O JORNAL ESCOLAR EM TEMPOS PANDÊMICOS - NOÊMIA EM AÇÃO

Publicado em 11/11/2021 - ISBN: 978-65-5941-410-9

Título do Trabalho
O JORNAL ESCOLAR EM TEMPOS PANDÊMICOS - NOÊMIA EM AÇÃO
Autores
  • HELENA CRISTINA VELARDI DOS SANTOS
  • Renata Castro Oliveira De Sousa Goya
  • Leandro Roberto Ferreira de Souza
Modalidade
Sessões de Diálogos - Resumo Expandido
Área temática
EDUCAÇÃO DAS SENSIBILIDADES E NARRATIVAS: O MUNDO NA ESCOLA E A ESCOLA NO MUNDO
Data de Publicação
11/11/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xfalaoutraescola2021/366279-o-jornal-escolar-em-tempos-pandemicos---noemia-em-acao
ISBN
978-65-5941-410-9
Palavras-Chave
jornal escolar; educação infantil; pandemia; trabalho colaborativo.
Resumo
O ano de 2020 foi muito atípico para todos nós. Uma crise sanitária assolou o mundo, com a Pandemia da COVID-19 e essa experiência estremeceu as relações humanas, principalmente as relações interpessoais e educacionais estabelecidas no âmbito da escola, e para esta apresentação ressalta-se o recorte da modalidade Educação Infantil. Este resumo construído por três educadores do Centro de Educação Infantil Professora Noêmia Cardoso Asbahr, vinculado à Secretaria Municipal de Educação da cidade de Campinas, estado de São Paulo, apresenta a experiência pedagógica que vivenciaram com a ruptura imposta pelo contexto histórico e pandêmico. O objetivo é compartilhar uma possibilidade de nova organização escolar pautada num trabalho colaborativo que dialoga com os princípios da Pedagogia Freinet e com alguns conceitos postulados por Paulo Freire, não como um receituário, porém trazer para o diálogo questões relacionadas ao processo educativo, ao projeto pedagógico e as diretrizes para a infância estabelecidas no município. A experiência a ser compartilhada trata-se de um projeto de jornal escolar, que surgiu em meados do mês de agosto de 2020, com a resolução do teletrabalho para a Educação Infantil na Rede Municipal de Educação. E efetivou-se a partir do planejamento colaborativo e coletivo do grupo de educadores que reuniram-se para olhar o contexto sócio-histórico e cultural em reuniões de planejamento e avaliação institucional que aconteceram nos dias 04 e 11 de setembro. Nesses encontros, o coletivo de educadores definiu uma nova reorganização da unidade escolar, para atender as demandas da comunidade externa, bem como da comunidade interna, a fim de tornar significativo o processo educativo tanto para as crianças quanto para os educadores. Além disso, com a nova organização que passou a ser por frentes de trabalho, foi possível ampliar as fronteiras da unidade escolar para contemplar o entorno e ainda os internautas que passaram a ser compreendidos também como parte da comunidade escolar. Outro ponto a ser destacado foi a potência dessa nova organização em proporcionar aos educadores maior envolvimento no trabalho remoto, respeitando seus centros de interesse para otimizar cooperação, pertencimento e autonomia. Com isso os educadores de diferentes segmentos tiveram a oportunidade de trabalhar na construção de ressignificações da Educação Infantil em meio a Pandemia da COVID-19. Nesta outra organização da escola, surgiram 3 comissões: JORNAL, MATERIAIS, VÍDEOS. O trabalho aqui apresentado é o recorte do grupo do Jornal Escolar, que era composto por: Carla, Helena, Leandro, Marina e Renata, e aqui será comunicado por Helena, Leandro e Renata, já que as demandas das outras duas integrantes não favoreceram suas participações. A heterogeneidade desse grupo composto por pessoas com diferentes formações acadêmicas e por ocuparem cargos distintos na organização escolar promoveu experiências com a alteridade, como pressuposto para um espaço escolar, e que muitas vezes não seria possível se não fosse o contexto pandêmico. O projeto do Jornal Escolar foi escrito com o intuito de otimizar a parceria escola e família neste momento de Pandemia em que os profissionais das unidades educacionais da Rede Municipal de Campinas estavam em teletrabalho. A proposta era divulgar sugestões de experiências possíveis de serem reproduzidas nos espaços domésticos. Com