DIREITOS HUMANOS E INCLUSÃO: O CAPACITISMO COMO OBSTÁCULO À PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO

Publicado em 23/12/2021

DOI
10.29327/154029.10-129  
Título do Trabalho
DIREITOS HUMANOS E INCLUSÃO: O CAPACITISMO COMO OBSTÁCULO À PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO
Autores
  • luis felipe camara borges
  • Maria José Gomes da Silva Castro
  • Bianca Gomes da Silva Muylaert Monteiro de Castro
  • Shirlena Campos de Souza Amaral
Modalidade
Resumo Expandido e Trabalho Completo
Área temática
GT 05 - Permanência na Educação
Data de Publicação
23/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xc22021/437334-direitos-humanos-e-inclusao--o-capacitismo-como-obstaculo-a-permanencia-de-pessoas-com-deficiencia-na-educacao
ISSN
Palavras-Chave
educação inclusiva, permanência na educação, direitos humanos
Resumo
Introdução A educação no Brasil é um reflexo do campo social em que a desigualdade se apresenta com fortes marcadores. O sistema educacional, apesar de continuamente se reconfigurar para tentar acompanhar as mudanças e demandas da sociedade, ainda é excludente e faz com que muitos estudantes não consigam ter êxito e se qualificar para o mercado de trabalho. Isso acontece porque as desigualdades sociais se transfiguram em desigualdades de renda, fazendo com que parte da população não tenha acesso à bens, serviços e oportunidades. Nesse contexto, fala-se nas chamadas minorias que, em decorrência de desigualdades historicamente acumuladas, encontram obstáculos no acesso e na permanência em instituições de ensino de todos os níveis educacionais, bem como oportuniza refletir sobre as perspectivas e desafios para a concretização da igualdade substantiva na ordem contemporânea. Ao pensar, especificamente, nas pessoas com deficiência, percebe-se que dentre os fatores que interferem na permanência desse público na educação está o que, atualmente, se chama de capacitismo. Dessa forma, por meio de revisão bibliográfica, o presente trabalho pretende discutir o capacitismo como obstáculo à educação de pessoas com deficiência na educação, tendo em vista que o mesmo subestima a capacidade desses estudantes e desconsidera suas potencialidades e possibilidades. 1. Fundamentação teórica Inicialmente, cabe explicitar quem são as pessoas com deficiência, conceituação expressa na Lei 13.146/2015, que esclarece: Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas. Nota-se que o referido conceito legal estabelece que os impedimentos encontrados pelas pessoas com deficiência são aqueles decorrentes da inaptidão social para incluí-las nos diversos espaços, o que acaba inviabilizando sua plena participação na sociedade. De acordo com Castro (2018, p.17): A deficiência, por muito tempo, foi vista como empecilho educacional e a presença de pessoas com deficiência nas instituições de Ensino Superior possibilita a superação desse estigma, inovando as possibilidades para este grupo, o que representa uma mudança recente e necessária, já que a história da universidade é marcada por um grande processo de exclusão. Em verdade, não só a história da universidade é marcada por processos de exclusão, mas a própria história da sociedade brasileira o é, gerando reflexos em todos os níveis da educação, desde os anos iniciais. A história das pessoas com deficiência evidencia a segregação e estigmatização vivenciadas por esse público, motivadas principalmente pelo desconhecimento sobre a deficiência que, ao longo do tempo, teve diversos significados, tais como castigo divino, demonização, crime e tantos outros (CASTRO, 2018). Nessa perspectiva, pode-se entender que: [...] o desconhecimento sobre a deficiência alimenta a crença de que as pessoas com deficiência não conseguem levar uma vida ‘normal’. Por consequência, a elas lhe é imposta uma segregação desde o nascimento, seja por receio da família de que a criança com deficiência será rejeitada, seja pela falta de acessibilidade (MACIEL, 2007, p 165). A segregação da pessoa com deficiência acontece em diversas esferas e por variados motivos, seja por proteção, vergonha, preconceito ou falta de capacitação para o atendimento específico de que precisam para se desenvolver plenamente. Assim, cabe ressaltar que, se houver atendimento especializado, a pessoa com deficiência pode desenvolver-se como qualquer outra, o que afasta a ideia de incapacidade. Para Maciel (2007, p.162), “tanto a incapacidade como a deficiência são definidas em contraposição a capacidade e a eficiência”. Justamente, por este motivo, desconstruir a ideia de incapacidade da pessoa com deficiência pode auxiliar na permanência destas no campo educacional, tendo em vista que o capacitismo consiste em um dos obstáculos para o êxito educacional desse público. Para Marchesan e Carpenedo (2021, p.50): o capacitismo é uma forma de preconceito, de discriminação contra a pessoa com deficiência, faz parte da sociedade e envolve as capacidades que uma pessoa possui ou não. No caso da pessoa com deficiência, o imaginário traz à tona que essas pessoas não são capazes simplesmente por terem uma deficiência. Com sua capacidade subestimada e questionada, as pessoas com deficiência não encontram o suporte necessário para permanecer em instituições de ensino e acabam evadindo. E isso se dá porque: o imaginário social associa deficiência com incapacidade, afastando grandes oportunidades para as pessoas com deficiência, que na verdade são apenas diferentes, em uma sociedade marcada pelas diferenças e diversidade. No entanto, essa é uma diferença marcada negativamente, o que acaba por estigmatizar as pessoas com deficiência (CASTRO, 2018, p.41). Nesse sentido, percebe-se a interferência negativa do capacitismo na vida das pessoas com deficiência, ideia corroborada por Marchesan e Carpenedo (2021, p.51) quando afirmam que: o capacitismo faz alusão a uma opinião desfavorável sobre a pessoa com deficiência, uma opinião prévia, muitas vezes, baseada no imaginário acerca da pessoa com deficiência, no qual esta é vista como alguém sem capacidade de ter autonomia e independência para gerir a própria vida. Considerando que a educação é um dos Direitos Humanos estabelecidos nos documentos internacionais e que as pessoas com deficiência consistem em público vulnerabilizado, destaca-se que: A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência é uma importante ferramenta para modificar o cenário de exclusão das pessoas com deficiência, ao promover na esfera internacional maior consciência sobre as potencialidades e o alcance dos seus direitos humanos e liberdades fundamentais, proteger os beneficiários visibilizando suas vulnerabilidades e exigir dos diversos atores da sociedade atitudes concretas para a sua implementação (LOPES, 2014, p.26). Assim, fica evidente a necessidade de debater e discutir as questões que, ainda hoje, insistem em excluir determinado segmento social, notadamente as pessoas com deficiência, para que seja possível estabelecer instrumentos capazes de promover a efetivação de direitos e participação de todos na chamada sociedade democrática. Conforme Piovesan (2006, p.4), essa discussão não se limita apenas ao contexto interno dos países, transcende fronteiras, ao considerar que: na esfera internacional, se uma primeira vertente de instrumentos internacionais nasce com a vocação de proporcionar uma proteção geral, genérica e abstrata, refletindo o próprio temor da diferença, percebe-se, posteriormente, a necessidade de conferir a determinados grupos uma proteção especial e particularizada, em face de sua própria vulnerabilidade. Isso significa que a diferença não mais seria utilizada para a aniquilação de direitos, mas, ao revés, para a sua promoção (PIOVESAN, 2006, p.4). Dessa forma, compreender o capacitismo como obstáculo à educação de pessoas com deficiência na educação pode contribuir para os debates necessários à desconstrução e desmistificação dessa ideologia, e, assim, favorecer a permanência de pessoas com deficiência no campo educacional. 2. Resultados alcançados A pesquisa fundamentada a partir de uma análise bibliográfica possibilitou discutir o capacitismo como obstáculo à educação de pessoas com deficiência, tendo em vista que o mesmo subestima a capacidade desses estudantes e desconsidera suas potencialidades e possibilidades. Deste modo, buscou-se compreender o conceito do termo capacitismo e suas interferências na vida de pessoas com deficiência. Foi possível depreender que o capacistismo precisa ser desconstruído para que seja afastada a ideia de incapacidade e sejam valorizadas as capacidades e potencialidades das pessoas com deficiência. Conclusões Historicamente, as pessoas com deficiência sofreram com múltiplas restrições e desigualdades, o que acaba interferindo em todos os âmbitos de suas vidas, inclusive no campo educacional. A segregação e a estigmatização enfrentadas por este público têm sido chamadas atualmente de capacitismo que consiste no questionamento de suas capacidades. Sendo assim, o capacistismo apresenta-se como obstáculo à permanência de pessoas com deficiência em instituições de ensino, tendo em vista que o mesmo subestima a capacidade desses estudantes e desconsidera suas potencialidades e possibilidades. Considerando que a educação é um Direito de todos, acredita-se que o presente debate pode contribuir para a desmistificação de incapacidade de estudantes com deficiência e para a adoção de estratégias em prol da permanência e real inclusão de estudantes com deficiência em todos os níveis de ensino. Referências bibliográficas
Título do Evento
10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Título dos Anais do Evento
Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
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Como citar

BORGES, luis felipe camara et al.. DIREITOS HUMANOS E INCLUSÃO: O CAPACITISMO COMO OBSTÁCULO À PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO.. In: Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. Anais...Niterói(RJ) Programa de Pós-Graduação em, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xc22021/437334-DIREITOS-HUMANOS-E-INCLUSAO--O-CAPACITISMO-COMO-OBSTACULO-A-PERMANENCIA-DE-PESSOAS-COM-DEFICIENCIA-NA-EDUCACAO. Acesso em: 29/05/2025

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