AMBIÊNCIA AQUÁTICA E EFEITOS DE PRESENÇA NA TRANSPOSIÇÃO DO POEMA “LAGOA” PARA A CANÇÃO

Publicado em 22/01/2024 - ISSN: 2319-0272

Título do Trabalho
AMBIÊNCIA AQUÁTICA E EFEITOS DE PRESENÇA NA TRANSPOSIÇÃO DO POEMA “LAGOA” PARA A CANÇÃO
Autores
  • Elimar Barbosa de Barros
Modalidade
Comunicação
Área temática
O tema das águas na Literatura & outras artes
Data de Publicação
22/01/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xi-joeel/669025-ambiencia-aquatica-e-efeitos-de-presenca-na-transposicao-do-poema-lagoa-para-a-cancao
ISSN
2319-0272
Palavras-Chave
Literatura e música. Ambiência aquática. Produção de presença. Lagoa.
Resumo
A transposição intersemiótica de um poema para uma canção é um processo complexo e criativo, no qual a obra original é reinterpretada por meio da linguagem musical. Essa adaptação oferece ao público uma nova maneira de se conectar com o poema, explorando suas camadas de significação e permitindo novas interpretações. No poema "Lagoa", de Carlos Drummond de Andrade, posteriormente musicado por Belchior, a temática aquática é estruturada com base na dicotomia estabelecida entre a água marinha e a “supremacia da água doce”, expressão empregada por Bachelard (1998) em suas reflexões sobre a imaginação da matéria. O estudioso francês pontua que a água terrestre (presente em rios, lagos e lagoas) possui uma enorme força simbólica ligada à nossa experiência cotidiana, pois é a água doce que encontramos em nosso entorno imediato. Diante do exposto, nosso objetivo é identificar no poema "Lagoa" elementos que enfatizam essa supremacia da água doce e depois examinar o modo como o imaginário aquático é reconfigurado na canção. Partimos do pressuposto de que a música tem o poder de ampliar e enriquecer a experiência poética. Neste caso específico, através da música, o poema de Drummond ganha uma nova dimensão, expandindo sua capacidade de criar imagens e evocar emoções. Para embasar nossa análise, recorremos aos estudos de Gumbrecht (2010, 2014) sobre produção de presença e ambiência, que exploram o modo como a arte consegue recriar estruturalmente a realidade retratada, despertando uma sensação de imersão e proximidade com o mundo. Depois, aos estudos de Brandão (2013) sobre princípios gerais de espacialidade. Os trabalhos de Oliveira (2002, 2003) sobre a relação da literatura com a música. Por fim, as reflexões de Bachelard (1998) sobre a imaginação da matéria fornecem subsídios teóricos para compreender a supremacia da água doce como um elemento simbólico e sensorial.
Título do Evento
XI JOEEL
Cidade do Evento
Londrina
Título dos Anais do Evento
Caderno de resumos da JOEEL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARROS, Elimar Barbosa de. AMBIÊNCIA AQUÁTICA E EFEITOS DE PRESENÇA NA TRANSPOSIÇÃO DO POEMA “LAGOA” PARA A CANÇÃO.. In: Caderno de resumos da JOEEL. Anais...Londrina(PR) UEL - Universidade Estadual de Londrina, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xi-joeel/669025-AMBIENCIA-AQUATICA-E-EFEITOS-DE-PRESENCA-NA-TRANSPOSICAO-DO-POEMA-LAGOA-PARA-A-CANCAO. Acesso em: 01/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes