PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR – UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Publicado em 23/12/2021

Título do Trabalho
PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR – UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Autores
  • Odacyr Roberth Moura da Silva
  • Cristiana Barcelos da Silva
  • Fábio Machado de Oliveira
  • Crisóstomo Lima do Nascimento
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 17 - Análises Bibliométricas na Produção Científica Interdisciplinar
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/437405-producao-cientifica-sobre-fracasso-escolar-no-ensino-superior--um-estudo-bibliometrico
ISSN
Palavras-Chave
Fracasso Escolar, Ensino Superior, Bibliometria
Resumo
Introdução Considerando que a reprovação em massa em disciplinas específicas (em especial disciplinas das áreas de exatas) de determinados cursos superiores vem se consolidando como um dos problemas mais complexos da educação superior, o objetivo deste trabalho é realizar um levantamento bibliométrico sobre o fracasso escolar neste nível de ensino. A base de dados elegida para a realização da bibliometria foi a Scopus. A combinação de termos utilizada para o levantamento foi “academic failure” AND “higher education”. As buscas foram feitas em inglês buscando ampliar o número de trabalhos alcançados. 1. Fundamentação teórica O êxito ou o insucesso universitário vem sendo debatido por diversos grupos sociais por perspectivas diversas. Entretanto, independentemente se discutido por professores, discentes, governantes ou instituições de ensino superior, no cerne da discussão se encontra não apenas o fracasso como um obstáculo em si mesmo, mas também como promotor de outros desdobramentos que também requerem atenção, tais como a evasão, o alargamento do tempo utilizado para integralização do curso e a diminuição da autossatisfação do aluno (BRITES-FERREIRA et al, 2011). O termo sucesso escolar possui diversas definições, com ênfases ou perspectivas específicas variadas. Brites-Ferreira et al (2011) apresentam algumas concepções encontradas na literatura e as dividem, basicamente, em quantitativas e qualitativas. As concepções quantitativas relacionam o sucesso/fracasso escolar a parâmetros quantificáveis, dentre eles os resultados acadêmicos, as taxas de retenção, a razão entre o número de disciplinas cursadas e o número de disciplinas previstas, e até a razão entre o que se pretendeu alcançar e o que se atingiu. Já as concepções qualitativas analisam o fenômeno pela perspectiva do desenvolvimento das competências intelectuais, extrapolando os limites acadêmicos, se associando também ao desenvolvimento pessoal e social. Os autores salientam que diversas vezes encontraram na literatura analisada o termo sucesso escolar sendo usado como sinônimo de “sucesso acadêmico”, “rendimento acadêmico” e “sucesso educativo”. Para além de prejuízos de ordem profissional e financeira, a reprovação pode causar diminuição na autoestima do estudante, levando seu desempenho escolar posterior a piorar. Estudos de longa data já vêm assinalando as consequências negativas da reprovação no âmbito emocional de estudantes reprovados. Um levantamento realizado por Barros e Mendonça (1998) em escolas brasileiras sugere que a reprovação induz à desmotivação e a estigmatização do aluno, o que, por sua vez, contribui para aumentar as chances de uma próxima (re)reprovação. Este fenômeno não é observável somente na educação brasileira. Brophy (2006) apresenta uma análise onde são listadas várias implicações provocadas pela reprovação na trajetória acadêmica do estudante, dentre elas a queda na autoestima e a diminuição do senso de pertencimento grupal, colaborando para o impulsionamento do abandono escolar. O relatório cita também aumento no tamanho das turmas e problemas de gerenciamento das salas que recebem estes alunos reprovados Desta forma, ao mapear como, onde e por quais grupos o fracasso escolar no ensino superior vem sendo pesquisado no mundo, a presente pesquisa poderá contribuir para o embasamento de discussões e direcionamento de ações voltadas à redução deste fenômeno. 