BIBLIOTECA PÚBLICA, MEMÓRIA E REPRESENTAÇÃO SOCIAL

Publicado em 23/12/2021

Título do Trabalho
BIBLIOTECA PÚBLICA, MEMÓRIA E REPRESENTAÇÃO SOCIAL
Autores
  • Ruylon Calheiro Peixoto
  • Maria Lúcia Gonçalves
  • Daniele Achilles Dutra da Rosa
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 08 - Memória, Narrativas e Discursos
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/437458-biblioteca-publica-memoria-e-representacao-social
ISSN
Palavras-Chave
Palavras-chave: Biblioteca Pública, Memória, Representação Social.
Resumo
BIBLIOTECA PÚBLICA, MEMÓRIA E REPRESENTAÇÃO SOCIAL Ruylon Calheiro Peixoto Mestrando em Biblioteconomia - PPGB - UNIRIO ruylon@hotmail.com Maria Lúcia Gonçalves Mestranda em Biblioteconomia - PPGB - UNIRIO marialudcg@gmail.com Daniele Achilles Dutra da Rosa Professora Permanente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro daniele.achilles@unirio.br Introdução Discute a Biblioteca Pública como um espaço de memória e representação social. A pesquisa parte da premissa de que as bibliotecas públicas pouco são frequentadas pela comunidade/cidadão comum, uma vez que o mesmo não possui uma relação de pertencimento com ela. Isso implica dizer que este lugar não representa a história deste cidadão/comunidade, deixando de fazer sentido para a população que se pretende atender. A pesquisa que utiliza-se do método social-construtivista, fundamentada nas teorias da Representação Social e de Memória Social, pois entende-se que os indivíduos ao tomarem contato com as condições objetivas, agregadas à evocação de uma memória (individual ou coletiva), constroem a sua realidade subjetiva. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva e utiliza-se das abordagens quantitativa e qualitativa, pois além de verificar o quantitativo da produção sobre a temática , traz um panorama do estado da arte sobre Biblioteca Pública, Memória e Representação Social. A metodologia adotada no artigo será a Revisão de Bibliográfica ou Pesquisa Bibliográfica. O levantamento foi realizado na Base de Dados de Teses e Dissertações (BDTD) e na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), utilizando-se das seguintes palavras-chave: Biblioteca Pública, Memória e Representação Social. O artigo será estruturado da seguinte maneira: a primeira seção irá tratar sobre Biblioteca Pública, apresentando de forma sucinta a história, os principais conceito de biblioteca pública e sua função social; a segunda seção apresentaremos conceito de memória e representação social; e o terceiro tópico abordará a relação da biblioteca pública com questões relacionadas a memória coletiva e individual e sua representação social para a sociedade a partir dos discursos presente nos textos já publicados. 1. Fundamentação teórica Dada a importância da informação para a sociedade, passou a se pensar em meios e locais para salvaguardar toda a informação produzidas e registradas a fim de que não se perdessem no tempo e espaço, aliados à necessidade de organização, visando facilitar o processo de busca e recuperação da informação por todos aqueles que delas necessitam, deu-se início ao surgimento do que hoje conhecemos como biblioteca. Achilles (2018, p. 24), destaca que “[...]a definição da palavra biblioteca nos remete a ideia de lugares destinados ao armazenamento de materiais de informação, cujo propósito é servir às necessidades dos usuários”. Essas instituições também possuem funções importantes que vão além da organização e guarda, pois são instituições culturais e devem contribuir no desenvolvimento social. No período renascentista que a biblioteca passou a delinear uma face pública, todavia, não com o conceito de pública que hoje se apresenta (acesso universal a todos os sujeitos). O termo era associado à publicidade e o seu principal intuito era dar visibilidade à igreja, à nobreza e às poderosas famílias. Nessa época, a leitura deixou de ser um ato isolado, passando ao público de fato. Foi através dessa prática que a biblioteca remonta o caráter público. Assim, percebemos outra dimensão do trabalho desta instituição: o de centro ou lugar de memória, cumprindo a função de preservar, organizar e disseminar os componentes das culturas e os saberes desenvolvidos pelo intelecto humano. (BATTLES, 2003 apud ACHILLES, 2018) O registro da própria história é um meio de se conhecer e reconhecer, além de construir meios para compreender a própria identidade no campo social onde se atua. De acordo com Le Goff a escrita documental da memória tem dupla função: [No] documento a escrita tem duas funções principais: "Uma é o armazenamento de informações, que permite comunicar através do tempo e do espaço, e fornece ao homem um processo de marcação, memorização e registro"; a outra, "ao assegurar a passagem da esfera auditiva à visual", permite "reexaminar, reordenar, retificar frases e até palavras isoladas". (LE GOFF, 2003, p. 433) A narrativa da memória / história de um meio social/populacional conta, ainda, os motivos pelos quais a realidade se expressa de determinado modo no tempo e no espaço. Neste sentido, Michael Pollak (1992) aponta que a memória é um elemento constituinte do sentimento de identidade, tanto individual como coletiva, na medida em que ela é também um fator extremamente importante do sentimento de continuidade e de coerência de uma pessoa ou de um grupo em sua reconstrução de si. Assim, a Biblioteca Pública apropriando-se da história local, passa a exercer uma representação social desta e para esta comunidade. Para Moscovici (2012), a teoria das representações sociais é uma ferramenta cujo objetivo é compreender o processo de construção do conhecimento no decorrer das relações sociais”. Segundo Ferraz (2018), a relação social é a peça chave para seu estabelecimento e para a sua compreensão e possui um aspecto central, que são os processos de pensamento baseados na memória e em conclusões passadas pelos quais se geram as representações: ancoragem e objetivação. Moscovici (2012), reconhece que, para além das representações coletivas, deve-se levar em conta o indivíduo, pois este é um elemento próprio e pensante, trazendo à tona a denominação Representação Social. 2. Resultados alcançados De acordo com as Bases de Dados apontadas no percurso metodológico para alcançar os resultados, pôde-se inferir que a existência de literaturas que versam sobre o papel da Biblioteca Pública como lugar de memória e representação social é mínima ou inexistente. A primeira busca realizada na BDTD e BRAPCI, foi a busca mais específica, com o intuito de recuperar todos os documentos que houvesse a ocorrência dos três termos combinados (Biblioteca Pública AND Memória AND Representação Social), mas não foram encontrados nenhum documento. Então fez-se uma busca um pouco mais abrangente, combinando o assunto principal apenas um dos assuntos secundários (Biblioteca Pública AND Memória e Biblioteca Pública AND Representação Social). Na pesquisa feita nas duas bases, somente 10 documentos foram relevantes para a temática trabalhada. Dado isto, pôde-se perceber os seguintes discursos: a)o biblioteca pública é o elo que liga um homem ou um grupo social ao seu passado e contribui para a constituição da memória e identidade de um povo; b) a memória social erigida em torno e a partir das bibliotecas públicas; c) a partir do seu acervo, possibilita mudanças para uma nova ordem social, mais justa e inclusiva para todos os membros; d) atua como dispositivo de mediação cultural e favorecendo o processo de construção identitária de um povo e suas memórias; e) nem a memória, nem as representações sociais são construções rígidas e engessadas no tempo e que estudos dessas natureza ajudam a pensar as sobre o papel da biblioteca pública frente às questões sociais que envolvem memória e representação; e, f) A dificuldade de analisar a Biblioteca Pública a partir da Teoria da Representação Social, pois a maior parte dos estudos relacionados a teoria referem-se a temas que fazem parte da vida cotidiana e que não se materializam, a saber: Representação do amor, da AIDS, da velhice, do machismo e etc. Conclusões Frente ao levantamento sobre o tema em questão, percebe-se que Biblioteca Pública e Memória apresentam mais estudos do que Biblioteca Pública e Representação Social e que quando combinados todos os termos não foi possível encontrar nenhum estudo nas Bases de Dados da BDTD e BRAPCI. Esta constatação revela a baixíssima e quase inexistente investigação e produção científica na área, deixando à vista um campo com muitas possibilidades de articulação e grande lastro para estudo, análise e debates. Portanto, faz-se necessário expandir e aprofundar o campo de pesquisa na temática proposta, a fim de contribuir com a preservação e valorização das bibliotecas públicas e elaboração de estratégias para sua aproximação da comunidade e produção de sentido para a mesma. Ao configurar a biblioteca como espaço ou território inserido em um contexto social, econômico, cultural, político e, sobretudo informacional, esse trabalho apresenta a biblioteca pública como um território antropológico, uma vez que este lugar tem a vocação de agregar, descrever experiências e dar voz aos diferentes sujeitos. Referências bibliográficas ACHILLES, Daniele. Bibliotecas públicas brasileiras: sob a perspectiva da memória e experiência. 2018. 278 f. Tese (Doutorado em Memória Social) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. FERRAZ, Marina Nogueira. Representações sociais de biblioteca pública: a voz dos usuários do interior e da capital de Minas Gerais. 2018. 172 f. Tese (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal do Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. LE GOFF, Jacques. História e memória. 5. ed. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2003. MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 9.ed. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2012. POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro., v. 5, n. 10, 1992, p. 200-212.
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEIXOTO, Ruylon Calheiro; GONÇALVES, Maria Lúcia; ROSA, Daniele Achilles Dutra da. BIBLIOTECA PÚBLICA, MEMÓRIA E REPRESENTAÇÃO SOCIAL.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/437458-BIBLIOTECA-PUBLICA-MEMORIA-E-REPRESENTACAO-SOCIAL. Acesso em: 18/07/2025

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