O HOMEM NEGRO BRASILEIRO HOMOAFETIVO MASCULINIZADO

Publicado em 23/12/2021

Título do Trabalho
O HOMEM NEGRO BRASILEIRO HOMOAFETIVO MASCULINIZADO
Autores
  • Pedro Rodrigues Junior
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 15 - Diversidade, desigualdades e opressões no tempo presente
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/440661-o-homem-negro-brasileiro-homoafetivo-masculinizado
ISSN
Palavras-Chave
Homem negro homoafetivo brasileiro masculinizado, Entrevista, Linguística Sistêmica Funcional, Análise do Discurso Crítica
Resumo
O homem ‘homoafetivo’ negro brasileiro masculinizado é um pária duplo ou, tantas vezes, múltiplo (pobre, periférico), pois sofre preconceito tanto por sua cor quanto pela sua orientação sexual silenciada de uma forma geral em sociedade. Além de sofrer preconceito por sua cor, sofre preconceito do próprio homem negro heteroafetivo, por ele ser homoafetivo, apesar de muitas vezes não se considerar como tal, ou seja, silenciam-no e ele se silencia. Cria-se um círculo vicioso entre a sociedade e seu pária, que cobra dele um posicionamento heterossexista invariável, um posicionamento social que exige de seu corpo o trabalho perpétuo e uma função de pai de família e provedor infalíveis, subjugando-o em suas capacidades via de regra. Geralmente, o homem negro gay acaba sendo silenciado tanto pelo movimento negro como LGBT. Como nos ensina Audre Lorde, a questão negra também deveria ser LGBT já que existem pessoas negras que o são, da mesma forma que a causa LGBT deveria ser negra.  (https://www.cartacapital.com.br/sociedade/o-homem-negro-gay-4511.html) Consultado em 26/02/2018. “… não tenho nada contra, MAS...”. (https://www.cartacapital.com.br/sociedade/o-homem-negro-gay-4511.html) Consultado em 26/02/2018. (Edição nossa) O objetivo deste trabalho é apresentar amostras que levantem a possibilidade de estudos futuros em temáticas sobre as minorias em torno do homem homoafetivo, principalmente o negro, em contexto sociocultural brasileiro. A hipótese retratada é uma similaridade de modalizações avaliativas que acontecem com este homem dentro do status quo que ele vive e a linguagem que o silencia, também contribuindo com uma autonegação em que ele se autosilencia. A ENTREVISTA É ESPONTÂNEA A UTILIDADE DO QUE FOR RESPONDIDO SERÁ DECIDIDA POSTUMAMENTE DADOS DE BASE 1) Identifique-se: de – 1 a 10 – ou de – A a Z. 2) Quantos anos? 3) Casado? 4) Trabalho? 5) Diversão? 6) Você tem Filhos, Netos, Irmãos, Primos, Tios, Avós, Amigos, Colegas, Desconhecidos que você tenha em mente que sejam homoafetivos negros etc.? DA IDENTIDADE HOMOAFETIVA NEGRA MASCULINA 7) A) Alguém dos Filhos, Netos, Irmãos, Primos, Tios, Avós etc. são negros ou pardos ou brancos, loiros, ruivos, de um pai ou mãe negros, por exemplo, ou qualquer outra constituição familiar misturada interessante, que seja com índios ou outras nacionalidades europeias? C) Além dos Filhos, Netos, Irmãos, Primos, Tios, Avós etc. ou conhecidos, amigos, vizinhos, há pessoas distantes que sejam negros, pardos ou brancos, loiros, ruivos de um pai ou mãe negros que você conheça? B) Existe alguém dos Filhos, Netos, Irmãos, Primos, Tios, Avós etc., ou conhecidos, amigos, vizinhos, ou pessoas distantes que sejam (‘mais ou menos assim...’) gays? 8) A) Este parágrafo será substituído. B) O que você acha de brincadeiras de meninos negros com bonecas negras ou não? C) Essas crianças, apesar de negras, são mais negras do que brancas, são mais meninas do que meninos sobre o que pensam de sua própria identidade? D) Gostam mais ou menos de si? 9) A) Como você acredita que uma criança, um adolescente e um jovem no início de sua juventude se veja, se olhe como sendo homoafetivo e negro (ou descendente de negro/a de primeira, segunda ou mais gerações, já que o Brasil é altamente miscigenado)? B) Como a infância, a adolescência e a juventude são idades de descobertas, o que você pensa sobre uma possível experiência homoafetiva negra masculina nessas fases? 