ENCONTROS E POSSIBILIDADES NA BIBLIOTECA ESCOLAR: A FORMAÇÃO DOCENTE EM UM ESPAÇO NÃO CONVENCIONAL

Publicado em 11/11/2021 - ISBN: 978-65-5941-410-9

Título do Trabalho
ENCONTROS E POSSIBILIDADES NA BIBLIOTECA ESCOLAR: A FORMAÇÃO DOCENTE EM UM ESPAÇO NÃO CONVENCIONAL
Autores
  • Gabriela Traversim Constantino
  • Maiara Gabriela de Almeida Rodrigues de Oliveira
  • Rhayza Crhisti de Lima Vassão dos Santos
Modalidade
Sessões de Diálogos - Resumo Expandido
Área temática
EDUCAÇÃO DAS SENSIBILIDADES E NARRATIVAS: O MUNDO NA ESCOLA E A ESCOLA NO MUNDO
Data de Publicação
11/11/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xfalaoutraescola2021/372439-encontros-e-possibilidades-na-biblioteca-escolar---a-formacao-docente-em-um-espaco-nao-convencional
ISBN
978-65-5941-410-9
Palavras-Chave
biblioteca escolar, práticas pedagógicas, formação docente, letramento informacional.
Resumo
Gabriela Traversim Constantino - Colégio Uirapuru gabriela.constantino@colegiouirapuru.com.br Gestora da Biblioteca do Colégio Uirapuru Maiara Gabriela de Almeida Rodrigues de Oliveira - Colégio Uirapuru maiara.oliveira@colegiouirapuru.com.br Auxiliar de Biblioteca do Colégio Uirapuru Rhayza Crhisti de Lima Vassão dos Santos - Faculdade Wlademir dos Santos rhayza.santos@wlasan.edu.br Aluna do curso de Pedagogia da Faculdade Wlademir do Santos, “Wlasan”. A biblioteca escolar pode ser um espaço potente para a formação docente, inicial ou continuada, uma vez que dentro dela práticas podem ser mediadas, visando um letramento informacional dos usuários, que a frequentam, servindo como um local de aprendizagem e trocas significativas entre alunos e professores. O objetivo deste resumo é apresentar as vivências docentes e da formação inicial de professores dentro da biblioteca escolar do Colégio Uirapuru, localizado na cidade de Sorocaba/SP e como estes professores e professoras, estando em formação inicial ou continuada, podem se beneficiar do espaço como ambiente formativo para a prática pedagógica. A reflexão sobre a prática pedagógica sempre é pautada no ambiente escolar e a biblioteca , enquanto instituição formativa, não pode ficar fora desta discussão, uma vez que, em seu espaço, os alunos podem aprender e trocar experiências significativas que resultam em aprendizados relevantes para a vida escolar. Desta forma, a vivência no espaço da biblioteca possibilita conhecer os processos pedagógicos, ligados ao Ensino Fundamental e à Educação Infantil, sendo o professor ou o bibliotecário, um mediador dos saberes necessários para realização do trabalho pedagógico dos docentes. O papel educativo que a biblioteca apresenta pode estar relacionado a diversos saberes necessários às práticas docentes dos professores; esta parceria entre educador da sala de aula e educador dentro da biblioteca, pode ter resultados benéficos aos alunos, enquanto usuários da biblioteca, a outros professores e integrantes da equipe pedagógica, mas também ter um resultado potente na comunidade escolar como um todo, pois a integração dos valores educacionais presentes na escola e na biblioteca, se fazem presente em toda a linha pedagógica da instituição, ou seja, bibliotecário e educador andam juntos, visando um resultado comum: a formação de usuários letrados e competentes, que utilizem recursos informacionais para a solução de problemas. A biblioteca possibilita uma formação potente, carregada de conteúdos vistos também em sala de aula, tais como os estudos literários, segurança na internet , leitura crítica das mídias e das redes sociais, compreensão e plurissignificação da memória, observação e participação em atividades de pesquisa, experiências relacionadas a análise textual, conteúdos estes que auxiliam na trajetória de descobertas, da construção social e pessoal dos alunos e professores que aqui passam. A proposta pedagógica dentro da biblioteca escolar permeia os conhecimentos necessários que a Base Nacional Comum Curricular, BNCC (2018), propõe que os alunos aprendam ao longo da vida escolar. Após a sua publicação, o letramento informacional no Brasil ganhou foco, apesar de ser amplamente discutido internacionalmente. Com este tópico em vigor, traçamos um plano de ação para a biblioteca escolar do Colégio Uirapuru, contemplando competências e habilidades que os alunos precisam desenvolver ao longo do processo educacional, desde a educação infantil, iniciando nos quatro anos de idade, até os anos finais do ensino fundamental e dessa forma, percorrer os caminhos necessários para alcançá-las. Os professores se beneficiam deste programa pois ele conversa diretamente com os saberes necessários ligados à docência, tal como também, alunas em formação, do curso de pedagogia, podem utilizar a biblioteca como laboratório vivo de práticas educativas.A partir de referências, como Bernadete Campello (2012), Carol Kuhlthau (2009 e 2010) e Paulo Freire (1988), este programa de biblioteca proporciona ao professor um complemento ao ensino dentro da sala de aula, sendo a biblioteca uma extensão das práticas pedagógicas. Dessa forma, o professor promove a si mesmo, e aos seus alunos o exercício da imaginação, do conhecimento de mundo, a expansão do vocabulário, a empatia, as práticas de pesquisa e a localização de acervo, um estímulo na formação literária, a partir da biblioteca. Este espaço possui um repertório educacional que auxiliará o professor como atuante docente e impactará na formação de seus alunos. Pensando nesta abordagem, a biblioteca escolar do Colégio Uirapuru iniciou, no ano de 2020 uma série de formações entre os integrantes da equipe que nela atua, trabalhando temas pedagógicos que extrapolam o ambiente formal da biblioteca, trazendo conceitos educacionais para a prática biblioteconômica. Neste viés, professores e professoras que frequentam o ambiente também podem, assim como alunos do curso de pedagogia, usufruir do ambiente e das formações para trocas de experiências potentes e significativas para o ensino e aprendizagem dos alunos, em diversas faixas etárias. Outro ponto importante na formação docente, dentro da biblioteca escolar, é a abertura de diferentes espaços para a prática docente, uma vez que a biblioteca escolar do Colégio Uirapuru é mutável. Como a biblioteca é um organismo vivo e a biblioteca do colégio reflete isso em seu ambiente físico, professores e alunos podem mudá-la a partir de suas necessidades pedagógicas, adaptando-a para que o espaço seja melhor aproveitado. O professor ou professora, pode beneficiar-se dessa mutabilidade apresentada na biblioteca, para explorar diferentes práticas docentes, para aquilo que melhor se adequar a sua realidade, sem falar que a disponibilidade de mídias informativas, como livros, ficcionais ou não, dicionários, atlas, enciclopédias e recursos tecnológicos, como computadores, tablets, telefones celulares, telas interativas e internet podem impulsionar as práticas pedagógicas. Por fim, a biblioteca escolar é um local de formação do leitor literário e o professor, em processo de formação continuada ou inicial, pode utilizar deste espaço como um estopim para sua formação enquanto leitor. Atrelada a essa possibilidade, o curso de Pedagogia da Faculdade Wlademir dos Santos, Wlasan, proporciona na disciplina de Literatura infantil um corpus literário ao aluno do curso de pedagogia e a biblioteca escolar do Colégio Uirapuru, em conjunto com o curso, atua como um laboratório para a prática literária. Alunos e alunas do curso se beneficiam desta parceria ao encontrar no acervo da biblioteca, referências literárias significativas para a prática docente ou para a formação leitora. Segundo Saldanha e Amarilha, 2018, p.152: [...] o ensino superior também apresenta lacunas com relação a formação do leitor de literatura, fato que compromete toda a rede de leitura, tendo em vista que é responsabilidade do curso de Pedagogia formar os futuros professores de crianças, jovens e adultos dos primeiros níveis de ensino. Concluímos, portanto, que o espaço da biblioteca escolar é um ambiente formativo potente, seja de alunos quanto de professores já graduados, que buscam uma formação continuada, ou de educadores em formação inicial, sendo um espaço não formal de formação que propõe aprendizados significativos e que refletem em diversos ambientes escolares, uma vez bem utilizados e mediados. Seus benefícios repercutem dentro da comunidade escolar, trazendo uma contribuição muito significativa para a formação e a integração do docente enquanto educador e mediador do conhecimento humano. Referências bibliográficas: CAMPELLO, Bernadete. Biblioteca Escolar: Conhecimentos que sustentam a prática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. 143p. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 21ª ed. São Paulo: Cortez, 1988. 80 p. KUHLTHAU, Carol. Como orientar a pesquisa escolar: estratégias para o processo de aprendizagem. Trad. e adapt. por Bernadete Santos Campello et. al. Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2010. 252p. KUHLTHAU, Carol. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental. Trad. e adapt. por Bernadete Santos Campello et. al. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. 304p. SALDANHA, Diana Maria Leite Lopes; AMARILHA, Marly. O ensino de literatura no curso de Pedagogia: uma presença necessária. Educ. rev., Curitiba , v. 34, n. 72, p. 151-167, Dec. 2018 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000600151&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 03 junho de 2021.
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Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Fala Outra Escola
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Even3
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Meio Digital

Como citar

CONSTANTINO, Gabriela Traversim; OLIVEIRA, Maiara Gabriela de Almeida Rodrigues de; SANTOS, Rhayza Crhisti de Lima Vassão dos. ENCONTROS E POSSIBILIDADES NA BIBLIOTECA ESCOLAR: A FORMAÇÃO DOCENTE EM UM ESPAÇO NÃO CONVENCIONAL.. In: Anais do Seminário Fala Outra Escola. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xfalaoutraescola2021/372439-ENCONTROS-E-POSSIBILIDADES-NA-BIBLIOTECA-ESCOLAR---A-FORMACAO-DOCENTE-EM-UM-ESPACO-NAO-CONVENCIONAL. Acesso em: 04/05/2025

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