MELODRAMA, SERIALIDADE E EVENTO HISTÓRICO EM MAD MEN

Publicado em 23/12/2021

Título do Trabalho
MELODRAMA, SERIALIDADE E EVENTO HISTÓRICO EM MAD MEN
Autores
  • Giancarlo Casellato Gozzi
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 32 - Estudos interdisciplinares de televisão
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/437663-melodrama-serialidade-e-evento-historico-em-mad-men
ISSN
Palavras-Chave
melodrama, serialidade, mad men
Resumo
Introdução Desde os anos 2000, diversas séries televisivas contemporâneas passaram a ser caracterizadas como “Televisão de Qualidade” (ou "Terceira Era de Ouro da Televisão"), marcando o surgimento de uma literatura especializada internacional atenta à intensificação da produção de séries, com padrões de produção e linguagem semelhantes aos do cinema. Diversas formulações sobre o que distinguiria essa forma seriada do restante da história da televisão foram feitas nos últimos anos, sendo a mais difundida delas que séries contemporâneas se distinguem por uma "narrativa complexa" (MITTELL, 2012) que articula de formas inovadoras arcos seriados e episódicos ao longo das temporadas. Esta se tornou a abordagem mais comum nos estudos televisivos, inclusive no Brasil, passando a ser quase norma quando discutimos séries atuais. Contudo, neste trabalho gostaria de propor um outro caminho para essa discussão, utilizando do conceito de "melodrama televisivo seriado" formulado por Linda Williams (2018). Williams não discorda das ideias centrais de Mittell, mas a forma como ela as aborda, destacando os elementos melodramáticos dessa amálgama recente de arcos seriados e episódicos, promove uma virada conceitual que aprofunda as possibilidades analíticas de uma série televisiva. Para tal, analisarei a série televisiva Mad Men (Matthew Weiner, AMC, 2007-15), em especial como que ela, em suas primeiras três temporadas, se utiliza da articulação de elementos melodramáticos em uma narrativa seriada para apresentar personagens reagindo a eventos históricos de grande proporção. 1. Fundamentação teórica Para Linda Williams, a noção de “tempo estendido” é central para se compreender as discussões recentes sobre a produção seriada televisiva americana, entendida por ela como uma “adaptação do familiar drama episódico semanal em uma forma mais ‘cumulativa’ e serial de narração” (2012, p. 531). Esta questão de narração “cumulativa” advinda justamente das soap operas é discutida por Jeffrey Sconce (2004), que aponta uma solução a um problema narratológico de produção seriada – sua dificuldade em balancear repetição de premissa com diferenciação de enredo. Para ele, em um contexto de expansão da televisão a cabo e consequente maior competição entre novos canais a partir dos anos 1980, os produtores de televisão perceberam as oportunidades que havia em audiências menores porém mais fieis a`s séries, que investissem mais intensamente na narrativa, compensando suas limitações com o aprofundamento das relações entre os personagens e expansão diegética. Williams e Sconce concordam que esta narrativa cumulativa é em si melodramática (SCONCE, 2004, p. 98; WILLIAMS, 2012, p. 532), porém o interesse de Williams reside mais em compreender como que esta “nova horizontalidade do formato serial” complexifica o melodrama televisivo e vice-versa (idem, idem). Ao invés de focar na amálgama entre tramas episódicas (que começam e terminam no mesmo episódio) e seriais (que se desenvolvem ao longo dos episódios de uma temporada, ou mesmo de toda a série), Williams se debruça sobre as possibilidades de expansão dramática promovidas pela entrada cada vez maior de tramas seriais. Se antes eram as soap operas americanas que promoviam histórias sem fim que se alongam ao longo dos meses e anos, os seriados episódicos passam a partir dos anos 1980 a investirem cada vez mais em desenvolvimento temporal das tramas e aprofundamento dos personagens, ou seja, assumem a construção de uma soap opera - com a diferença que suas histórias eventualmente terminam. Em muitos sentidos, a partir dos anos 1980 a televisão americana passa a fazer cada vez mais aquilo que a televisão brasileira já fazia a anos: telenovelas que, a partir de um núcleo central, desenvolvem as histórias de diversos personagens que se entrelaçam ao longo dos episódios, e que após um certo período de tempo são concluídas. A serialidade televisiva permite portanto uma manipulação do tempo diegético que serve aos propósitos do melodrama de geração de suspense e clarificação simbólica. Nesse sentido, os conflitos, lutas e negociações que estruturam melodramaticamente uma série não encontram um fim próximo, mas se alongam no tempo, com algumas conclusões parciais ao longo das temporadas, e com uma resolução definitiva encontrada, no máximo, em sua temporada final. 2. Resultados alcançados Entendido portanto que a produção seriada contemporânea seria definida pela sua articulação entre elementos melodramáticos e serialidade, cujo tempo estendido permite a trama se alongar e organizar de diferentes formas o "adiamento do prazer da resolução narrativa” (WILLIAMS, 2018, p. 170), fica ainda a pergunta de como isso ocorre na prática dentro das estruturas seriadas. Para isso, passo para a análise do objeto desse trabalho, a série televisiva Mad Men. A série foi ao ar entre 2007 e 2015 pelo canal a cabo estadunidense AMC, criada e produzida por Matthew Weiner, considerada marco teledramatúrgico e exemplo constante de uma suposta Era de Ouro da Televisão estadunidense. Ao longo de 7 temporadas, a série vai navegar pelos anos 1960 na cidade de Nova York, acompanhando como os funcionários de uma agência de publicidade reagem e se adaptam às mudanças sociais, culturais e históricas da década, em especial seu misterioso e ambíguo diretor de Criação, Donald Draper. Tendo em vista a definição temporal da diegese, restringindo a ação dramática entre 1960 e 1970, Mad Men é repleta de referências culturais da época e de referências a eventos históricos importantes da década. Dessa forma, a série constantemente apresenta seus personagens reagindo a esses eventos, de formas que se articulam com suas vidas fictícias. Eventos de grande envergadura, como o assassinato de John e Robert Kennedy, o assassinato de Martin Luther King e o Maio de 68, afetam esses personagens, mas de formas que se relacionam com todo um acúmulo emocional que perpassa os episódios e mesmo as temporadas. A presença desses eventos, ao invés de existirem por si só de uma forma didática, estão lá para impulsionarem os personagens a agirem frente a impasses diegéticos em que se encontram. Nas três primeiras temporadas da série, três grandes eventos históricos (a eleição de John F. Kennedy, seu assassinato e a crise dos mísseis de Cuba) ocorrem ao final das temporadas, coincidindo com clímaces da trama. Ao fim da primeira temporada, a disputa entre Kennedy e Richard Nixon pela Presidência espelha a disputa entre o protagonista Draper e seu colega de trabalho Peter Campbell, gestada ao longo dos episódios; no final da segunda, é o impasse entre Draper e sua esposa Betty, que o expulsa de casa no meio da temporada após descobrir uma traição, que espelha o impasse da crise dos mísseis; ao fim da terceira temporada, é o assassinato de Kennedy que impulsiona Betty a enfim se separar do marido (ou seja, criando uma inflexão em uma tensão que já durava 39 episódios, mas que claro não se conclui ali). Nestes três eventos históricos nas primeiras temporadas da série, o entrelaçamento de trama e História marca reviravoltas na vida dos personagens, mas reviravoltas que dependeram de um acúmulo de situações e sentimentos prévios, destacando as possibilidades que a expansão temporal da serialidade televisiva apresenta para o modo melodramático. Conclusões Melodrama é um modo de expressão que perpassa séculos e mídias das mais variadas (teatro, literatura, cinema e televisão), estruturando dramas privados em torno do emocionalismo e da legibilidade moral. Restringi-lo a um gênero ou a um corpus midiático específico acaba por prejudicar análises mais aprofundadas de obras contemporâneas, em especial ao se pensar sobre a produção seriada televisiva contemporânea. Reconhecer e destacar o papel de elementos melodramáticos nessa produção ajuda a compreender melhor sua originalidade, seu sucesso e sua capacidade de fidelizar e afetar seus espectadores. No caso de Mad Men, o uso do acúmulo temporal de emoções e sentimentos ajuda a dar forma a clímaces catárticos nas tramas de seus personagens, permitindo também que seus espectadores compreendam, emocionalmente, como pessoas comuns reagiriam a eventos de grande magnitude que profundamente alteram suas vidas e a forma como se veem. Referências bibliográficas MITTELL, Jason. "Complexidade narrativa na televisão americana contemporânea". In: MATRIZes. V. 5, n. 2, 2012, p. 29-52. SCONCE, Jeffrey. "What If? Charting Television's New Textual Boundaries". In: SPIGEL, Lynn; OLSSON, Jan. (ed.) Television After TV: Essays on a Medium in Transition. Durham: Duke University Press, 2004, p. 93-112. WILLIAMS, Linda. “Mega-Melodrama! Vertical and Horizontal Suspensions of the ‘Classical’”. In: Modern Drama. Toronto: University of Toronto Press, v. 55, n. 4, 2012, p. 523-543. . "World and Time: Serial Television Melodrama in America". In: WILLIAMS, Linda; GLEDHILL, Christine (ed). Melodrama Unbound: Across History, Media, and National Cultures. Nova York: Columbia University Press, 2018, p. 169-183.
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOZZI, Giancarlo Casellato. MELODRAMA, SERIALIDADE E EVENTO HISTÓRICO EM MAD MEN.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/437663-MELODRAMA-SERIALIDADE-E-EVENTO-HISTORICO-EM-MAD-MEN. Acesso em: 21/07/2025

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