INFLUÊNCIAS DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA E NO NÍVEL DE CONSUMISMO ENTRE JOVENS

Publicado em 23/12/2021

Título do Trabalho
INFLUÊNCIAS DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA E NO NÍVEL DE CONSUMISMO ENTRE JOVENS
Autores
  • Daniele Fernandes Rodrigues
  • Sara Dias de Souza
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 28 - Informação, Educação e Tecnologias
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/437891-influencias-da-tecnologia-na-educacao-financeira-e-no-nivel-de-consumismo-entre-jovens
ISSN
Palavras-Chave
Educação Financeira, Consumismo, Tecnologia.
Resumo
Introdução O presente trabalho se refere a uma pesquisa descritiva acerca do tema educação financeira e consumismo, objetivando demonstrar como a educação financeira se relaciona com o nível de consumismo. Para tanto, busca-se entender o assunto através de uma pesquisa bibliográfica e legitimá-lo por meio da pesquisa de campo com jovens estudantes de administração da Universidade Federal Fluminense em Macaé. Os dados serão coletados por intermédio de um questionário aplicado aos alunos, onde as questões referentes à educação financeira foram elaboradas com base nos construtos propostos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE, 2012) e, com relação ao consumismo, foram usados os construtos sugeridos por Wu (2006). Esta pesquisa se faz necessária mediante os impactos negativos causados pelo consumo excessivo, não só financeiramente, mas também em outros aspectos da vida, o que acaba por comprometer a qualidade de vida tanto de jovens como de toda a sociedade, além dos danos causados ao meio ambiente. 1. Fundamentação teórica Com o advento da Revolução Industrial, a cultura do consumo foi intensificada. Hoje, com a globalização, campanhas de marketing sofisticadas, amparadas por pesquisas sobre o comportamento do consumidor, aliadas ao acesso fácil ao crédito, levam o consumidor despreparado a um consumo desenfreado, chamado consumismo. Consumir faz parte da vida do ser humano, além de ser primordial para a economia, é uma questão de sobrevivência. Entretanto, o consumo passou a ter um significado diferente para as pessoas. Apenas satisfazer necessidades não traz felicidade, mas é preciso realizar infinitos desejos, tendo como consequência o uso imediato e a rápida substituição dos mesmos (BAUMAN, 2008). Atualmente, além das pesquisas que estudam o comportamento do consumidor, com a internet e as redes sociais, conhecer o público ficou ainda mais fácil. As propagandas chegam ao consumidor precisamente, pois o algoritmo entrega aquilo que o consumidor quer ver ou o que ele supõe que ele queira ver baseado nos dados do usuário. Ademais, pessoas são bombardeadas por ofertas “imperdíveis” e acabam aderindo a elas, devido às estratégias do marketing e à facilidade proporcionada pelas compras pela internet. Segundo Ferreira (2017), tecnologias cada vez mais modernas e propagandas sofisticadas são usadas por especialistas para manipular e influenciar o inconsciente coletivo visando que o estereótipo e o prazer tenham maior importância. Nesse contexto, os jovens são extremamente afetados, por geralmente estarem mais imersos no ciberespaço e no mundo tecnológico. A psicóloga infanto-juvenil Susan Noce Perboni afirma que as crianças e adolescentes são alvos fáceis da mídia, sendo os que mais consomem produtos. Para ela, a necessidade de aceitação por determinado grupo e de estar dentro dos padrões da moda são exemplos que os levam a comprar mais, visto que esses jovens possuem baixa autoestima e não têm a maturidade necessária, sendo altamente influenciáveis (VERTEMATTI, 2009). Um dos caminhos para reverter a cultura do consumismo é a ampla divulgação da educação financeira. Hoje, vê-se um crescimento na busca pelo tema, mas a maioria da população ainda não tem familiaridade com os conceitos. Uma pesquisa feita por Klapper, Lusardi e Van Oudheusden (2015) sobre a educação financeira ao redor do mundo, identificou que apenas 1 em cada 3 adultos demonstram ter conhecimentos básicos em finanças e que somente 35% dos adultos brasileiros são alfabetizados financeiramente. No Brasil, existe a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF – criada através do Decreto Federal 7.397/2010, e renovada pelo Decreto Federal nº 10.393, de 9 de junho de 2020, que tem por objetivo “contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes” (ENEF, 2017), mas suas ações ainda são insuficientes. Em uma pesquisa realizada por Messias, Silva e Silva (2015), com 50 estudantes universitários, com idades entre 20 e 25 anos, visando analisar o perfil consumidor desses jovens, 74% afirmaram ter excedido o limite do cartão de crédito e a maioria deles (38%) declarou que o despreparo para lidar com as finanças era o motivo. Para os autores, “a educação financeira tem um papel fundamental na educação do indivíduo para o consumo consciente e seu equilíbrio financeiro ao longo da vida.” (MESSIAS, SILVA E SILVA, 2015). Segundo Dantas e Rodrigues (2015), “Educação Financeira é um projeto que se desenvolve ao longo da vida dos indivíduos e pressupõe a preparação deles para que sejam consumidores responsáveis, informados e exigentes”. Dolci (2011) alerta para o fato de que as escolas e universidades deveriam focar na orientação ao consumo consciente não somente voltado para o meio ambiente, mas também evidenciando a importância de proteger a saúde financeira dos jovens e da aplicação do Código de Defesa do Consumidor. A autora ressalta ainda que, por outro lado, não cabe somente às autoridades este ensino, mas os pais são os principais influenciadores e, infelizmente, o exemplo que passam e que os jovens replicam é o consumo excessivo. 2. Resultados esperados A partir da análise do perfil dos participantes (jovens universitários estudantes de administração da Universidade Federal Fluminense em Macaé) e das respostas dos questionamentos que serão feitos a este público sobre educação financeira e seus hábitos de consumo se espera verificar qual a relação entre educação financeira e nível de consumismo entre os jovens universitários. Para isso, esta pesquisa pretende seguir os devidos passos: definir Educação Financeira e entender seus conceitos e benefícios; conceituar o termo Consumismo e identificar as suas causas e consequências; analisar como a educação financeira influencia nos hábitos de compra do consumidor; abordar a questão da tecnologia tanto no aspecto da educação financeira quanto do consumismo, utilizando a pesquisa de campo para confirmar ou não as hipóteses. Desta forma, levando em consideração o potencial econômico do jovem consumidor e sua propensão ao consumismo, bem como os malefícios causados por essa prática, o presente estudo buscará responder a seguinte questão: Qual a relação entre educação financeira e nível de consumismo entre jovens estudantes de administração da UFF Macaé? Conclusões Sendo assim, essa pesquisa é relevante para os jovens consumidores e para todos os que desejarem ter uma vida mais equilibrada, consumindo de forma responsável, podendo ter aproveitamento social ao possibilitar que mais pessoas se interessem pelo tema e busquem ter uma educação financeira. Faz-se relevante ainda para a conscientização da sociedade quanto aos perigos do consumismo para o meio ambiente. Além de contribuir economicamente, pois ao redirecionar seu dinheiro para outros focos que não o consumismo, os jovens podem ascender financeira e economicamente. Ademais, este trabalho tem relevância acadêmica, fornecendo informações sobre os temas citados e podendo induzir novas pesquisas. Para mais, também pode incentivar a criação de programas de educação financeira por parte do governo e maior investimento e divulgação dos já existentes, e até mesmo a sua inserção no currículo escolar, pois quanto mais cedo a aprendizagem, mais cedo teremos consumidores conscientes, educados financeiramente. Referências bibliográficas BAUMAN, Z. Vida para Consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. DANTAS, L. T.; RODRIGUES, C. K. Educação Financeira e Sustentabilidade. III Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática: questões atuais, 2015. DOLCI, M. I. Consumismo jovem. Folha de São Paulo. São Paulo, 2011. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me1710201115.htm> Acesso em: 14/09/2021. ENEF. Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF. Ensino a Distância. Em: Vida e Dinheiro. 2017. Disponível em: <https://www.vidaedinheiro.gov.br/ead-novos-alunos/>. Acesso em: 24/06/2021. FERREIRA, J. M. Uma breve análise do consumismo: Influências e consequências na sociedade. Dissertação (Mestrado) - Faculdades EST. Programa de Pós-Graduação. Mestrado em Teologia. São Leopoldo, 2017. KLAPPER, L.; LUSARDI, A.; VAN OUDHEUSDEN, P. Financial Literacy Around the World. Global Financial Literacy Survey. Washington, DC, USA, 2015. MESSIAS, J. F.; SILVA, J. U.; SILVA P. H. C. Marketing, Crédito & Consumismo: impactos sobre o endividamento precoce dos jovens brasileiros. ENIAC Pesquisa, Guarulhos (SP), p. 43-59, v. 4, n. 1, jan.-jun. 2015. OCDE. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Measuring Financial Literacy: Results of the OECD / International Network on Financial Education (INFE) Pilot Study. OECD Working Papers on Finance, Insurance and Private Pensions No. 15. 2012. Disponível em: <https://www.oecd-ilibrary.org/finance-and-investment/measuring-financial-literacy_5k9csfs90fr4-en>. Acesso em: 30/08/2021. VERTEMATTI, C. Jovens estão cada vez mais consumistas, diz pesquisa. Rudge Ramos Jornal. Universidade Metodista de São Paulo. 2009. Disponível em: <http://www.metodista.br/rronline/noticias/entretenimento/pasta-3/jovens-estao-cada-vez-mais-consumistas>. Acesso em: 14/09/2021. WU, Lan. Excessive buying: the construct and a causal model. A Dissertation presented to The Academic Faculty in partial fulfillment of the requirements for the degree Doctor of Philosophy in the College of Management. Georgia Institute of Technology. 2006.
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RODRIGUES, Daniele Fernandes; SOUZA, Sara Dias de. INFLUÊNCIAS DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA E NO NÍVEL DE CONSUMISMO ENTRE JOVENS.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/437891-INFLUENCIAS-DA-TECNOLOGIA-NA-EDUCACAO-FINANCEIRA-E-NO-NIVEL-DE-CONSUMISMO-ENTRE-JOVENS. Acesso em: 04/05/2025

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