isso, o objetivo era de aproximar as ações do cotidiano familiar das dinâmicas vivenciadas na escola. Para a construção deste projeto foram elencados os objetivos: Publicizar para a comunidade escolar as experiências pedagógicas propostas pelos profissionais do CEI Profª Noêmia Cardoso Asbahr; Sensibilizar as famílias sobre as experiências que podem ser oportunizadas para as crianças visando aprendizagens múltiplas; Divulgar para a comunidade ações promovidas por outros setores do Serviço Público Municipal de Campinas que estão mobilizados no apoio à população neste momento de pandemia; Qualificar a comunicação escola e comunidade através de jornal digital que será disponibilizado através da página do Facebook da U.E. e pelo Wathsapp das famílias; Fomentar as estratégias de letramento digital para famílias e crianças, através de diversificação de gêneros literários e tipologias textuais; Otimizar a documentação do trabalho pedagógico desenvolvido pela unidade diante da situação de COVID-19. Além de estreitar as relações escola e família, o grupo almejou otimizar a participação coletiva dos profissionais da unidade escolar, uma vez que através do jornal escolar era possível ter espaço para todos os agrupamentos e segmentos compartilharem vivências e práticas. Outro aspecto defendido pelo grupo era respeitar e exercer a função social da escola de ofertar para toda a comunidade interna e externa notícias, curiosidades, dicas e informações culturais, todos de grande relevância em tempos de crise sanitária. Todo esse movimento do Jornal Escolar ainda desencadeou num movimento de formação continuada para os educadores desta unidade escolar, uma vez que para trabalhar com o jornal escolar foi preciso buscar fundamentação teórica na pedagogia Freinet, e para tanto foi proposto um Grupo de Estudos para diálogos e reflexões sobre nossa prática articulada à teoria, o que nos fez estar inseridos numa práxis pedagógica como defendida por Paulo Freire. Além de proporcionar ao coletivo da escola diálogos com pessoas de diferentes lugares envolvidas com a educação e principalmente com práticas ativas de uma educação emancipatória, cooperativa, autônoma e democrática. Pois tivemos encontros virtuais para troca de experiências que subsidiou a construção do jornal e amadurecimento das propostas pedagógicas. O projeto do jornal ganhou público com acesso ao material impresso e virtual, democratizando ainda mais o acesso de todos e para todos. E a avaliação do projeto foi proposta de maneira processual, ancorada nos princípios avaliativos da rede municipal de educação a fim de respeitar a participação de todos os integrantes do grupo do Jornal e da escola como um todo, vale ressaltar que a equipe do jornal sempre esteve disponível para ouvir as famílias e as crianças, através dos canais de comunicação, que em 2020 acontecia via Whastapp institucional e Facebook. O projeto jornal continua ativo, e em 2021 teve algumas edições publicadas. O desejo deste grupo é divulgar o trabalho proposto e a experiência vivida, não apresentando apenas o que foi positivo, mas é importante apresentar os percalços encontrados pelo caminho, reconhecer as fragilidades e colocar em pauta para reflexão temas como o currículo escolar, a educação infantil e as infâncias, o processo educativo, a práxis, a formação continuada e a precarização do trabalho docente, a fim de contaminar positivamente os ouvintes e leitores com possibilidades outras, para pensarmos em escolas outras em diálogo com a academia.
Título do Evento
X FALA Outra ESCOLA
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Fala Outra Escola
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, HELENA CRISTINA VELARDI DOS; GOYA, Renata Castro Oliveira De Sousa; SOUZA, Leandro Roberto Ferreira de. O JORNAL ESCOLAR EM TEMPOS PANDÊMICOS - NOÊMIA EM AÇÃO.. In: Anais do Seminário Fala Outra Escola. Anais...Campinas(SP) UNICAMP, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xfalaoutraescola2021/366279-O-JORNAL-ESCOLAR-EM-TEMPOS-PANDEMICOS---NOEMIA-EM-ACAO. Acesso em: 06/06/2025

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