RELATOS DE EXPERIÊNCIA COM O CURSO “INTRODUÇÃO A HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO” E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM CAMPINAS.

Publicado em 11/11/2021 - ISBN: 978-65-5941-410-9

Título do Trabalho
RELATOS DE EXPERIÊNCIA COM O CURSO “INTRODUÇÃO A HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO” E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM CAMPINAS.
Autores
  • RITA DE LOURDES CARNEVALE SANTOS
  • Orestes Augusto Toledo
Modalidade
Sessões de Diálogos - Resumo Expandido
Área temática
LINGUAGENS NOS COTIDIANOS EDUCATIVOS: CULTURAS E ARTES
Data de Publicação
11/11/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xfalaoutraescola2021/375088-relatos-de-experiencia-com-o-curso-introducao-a-historia-do-cinema-brasileiro-e-suas-relacoes-com-a-educacao-mu
ISBN
978-65-5941-410-9
Palavras-Chave
Cinema Brasileiro; filmes, Cineclube Outubro, Educação Básica municipal.
Resumo
TÍTULO: Relatos de experiência com o curso “Introdução a história do cinema brasileiro” e suas relações com a Educação municipal em Campinas. Eixo temático: Linguagens nos cotidianos educativos: culturas e artes Orestes Augusto Toledo orestesaugusto@gmail.com Historiador do Museu da Imagem e do Som de Campinas Rita de Lourdes Carnevale Santos ritacarnevale12@gmail.com Agente de educação Infantil pela Prefeitura de campinas Resumo: O curso “Introdução ao cinema brasileiro” foi realizado por meio de dezesseis encontros presenciais no Museu da Imagem e do Som (MIS), nos quais foram exibidos treze filmes: Brasa Dormida (Humberto Mauro, 1928, 120 min), Limite (Mario Peixoto, 1931, 120 min), Lábios sem beijos (Humberto Mauro, 1930, 56 min), Alô, alô carnaval (Adhemar Gonzaga, 1936, 80 min), Caiçara (Adolfo Celi, Tom Payne e John Waterhouse., 1950, 92 min), Nem Sansão nem Dalila (Carlos Manga, 1954, 90min), Rio 40 graus (Nelson Pereira dos Santos, 1954, 100 min), O grande momento (Roberto Santos, 1958, 80 min), Vidas Secas (Nelson Pereira dos Santos, 1964, 104 min), Deus e o diabo na terra do sol (Glauber Rocha, 1964, 110 min), Os Fuzis (Ruy Guerra, 1965, 120 min), O bandido da luz vermelha (Rogério Sganzerla, 1968, 92 min) e Matou a família e foi ao cinema (Júlio Bressane, 1970, 80 min). O curso foi realizado em 2019 como ação do Cineclube Outubro do MIS, o qual conta com um acervo diversificado de filmes nacionais e estrangeiros de diferentes categorias e gêneros, desde curtas até longa metragens. O Cineclube Outubro tem como principal atuação a curadoria, exibição e debate de filmes brasileiros. O cineclube do MIS traz uma perspectiva de cinema mobilizada por exibições e debates democráticos (com a participação de todos que assistem e, por vezes, até com os produtores também) de filmes com temas que afligem a sociedade, envolvendo grupos discriminados como: mulheres, negros, índios e LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgênero) e outros. A abordagem fílmica proposta no curso tratou de aspectos da linguagem e estética que marcaram o cinema mudo, as experiências dos estúdios entre as décadas de 1930 e 1950, o cinema novo e o cinema marginal, no decorrer de 16 encontros presenciais, em que cada filme produzido era discutido mediante seu contexto de produção e suas aproximações com o debate contemporâneo. O objetivo geral da pesquisa consiste em estabelecer conexões entre os filmes e o debate político contemporâneo, nas suas relações com a Educação Básica municipal. Os objetivos específicos são: realizar conversas com os filmes, discutindo as suas potências como conteúdo audiovisual sobre assuntos contemporâneos no contexto escolar e estabelecer relações entre o conteúdo dos filmes com os documentos oficiais da Educação Básica e Lei 13.006/2014, no que se trata da arte e cinema na escola. A dinâmica de apresentação dos filmes foi precedida de introdução a respeito de cada produção cinematográfica em suas particularidades de época e produção técnica, por um dos profissionais do Museu. O curso foi promovido a partir de parceria do MIS, Cineclube Outubro e CEFORTEPE (Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa educacional “Prof. Milton de Almeida Santos). A parceria de trabalho entre as instituições faz parte das ações formativas do Programa Cinema & Educação: A experiência do cinema na Escola de Educação Básica, com respaldo na Lei 13006 de 26 de junho de 2014 e Resolução SME 07/2016, publicada em 28 de março de 