10) A) E na fase adulta, o que você imagina que deva, deveria ou deve ser a identidade homoafetiva negra masculina? B) O que você diria, que apreciação faria, faria algum julgamento sobre esta identidade? C) Você tem opinião sobre quem a julga de forma positiva ou negativa? MÍDIA 11) A) O que você pensa sobre as velhas e as novas novelas, de época e contemporâneas, com personagens negros ou que também tenham essa etnia geneticamente, que sejam assumidamente homoafetivos? Principalmente homens. B) O que você pensa sobre a identidade deles, como eles são, o que é a figura deles para você, quem eles são? 12) A) O que você pensa sobre alguém homoafetivo negro masculino, famoso ou não, se assumir: é perda ou ganho de tempo, útil ou inútil, é sinal de coragem, é um exemplo? B) O que você acha de alguém famoso ser homoafetivo negro masculino na realidade, ou não, estar na televisão para representar papéis homoafetivos em novelas: esses papéis são adequados à realidade desta identidade no país, em novelas ou outros programas de época ou atuais? C) Um ator negro representar um homoafetivo negro pobre, cabeleireiro, faxineiro, ou até um segurança transmite a realidade desta identidade na nossa sociedade? Obs: Uzoamaka Nwaneka Aduba, negra, ganhou dois prêmios Emmy Awards, de melhor atriz e agradeceu a todos sem nenhum comentário sobre negritudes. Viola Davis, negra, também ganhou o prêmio Emmy Awards de melhor atriz mais recentemente, oportunidade em que ela declarou a dificuldade de protagonismo e recebimento de prêmios para atores negros de uma forma geral. Você concorda com ela declarar isso? 13) A) Ator, pessoa comum: Além da ficção, na vida real, isso também acontece atualmente? B) Você acredita que a homoafetividade negra masculina sempre tenha existido na história da humanidade em diferentes épocas e lugares? C) Como você acredita que isso aconteça aqui no Brasil? D) E como isso acontece no mundo? Você tem alguma referência? E) O que você pensa sobre a identidade deles, como eles são, o que é a figura deles para você, quem eles são? F) Eles sofrem preconceito? De que forma? G) Eles causam preconceito? De que maneira? H) Eles têm preconceito de si mesmos? PESSOAL 14) A) Se acontecesse algum preconceito étnico-homofóbico com alguém que você conhecesse, ou que ainda fosse desconhecido, e que você viesse a saber; que alguém se aproximasse no sentido de se manifestar negativamente ou agressivamente, verbal ou fisicamente, quem o sujeito dessa ação seria para você? B) Como você conceberia essa situação étnico-homofóbica preconceituosa? 15) A) E se um adulto sofresse preconceito étnico de forma tendenciosa ou de maneira declarada, quem seria a pessoa que o exercesse? B) E se um adulto levasse uma ‘cantada’ em código ou declarada (escrachada), o que você acha da situação e como você veria a pessoa que exerceu a mesma? 16) A) Teve alguma experiência quando da infância, alguma brincadeira inocente da adolescência, ou na juventude, em que alguém se aproximasse de você num sentido preconceituoso étnico? B) Teve alguma experiência homoafetiva ‘inocente’ quando da infância, alguma brincadeira da adolescência, ou uma loucura da juventude em que alguém se aproximasse de você nesse sentido? C) Você pensa que ‘teria levado numa boa’ essas duas situações de aproximação ainda que as negasse terminantemente? 17) A) Você já sofreu preconceito, expresso ou não (indireto ou em código)? Você pode nos contar? B) Como foi isso pra você? O que você pensou da pessoa? Quem ela é pra você: racista? 18) A) Você já levou uma cantada, expressa ou não (em código)? Você pode nos contar? B) Como foi isso pra você? O que você pensou dessa pessoa? Quem ela é pra você: ‘viado’? HISTÓRIA, SAÚDE E LEGISLAÇÃO 19) A) Tendo em vista a Lei Caó, você poderia nos falar se teve alguma experiência étnica preconceituosa? B) Se não teve, você crê que pode ou possa tê-la? 20) A) Com todo respeito, você poderia nos falar, se teve alguma experiência homoafetiva? B) Se não teve, você crê que pode ou possa tê-la? 21) A) Considerando que por volta de 1980, a Organização Mundial de Saúde retirou a ‘homossexualidade’ da lista de doenças do CID, que é a ‘bíblia médica’ de todas as doenças existentes catalogadas, o que você pensa sobre isso? 22) Com tantos casos de bullyings, agressões verbais, linchamentos, e até mortes, silêncios e silenciamentos ainda existentes sobre o tema, no sentido de se buscar uma conscientização maior e melhor nossa, por parte da sociedade, das religiosidades e da justiça, o que você nos comentaria sobre as máximas: A) “Quando não ‘faz’ na entrada, ‘faz’ na saída”? B) “Se a pessoa é homossexual, o problema é dela”? 23) Tem alguma consideração final a tecer?
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JUNIOR, Pedro Rodrigues. O HOMEM NEGRO BRASILEIRO HOMOAFETIVO MASCULINIZADO.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/440661-O-HOMEM-NEGRO-BRASILEIRO-HOMOAFETIVO-MASCULINIZADO. Acesso em: 02/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes