RELATO DE EXPERIÊNCIA: A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO PASSO: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FREVO PARA OS ALUNOS DA ESCOLA DE FREVO MAESTRO FERNANDO BORGES.

Publicado em 19/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-765-1

Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO PASSO: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FREVO PARA OS ALUNOS DA ESCOLA DE FREVO MAESTRO FERNANDO BORGES.
Autores
  • Fabíola Cristina de Oliveira Bento Aquino
  • Elicia Barros Guerra Souza
  • Natalia Gabriela da Silva
Modalidade
Poster
Área temática
Educação Física Escolar
Data de Publicação
19/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xcnef/616762-relato-de-experiencia--a-educacao-atraves-do-passo--a-representacao-social-do-frevo-para-os-alunos-da-escola-de-f
ISBN
978-85-5722-765-1
Palavras-Chave
Frevo, Escola de Frevo, Representação Social
Resumo
O Frevo é um gênero musical que deu origem a dança, o passo. É de fato a representação da cultura pernambucana. Essas representações sociais se constituem no cotidiano e estão presentes na realidade das pessoas através das relações interpessoais. Para Moscovici, uma representação social parte da interação sujeito-objeto. O autor apresenta esta interação como o processo de construção do conhecimento, ao mesmo tempo individual e coletivo, representações sociais de senso comum, facilmente apreendidas (MOSCOVICI, 1978). Um dos espaços que procura manter esta representação viva durante todo o ano é a Escola de Frevo Maestro Fernando Borges, espaço de educação através da arte. Pelo sentimento de pertencimento enquanto aluna da escola há dez anos procuramos compreender como o processo educacional da escola vem se desenvolvendo há 26 anos para salvaguardar a cultura pernambucana em prol das gerações futuras. Assim, o objetivo desse trabalho é analisar a representação social do frevo enquanto pratica educacional para os alunos da Escola de Frevo Maestro Fernando Borges. Metodologia: Para dar subsídios à construção do relato de experiência a pesquisa será de natureza qualitativa, descritiva. O percurso metodológico partirá das falas e memórias dos alunos através da história oral onde posteriormente buscaremos analisar a representação do frevo enquanto prática educacional. A população da pesquisa foi formada por 10 alunos, destes 6 são iniciantes e 4 são veteranos. Resultados e discussões: Por ser uma pesquisa em andamento não será possível apresentar os resultados e discussões, entretanto, iremos analisar os fatos com base nas categorias seguintes: a representação social do frevo enquanto prática educacional; a Escola de Frevo Maestro Fernando Borges e sua importância para difundir o Frevo; Pretendemos com a pesquisa, apresentar a importância da educação e de como ela se apresenta através do Frevo a partir das representações sociais dos alunos da escola de frevo.
Título do Evento
X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal
Cidade do Evento
Recife
Título dos Anais do Evento
Anais do X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

AQUINO, Fabíola Cristina de Oliveira Bento; SOUZA, Elicia Barros Guerra; SILVA, Natalia Gabriela da. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO PASSO: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FREVO PARA OS ALUNOS DA ESCOLA DE FREVO MAESTRO FERNANDO BORGES... In: Anais do X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal. Anais...Recife(PE) UFPE, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xcnef/616762-RELATO-DE-EXPERIENCIA--A-EDUCACAO-ATRAVES-DO-PASSO--A-REPRESENTACAO-SOCIAL-DO-FREVO-PARA-OS-ALUNOS-DA-ESCOLA-DE-F. Acesso em: 04/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes