoal por meio um de roteiro semiestruturado, contendo questões relacionadas ao perfil socioeconômico (idade, sexo e faixa de renda) e ao consumo de roupas. Os dados foram coletados no período de março a abril de 2024, com 55 idosos, do sexo masculino e feminino, com idade entre 60 a 88 anos. Os resultados organizados, tratados e analisados apontam para predomínio de mulheres (76%), na faixa etária de 65 a 70 anos (36%), com renda individual de entre um a dois salários mínimos (65%). Sobre o consumo de roupas, 45% obtêm suas roupas por meio de compra/ganho e 37% tem a sua aquisição ligada a motivados para uso em festas e celebrações. A praticidade apareceu como o principal balizador das escolhas para 36% dos entrevistados. Outro dado relevante é o alinhamento de parte dos entrevistados com os comportamentos relacionados às práticas sustentáveis. Com sentido, o termo “troca de roupas” apareceu cinco vezes e a palavra bazar foi citada 28 vezes durante as entrevistas, enquanto brechó foi citado 42 vezes, isso porque uma das entrevistadas possui um brechó e também pela existência de um bazar dentro do próprio CCTI no qual os idosos doam as roupas e a instituição realiza a venda por um valor simbólico que é revertido para uso interno nas festas promovidas durante o ano. A família é um grupo de significativa influência no processo decisório da compra de roupa, seja ajudando a fazer compras, comprando pelo idoso, doando peças usadas e presenteando com roupas, principalmente os filhos, netos, irmãos e sobrinhos. Sobre os locais de compra, as respostas variaram entre lojas e destinos concentrados no município de Itaguaí. A maioria (64%) dos idosos tem dificuldade de comprar roupa. roupa. Dentre os problemas mais comuns, o tamanho se destaca, representando 40% das reclamações, sobretudo em idosos com sobrepeso ou obesas ou no extremo oposto, idosos pequenos ou muito emagrecidos. As questões estéticas (40%) e os preços elevados (20%) também foram mencionados. Como resultado da produção científica desta pesquisa, tem-se a aprovação do resumo no IC 2 – CONSUMO DE MODA do 19º Colóquio de Moda (2024) e seu respectivo texto completo que será incluído nos Anais do evento, bem como a submissão de um artigo para o 8º Seminário de Moda, Gestão e Design (SEMGED) cuja o tema será “Humanidades e Artificialidades (2024). Dentre as limitações da pesquisa, a adesão parcial dos idosos pelo desinteresse na pesquisa, bem como a inconsistência numérica entre os idosos cadastrados pelo CCTI e os que efetivamente frequentam as atividades semanais propostas pelos núcleos, sendo o primeiro maior do que o segundo. Para pesquisas futuras, sugere-se a realização de grupos focais para investigação sobre o consumo em brechós/bazar, sobretudo as atividades de compra e troca de roupas dentro do próprio CCTI.
Título do Evento
XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC 2024) & V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2024)
Cidade do Evento
Seropédica
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CHAGAS, Rebecca Gerth; TEIXEIRA, Débora Pires. PRÁTICAS DE CONSUMO DE ROUPAS ENTRE IDOSOS FREQUENTADORES DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA TERCEIRA IDADE DO MUNICÍPIO DE ITAGUAÍ (RJ).. In: Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais. Anais...Seropédica(RJ) UFRRJ, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xi-raic-e-v-raidtec-ufrrj/927137-PRATICAS-DE-CONSUMO-DE-ROUPAS-ENTRE-IDOSOS-FREQUENTADORES-DO-CENTRO-DE--CONVIVENCIA-DA-TERCEIRA-IDADE-DO-MUNICIPI. Acesso em: 04/07/2025

Trabalho

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