2016, as quais subsidiam o trabalho pedagógico com filmes brasileiros como um componente curricular contido no Projeto Político-Pedagógico das unidades educacionais municipais de Campinas. Os processos envolvidos foram: Introdução ao panorama do cinema brasileiro, exibição dos filmes e conversas/debates sobre eles. Os debates após as exibições dos filmes tornam-se relevantes para os educadores refletirem sobre a potência do cinema na escola. O contexto dos filmes apresentados foi: o Cinema Mudo, A Era dos Estúdios – Cinédia, Vera Cruz e Atlântida, Anos cinquenta: precursores do cinema novo, Cinema Novo e Cinema Marginal, a articulação da conversa com os filmes brasileiros com a lei 13.006/2014 e o cinema na escola e, por fim, uma abordagem do cinema brasileiro dos anos 70 à Retomada. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e transcrição de relatos de áudio do historiador do Museu da Imagem e do Som sobre o contexto de produção dos filmes e o cenário da época. A proposta tem relevância para a Educação por articular-se a obrigatoriedade de uso de filmes brasileiros nas escolas de Educação Básica como um direito humano e como componente curricular da proposta pedagógica escolar das unidades de ensino básico. O público-alvo do curso foram: profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Campinas e FUMEC (Fundação Municipal para Educação Comunitária) e interessados em geral. A parceria entre o Cineclube Outubro, por meio do Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) e o Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa da Rede Municipal de Ensino de Campinas (CEFORTEPE), possibilitou aos profissionais de Educação participarem do curso de cinema. A narrativa proposta dialoga com a trajetória do cinema brasileiro desde sua origem aos dias atuais, articulada a sua potência na Educação Básica com o debate dos filmes nas escolas e na importância da formação do cineclube no contexto escolar. Palavras-chave: Cinema Brasileiro; filmes, Cineclube Outubro, Educação Básica municipal . Referências bibliográficas: BERNARDET, J. C. Brasil em tempo de cinema. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. FRESQUET, A. (org.). Cinema e Educação: a lei 13.006 – reflexões, perspectivas e propostas. Ouro Preto, Universo Produções, 2015. Disponível em: http://www.redekino.com.br/pesquisa/cinema-e-educacao-a-lei-13-006-reflexoes-perspectivas-e-propostas/ Acesso em: 19 de junho de 2021. GOMES, Paulo Emilio Sales. Cinema: Trajetória de Subdesenvolvimento. 2ª ed. Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura). Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1swfTjN2KuAdA07lUzKQ9XQi6Z0mSLOJ3/view Acesso em: 19 de junho de 2021. LEITE, Sidney Ferreira. Cinema Brasileiro: Das Origens à Retomada. 1ª ed. São Paulo. Editora Fundação Perseu Abramo, 2005 (Coleção História do Cinema Brasileiro). Manifesto Cineclube Outubro. Disponível em: https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=rm&ogbl#search/oreste/FMfcgxwHMsSwcnMZTCRPfsrtgKhNfgjx?projector=1&messagePartId=0.1 Acesso em: 19 de junho de 2021. Programa Cinema & Educação: “A experiência do cinema na escola de educação básica municipal”. Disponível em: http://educacaoconectada.campinas.sp.gov.br/programa-cinema-educacao/objetivos/ Acesso em: 19 de junho de 2021. SILVA JUNIOR, Nelson. Cinema Brasileiro primeiros anos: origens e história. Trabalho apresentado no 6º Encontro Regional sul de História da Mídia: mídias, fluxos migratórios e diásporas, perspectivas históricas, 2016. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-regionais/sul/6o-encontro-2016/historia-da-midia-audiovisual-e-visual/cinema-brasileiro-primeiros-anos-origens-e-historia/view Acesso em: 19 de junho de 2021.
Título do Evento
X FALA Outra ESCOLA
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Fala Outra Escola
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, RITA DE LOURDES CARNEVALE; TOLEDO, Orestes Augusto. RELATOS DE EXPERIÊNCIA COM O CURSO “INTRODUÇÃO A HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO” E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM CAMPINAS... In: Anais do Seminário Fala Outra Escola. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xfalaoutraescola2021/375088-RELATOS-DE-EXPERIENCIA-COM-O-CURSO-INTRODUCAO-A-HISTORIA-DO-CINEMA-BRASILEIRO-E-SUAS-RELACOES-COM-A-EDUCACAO-MU. Acesso em: 12/08/2025

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