2. Resultados alcançados Inicialmente, foi utilizado na base de dados Scopus os termos de busca “school failure” AND “university education”, que deu um retorno de apenas 4 trabalhos em 21 de outubro de 2021 e que não apresentavam muita aderência com o que se pretendia pesquisar. Dessa forma, foram buscados sinônimos dos termos utilizados e os termos “academic failure” AND “higher education” mostraram resultados mais interessantes Foram encontrados 103 documentos publicados entre 1980 e 2021. Fizeram parte desta análise todos os trabalhos apresentados, não sendo inseridos filtros de ano, área, língua, tipo de trabalho ou localidade de publicação. Após a exportação dos gráficos da Scopus e dos dados dos documentos, utilizou-se o software VOSviewer para operacionalizar a construção de mapas (ou clusters) que permitiram a visualização e análise das redes bibliométricas. As primeiras quatro figuras apresentadas abaixo referem-se às análises realizadas pelo próprio Scopus. Figura 1 – Documentos por tipo Fonte: Scopus A figura 1 refere-se aos tipos de documento encontrados na busca. A maioria das publicações nesta área são em formato de artigo (73,8%), seguido por publicações em conferências (15,5%), artigos de revisão (7,8%) e capítulo de livros (2,9%). Figura 2 – Documentos por área temática Fonte: Scopus Metade dos documentos foram produzidos pelas áreas de ciências sociais (39,8%) e psicologia (10,8%). A outra metade apresenta percentuais em outras áreas menores que 10%, dentre elas medicina, ciência da computação, enfermagem, matemática e engenharia. Figura 3 – Documentos por autor Fonte: Scopus Os autores mais citados foram Ajjawi, Boud e Dracup, todos eles com 3 trabalhos. Todos os outros autores apareceram com apenas 1 ou 2 trabalhos. Figura 4 – Documentos por afiliação Fonte: Scopus A universidade que mais publicou sobre o tema foi a Universidad de Granada, com um total de 6 trabalhos. Swinburne University of Technology publicou 5 trabalhos e as Universidade do Porto e Deakin University publicaram 3 trabalhos cada uma delas. Figura 5 – Rede bibliométrica de autores Fonte: VOSviewer (2019) A figura 5 apresenta as redes bibliométricas estabelecidas pelo mapeamento dos principais autores dos trabalhos. Os clusters representam um grupo de autores, e a visualização do tipo Overlay apresenta os trabalhos separados por ano. O software define as cores dos clusters com a seguinte lógica: quanto mais próximo da cor amarela, mas recente a publicação. Também define o tamanho do nome do autor com base na quantidade de publicação e citação dos seus trabalhos. Nesse sentido, constata-se que, embora Ajjawi tenha publicado mais trabalhos e obtido mais citações, Gonzáles, Cuevas e Lizarte formam uma rede de autores mais forte. Figura 6 – Redes bibliométricas de co-ocorrência Fonte: VOSviewer (2019) A figura 6 traz as redes que se estabelecem por co-ocorrência de palavras-chaves, e observamos que boa parte das palavras definidas em cada cluster possuem relação com a temática do estudo aqui realizado. Quanto mais o termo aparece nas publicações, mais o tamanho do círculo, e quanto maior a palavra, maior a sua co-ocorrência com outras palavras. Identifica-se que os dois maiores clusters são aqueles relacionados as nosso estudo: fracasso acadêmico e ensino superior. A imagem indica uma grande interconectividade dos clusters centrais com as outras palavras-chave. Cabe destacar a incidência relativamente alta de termos psicológicos atrelados majoritariamente ao fracasso acadêmico como auto-eficácia, emoção, depressão, conscienciosidade, transtorno de personalidade, entre outros. Clusters periféricos estão presentes indicando que existem estudos que possuem os termos da busca, mas que não necessariamente se relacionam com eles, não apresentando, portanto, conexão aos clusters centrais. Conclusões Este artigo teve por objetivo realizar um levantamento bibliométrico sobre o fracasso escolar na educação superior. Os dados apontam para uma carência de pesquisas brasileiras na área. Apesar disso, o estudo do fenômeno tem aumentado nos últimos anos, alargando possibilidades de compreensão e promoção de práticas interventivas. Referências bibliográficas BARROS, Ricardo Paes.; MENDONÇA, Rosane. Consequências da repetência sobre o desempenho educacional. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto. Projeto de Educação Básica para o Nordeste, 1998. BRITES-FERREIRA, José; SECO, Graça-Maria; CANASTRA; Fernando, SIMÕES-DIAS, Isabel; ABREU, Maria-Odília. (In)sucesso acadêmico no Ensino Superior: conceitos, fatores e estratégias de intervenção. Rev. iberoam. educ. super, México, v. 2, n. 4, p. 28-40, 2011. BROPHY, Jere. Grade Repetition. Paris/Brussels: The International Institute for Educational Planning (IIEP) and The International Academy of Education (IAE), 2006. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001520/152038e.pdf>. Acesso em 20 jul. 2021.
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Odacyr Roberth Moura da et al.. PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR – UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/437405-PRODUCAO-CIENTIFICA-SOBRE-FRACASSO-ESCOLAR-NO-ENSINO-SUPERIOR--UM-ESTUDO-BIBLIOMETRICO. Acesso em: 10/05/2025

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