NAVEGANDO EM ÁGUAS CAMBIANTES COM GÉRICAULT, LAMARTINE E DELACROIX

Publicado em 22/01/2024 - ISSN: 2319-0272

Título do Trabalho
NAVEGANDO EM ÁGUAS CAMBIANTES COM GÉRICAULT, LAMARTINE E DELACROIX
Autores
  • Robert Ponge
  • Nara Helena Naumann Machado
Modalidade
Comunicação
Área temática
O tema das águas na Literatura & outras artes
Data de Publicação
22/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xi-joeel/678126-navegando-em-aguas-cambiantes-com-gericault-lamartine-e-delacroix
ISSN
2319-0272
Palavras-Chave
Espaço no romantismo, água no romantismo, natureza no romantismo.
Resumo
Em sintonia com o tema da XI JOEEL, este trabalho se propõe a estudar a presença da água em três expressões artísticas da primeira metade do século XIX: A jangada da Medusa, pintura de Théodore Géricault (1791-1824); O lago, poema de Alphonse de Lamartine (1790-1869); A barca de Dante e Virgílio no inferno, tela de Eugène Delacroix (1798-1863). As três obras vieram à público nos anos 1818-1822, período em que as buscas românticas principiaram a ganhar fôlego e raiar na pintura e na poesia francesas. Pouco depois, a revolução romântica irromperia plenamente em solo francês. A metodologia utilizada é bibliográfica e iconográfica. Como referencial teórico usamos, entre outros: Cogniat (1965), Rosenfeld/Ginsburg (1978) para a contextualização histórica e artística; Argan (1992), Francastel (1990), Pierre (1985), Zanini (1978) para a análise do texto e do espaço nas obras selecionadas; Gusdorf (1985) para as valorizações românticas da natureza; Gusdorf (1985), Corbin (2010) para a presença da água em trabalhos artísticos e literários, sobretudo no romantismo. Como procedemos? Começamos contextualizando com algumas informações preliminares sobre o caráter tardio e limitado do primeiro romantismo francês e, por sua vez, sobre as reações diferenciadas da crítica e do público diante das produções mencionadas. Após, efetuamos uma análise das três obras, destacando o papel e os possíveis significados (explícitos ou não) do comparecimento da água nas mesmas. Depois, realizamos uma comparação relativamente à presença aquática nelas, tentando identificar semelhanças e diferenças, bem como eventuais conexões (veladas ou patentes). A seguir, pretendemos situá-las no contexto da época, relativamente a outras produções artísticas do período, nas quais a água tem notável presença; também, buscamos vincular o elemento aquático ao relacionamento do romantismo com a natureza. Finalmente, procuramos encerrar apontando algumas categorias sintetizadoras.
Título do Evento
XI JOEEL
Cidade do Evento
Londrina
Título dos Anais do Evento
Caderno de resumos da JOEEL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PONGE, Robert; MACHADO, Nara Helena Naumann. NAVEGANDO EM ÁGUAS CAMBIANTES COM GÉRICAULT, LAMARTINE E DELACROIX.. In: Caderno de resumos da JOEEL. Anais...Londrina(PR) UEL - Universidade Estadual de Londrina, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xi-joeel/678126-NAVEGANDO-EM-AGUAS-CAMBIANTES-COM-GERICAULT-LAMARTINE-E-DELACROIX. Acesso em: 08/08/2025

Trabalho

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